domingo, fevereiro 25, 2024
Anúncio
Iníciosem-categoriaAromaterapia para ansiedade: conheça a solução e seus benefícios

Aromaterapia para ansiedade: conheça a solução e seus benefícios

A aromaterapia para ansiedade é uma boa forma de lidar com essa condição. Isto é, com o uso de Óleos Essenciais, a prática traz diversos benefícios e é uma forma eficaz de reduzir não apenas a ansiedade, como também o estresse.

Assim, ela pode ser útil em sua rotina como forma de auxílio e prevenção. Ou seja, recomenda-se a prática mesmo para quem não sofre desse tipo de condição.

Em casos mais graves, onde há o diagnóstico de ansiedade, depressão ou estresse crônico, a aromaterapia é uma forma de reduzir os efeitos dessas condições.

Mas como usar a aromaterapia para ansiedade? E quais os benefícios que ela traz para a saúde mental? Existem óleos essenciais mais recomendados? A resposta para essas e outras perguntas você confere a seguir!

O que é Aromaterapia?

Antes de saber quais os benefícios da aromaterapia para ansiedade e quais óleos essenciais utilizar, é necessário entender o que ela é.

Em resumo, a aromaterapia nada mais é do que uma técnica que utiliza óleos essenciais, extraídos de plantas e outros vegetais, para proporcionar equilíbrio. Além disso, a prática busca harmonizar e trazer mais saúde para a mente e o corpo.

Meio natural e eficaz de reduzir a ansiedade e o estresse, utiliza-se no dia a dia para proporcionar uma sensação de alívio e calma.

Assim, por meio da inalação, a aromaterapia para ansiedade e outros problemas é classificada como um recurso terapêutico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De modo geral, ao inalarmos um óleo essencial, seu aroma é guiado até o cérebro, no sistema límbico. Ele, por sua vez, é responsável por aspectos importantes, como emoções e comportamentos.

Isto é, grande parte dos óleos essenciais são provenientes de flores, que possuem propriedades relaxantes. Dessa maneira, elas auxiliam no controle da ansiedade. Mas esse não é o único benefício da aromaterapia.

Benefícios da Aromaterapia na saúde mental

Além dos benefícios da aromaterapia para ansiedade, a prática é uma excelente forma de lidar também com outros aspectos da saúde mental. Em resumo, ela é um meio de lidar com distúrbios — tais como insônia e estresse. Além disso, ela auxilia a amenizar dores e desconfortos.

Outro grande benefício da aromaterapia na saúde mental é a sua indução na sensação de relaxamento. Da mesma forma, os óleos essenciais utilizados também são estimulantes.

Além disso, adotar a aromaterapia em sua rotina ainda gera um fortalecimento do organismo. 

Isto é, o estímulo causado pelos óleos essenciais é uma boa forma de combater problemas fisiológicos. Ou seja, ela é um meio de estimular as defesas naturais do nosso corpo.

Ainda como benefício, podemos citar o tratamento de doenças respiratórias. A soma de todas as vantagens traz uma considerável melhora no estilo de vida, o que colabora para o sistema respiratório.

Por consequência, a aromaterapia também auxilia na melhora da qualidade e saúde do sono. Em resumo, ela reduz a sensação de cansaço e insônia para proporcionar um sono melhor.

Com a redução da ansiedade e do estresse, a prática também pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo e concentração. Por fim, ainda é possível destacar uma melhora na concentração e foco em atividades cotidianas.

De modo geral, a aromaterapia é uma forma segura e eficaz de promover a saúde mental e física. Os óleos essenciais podem ser usados de muitas maneiras, incluindo a utilização de um difusor, a adição a um banho quente ou a aplicação em panos e travesseiros.

Para quem está lutando contra problemas de saúde mental, tais como estresse crônico e ansiedade, a aromaterapia pode ser uma solução eficaz. Na prática, ela ajuda a lidar com seus sintomas e a prevenir que essa condição piore ou retorne.

Conheça 5 Óleos Essenciais para controlar a Ansiedade

Pessoa utilizando óleos em tratamento. Imagem ilustrativa para texto Aromaterapia para ansiedade.

Mas quais óleos usar? Não basta apenas saber quais são os benefícios da aromaterapia para ansiedade e outros fatores. O ideal é conhecer também quais óleos essenciais utilizar e quais seus efeitos.

Em suma, os óleos essenciais são utilizados para inalação, o que garante que suas propriedades terapêuticas serão absorvidas pelo organismo. Além disso, também podem haver aplicação na pele.

Outros tipos, por sua vez, são ideais para ingestão. No entanto, é importante que essa prática conte com indicação médica e com os produtos corretos. Isso porque óleos não adequados podem causar problemas, como queimaduras no esôfago.

Confira a seguir alguns dos óleos essenciais utilizados na aromaterapia para ansiedade e quais são os seus benefícios!

Capim limão

Em primeiro lugar, no uso da aromaterapia para ansiedade temos o Óleo Essencial Capim Limão. De modo geral, esse óleo é extraído das folhas da planta Cymbopogon citratus.

Ela, por sua vez, possui um aroma fresco e cítrico. Além disso, o óleo é conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes. Assim, o óleo pode ajudar a acalmar a mente e o corpo.

Mais um benefício desse tipo de óleo essencial é que ele ainda pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Desse modo, ele é útil especialmente para quem sofre de ansiedade crônica. 

Por fim, ainda vale destacar que o óleo pode ser usado tanto em um difusor ou adicionado a um banho quente para obter os benefícios.

Lavanda

Outra forma de como acalmar com aromaterapia é com o uso de Óleo Essencial Lavanda. Em resumo, é um dos óleos mais utilizados na aromaterapia.

Extraído das flores da planta Lavandula angustifolia, ele possui um aroma floral doce e suave, sendo indicado para quem está iniciando a aromaterapia.

Dessa forma, com propriedades calmantes e relaxantes, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.

Além disso, a lavanda é indicada para melhorar a qualidade do sono, o que pode ser útil para aqueles que sofrem de ansiedade noturna ou insônia.

Também conhecido como óleo de alfazema, ele ainda traz como benefício a redução nos níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.

Ou seja, ele pode ser aplicado na rotina de aromaterapia para ansiedade ao diminuir a irritabilidade, inquietação e ataques de pânico. O óleo pode ser usado em difusor, adicionado ao banho ou aplicado em pontos de pulso.

Laranja doce

Em seguida, outro dos óleos essenciais que podem ser utilizados é o de Laranja Doce. Extraído da Citrus sinensis e conta com um aroma doce e cítrico.

Assim, o Óleo Essencial de Laranja Doce é conhecido por suas propriedades calmantes e energizantes. Com isso, ele pode reduzir a ansiedade e melhorar o humor.

Outro detalhe é que esse tipo de óleo essencial pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir a inflamação. Esse benefício também está relacionado com a redução de ansiedade e estresse.

Dessa maneira, ele é indicado para quem deseja utilizar a aromaterapia para ansiedade. Assim como os demais, ele também pode ser utilizado em um difusor, adicionado ao banho ou aplicado em pontos de pulso.

Ylang Ylang II

Frasco de óleo em cima de mesa. Imagem ilustrativa para texto Aromaterapia para ansiedade.

Outra opção para a aromaterapia para ansiedade é o Óleo Essencial Ylang Ylang III. Extraído da planta Cananga odorata, ele possui um aroma doce e floral.

Conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, ainda proporciona uma melhor na circulação sanguínea e a reduzir a pressão arterial.

Ou seja, o óleo é útil para quem sofre de ansiedade relacionada à hipertensão. Como os demais, ele também pode ser usado em um difusor ou aplicado na pele.

Gerânio

Por fim, há também o Óleo Essencial Gerânio, tipo de óleo extraído das folhas e flores da planta Pelargonium graveolens. Assim como, ele garante um aroma floral e doce, o que traz uma sensação de relaxamento.

De modo geral, o óleo de gerânio é conhecido por suas propriedades equilibradoras e estabilizadoras. Dessa forma, o seu uso na aromaterapia pode auxiliar a reduzir a ansiedade e promover a sensação de segurança e bem-estar.

Outro benefício do óleo essencial de gerânio também pode ajudar a melhorar a saúde da pele e reduzir a inflamação. Com isso, ele é indicado para pessoas que sofrem de ansiedade relacionada a problemas de pele.

Como usar os Óleos Essenciais da Fênix Incensos

Mas como usar a aromaterapia para ansiedade? De que formas podemos usar os óleos essenciais no tratamento e prevenção de sintomas da ansiedade e outras condições?

Como já destacamos, a aromaterapia é uma excelente forma de proporcionar uma melhora na saúde mental.

Isto é, seus benefícios afetam positivamente quem faz o uso de óleos essenciais em sua rotina. Concentração, foco, melhora no organismo e outras vantagens são experimentadas por quem utiliza óleos para aromaterapia.

No entanto, para garantir todos os efeitos positivos da aromaterapia, o ideal é saber como utilizar Óleos Essenciais da Fênix Incensos na sua rotina. Confira algumas das principais formas a seguir!

Mulher usando um difusor de ambiente.

Difusor para óleos essenciais

Primeiramente, uma das formas mais comuns de utilizar óleos essenciais na aromaterapia para ansiedade é com o uso do difusor.

Em resumo, essa é uma das formas mais práticas e populares. O dispositivo atomiza o óleo em pequenas partículas e, em seguida, o distribui no ar para preencher o ambiente com seu aroma.

Além disso, os difusores vêm em muitas formas e tamanhos, desde pequenos modelos portáteis até grandes unidades para espaços maiores.

Para utilizar um difusor, basta adicionar algumas gotas do óleo essencial escolhido ao reservatório de água do difusor. Em seguida, basta ligar o dispositivo e o aroma começará a se espalhar pelo ambiente.

Assim, os difusores são ótimos para usar tanto em casa quanto no escritório ou em qualquer lugar onde você deseja criar uma atmosfera relaxante e calmante.

Aroma em travesseiro ou panos

Mulher deitada em cama relaxada.

Outra boa forma de utilizar óleos essenciais na aromaterapia para ansiedade é aplicar os aromas em locais específicos.

Com isso, você procura um método simples de usar óleos essenciais para dormir melhor ou relaxar. Assim, adicionar algumas gotas de óleo essencial em um pano ou travesseiro pode ser uma boa opção.

Em resumo, você só precisa adicionar algumas gotas do óleo essencial desejado em um tecido limpo ou travesseiro e colocá-lo próximo ao nariz enquanto dorme.

Além disso, os óleos essenciais mais comuns para uso em travesseiros são a lavanda, de capim limão e o óleo essencial de ylang-ylang. No entanto, tenha certeza de usar óleos essenciais de alta qualidade e evite aplicá-los em grande quantidade diretamente na pele.

Aplicações no banho

Por fim, outra forma de aplicação dos óleos essenciais é a do óleo essencial durante um banho quente. Forma prática e bastante relaxante de utilizar, a aplicação no banho traz diversos benefícios terapêuticos.

Assim, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial a um banho quente para aliviar a tensão muscular, reduzir o estresse e promover um sono melhor.

Procure misturar o óleo essencial na água antes de entrar no banho para garantir que ele se dissolva corretamente. Alguns óleos essenciais populares para uso em banho são a lavanda, o óleo essencial de eucalipto e o óleo essencial de hortelã-pimenta, por exemplo.

Agora você sabe como utilizar a Aromaterapia para tratar ansiedade

É possível notar que óleos essenciais podem ser uma opção eficaz para controlar a ansiedade e melhorar a saúde mental. 

A aromaterapia para ansiedade, seja com óleo de capim-limão, lavanda, laranja doce, ylang-ylang e gerânio, é bastante eficiente no tratamento e prevenção de sintomas dessas condições.

Com todas essas informações, o próximo passo é aplicar esse conceito na sua rotina. Além disso, você também pode aplicar a aromaterapia com o uso de outros aliados, como os incensos. 

E são muitas opções disponíveis na Fênix Incensos para escolher o que mais combina com você.

No entanto, é importante lembrar que os óleos essenciais são um complemento no tratamento da ansiedade. Dessa maneira, use-os em conjunto com outras formas de cuidados.

 Antes de usar qualquer óleo essencial, é importante realizar uma pesquisa adequada e consultar um profissional de saúde. Mas com o uso dos óleos essenciais, há ainda mais benefícios para sua saúde mental.

E caso queira aprender mais sobre o uso e os benefícios de óleos, incensos e tudo relacionado a esse meio, confira mais no Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES