Hoje, nós queremos contar a história da Incenso Fênix de uma maneira diferente…
“Era uma vez um alquimista que tinha um desejo muito grande de mostrar ao mundo todo o poder das ervas. Ele sabia que a vida podia ser muito mais próspera e saudável quando compreendemos que a natureza é nossa aliada.
Ele entendia, por exemplo, que uma plantinha pode ajudar a acalmar nosso coração nos momentos mais agitados. De que uma resina é eficiente para equilibrarmos nossos sentimentos. E que uma especiaria pode fazer nos sentirmos mais empoderadas.
Mas, esse era um desafio e tanto! Trazer de volta para as pessoas uma sabedoria ancestral, numa época em que isso não era valorizado, acabou se tornando uma grande jornada e até uma profecia.
Ele queria resgatar tudo aquilo que as avós já sabiam como um conhecimento profundo e popular, como tirar os quebrantos, por exemplo. E que a natureza é um grande jardim que nos fornece a possibilidade de nos cuidarmos, com amor e respeito. Desde que a respeitemos também.
Conhecimentos que não apenas haviam se perdido no tempo como pareciam utópicos demais. Na selva de pedra, o que interessava eram os negócios e não o que as pessoas sentiam. E, ao tentar mostrar que elas poderiam se cuidar, usando o poder dos aromas por meio de incensos, o alquimista mais parecia um louco.
E, então, durante muito tempo, ele andou sozinho. Caminhou a passos discretos, com uma pequena fábrica de incensos no fundo do quintal, porque não via que existia espaço no mundo para esses conhecimentos. E ainda assim, quando as pessoas começaram a prestar atenção no que ele falava, alguns quiseram “roubar” essa sabedoria. Não é isso o que acontece com os bruxos?
Mas, quando menos se imagina, a história toma rumos inesperados, como um vento que sopra de um lugar diferente. E, então, o alquimista encontrou pessoas que acreditavam não apenas no seu trabalho, mas em tudo aquilo que ele entendia como equilíbrio: o respeito e amor pela natureza.
Primeiro conseguiu a parceria de pessoas que ajudaram a reestruturar todo o potencial da Fênix. E, incansavelmente, esses parceiros começaram a trabalhar para levar às pessoas aquela sabedoria, em forma de incenso, mostrando que ela poderia ajudar milhares de pessoas.
Mas, esse foi apenas um pequeno vôo. Como o destino é caprichoso, eles encontraram outras pessoas que também apostaram no poder terapêutico dos aromas usados em seus produtos.
E com o tempo e muito trabalho, estabeleceram conexões profundas com povos nativos, artesãos, cooperativas e que estavam em sintonia com a mãe Terra e que hoje são os principais fornecedores das matérias primas utilizados em seus produtos.
O mais surpreendente de tudo é que a Fênix conseguiu evoluir sem modificar a forma artesanal de fazer seus incensos.
Atualmente, fabrica 18 aromas diferentes de incensos, claro, mas também oferece uma linha de home sprays, resinas in natura, incensários e diversos produtos de decoração, que são vendidos para todo o Brasil e também para outros países no mundo.
E, então, o alquimista, que se viu sozinho no começo da jornada, hoje é um time que ajuda a manter acesa a sabedoria ancestral de nossos antepassados. Uma profecia que se concretizou.
Nos 30 anos da Incenso Fênix, queremos dizer que a jornada, muitas vezes trabalhosa, é compensadora quando feita com ética e amor”.