sexta-feira, maio 24, 2024
Anúncio
InícioInspiraçãoEspada de Ogum: saiba tudo sobre essa planta que é um amuleto...

Espada de Ogum: saiba tudo sobre essa planta que é um amuleto de proteção

Você já ouviu falar da espada de ogum? Sabe que planta é essa? Conhece os significados dela? A Fênix Incensos fez este texto para falar sobre essa planta que ajuda a afastar as energias negativas. Afinal, é sempre bom conhecer formas de manter o ambiente mais leve, não é mesmo? Por isso, leia este artigo […]

Você já ouviu falar da espada de ogum? Sabe que planta é essa? Conhece os significados dela?

A Fênix Incensos fez este texto para falar sobre essa planta que ajuda a afastar as energias negativas. Afinal, é sempre bom conhecer formas de manter o ambiente mais leve, não é mesmo?

Por isso, leia este artigo e conheça a espada de ogum. Certamente, até o final deste texto, você vai querer ter uma planta dessa em casa.

Boa leitura!

Características da espada de Ogum

A espada de ogum é uma planta também conhecida como espada de são jorge, espada de santa bárbara, língua de sogra, rabo de lagarto e sansevieria. Ela é originária da África e pertence à família das Dracaenas. 

Além disso, é interessante saber que existem 3 tipos de espada de ogum, os quais se diferenciam por algumas características.

  • Sansevieria cylindrica: possui folhas mais arredondadas.
  • Sansevieria Trifasciata Hahnii: tem folhas menores e o formato lembra uma coroa.
  • Sansevieria zeylanica: tem folhas em forma de espada, com as cores verde no interior e amarelo nas bordas.

É muito comum encontrar essa planta nos lares de diversas pessoas, pois é de fácil cuidado, é bonita e, além de tudo, carrega um forte significado.

Por isso, que tal conhecer melhor os benefícios de ter uma espada de ogum em casa? Portanto, leia o tópico a seguir.

planta espada de ogum em um vaso.

Você sabe o significado da espada de Ogum?

Muito se acredita que a espada de ogum pode espantar o mau-olhado e limpar a energia, deixando a casa menos carregada. Para isso, é importante colocá-la perto da porta principal do lar.

Além disso, a planta tem origem religiosa. Ela surge no candomblé e na umbanda, representando a espada de Ogum, que é um orixá guerreiro.

Assim, quem segue as religiões africanas acredita que a planta serve como um amuleto de proteção.

Outro significado que a espada de ogum costuma receber é de que ela simboliza a prosperidade.

Mais um simbolismo religioso dessa planta está no catolicismo, pois representa São Jorge, que acredita-se ter matado um dragão com a ponta de sua espada.

Desse modo, como é possível perceber, independente da religião, a espada de ogum é uma planta que carrega fortes significados para quem a tem em casa.

Por isso, que tal aprender a plantá-la? A seguir, você vai ver um passo a passo para plantar espada de ogum na sua casa.

Como plantar espada de Ogum

Agora que você sabe o quanto pode ser importante ter uma espada de ogum aí na sua casa, chegou a hora de aprender a plantá-la.

Assim, é interessante saber que há duas maneiras diferentes, que podem ser cortar pedacinhos de 10 cm de uma folha ou separar uma parte que esteja com caule subterrâneo.

Quando tiver feito as mudas, você terá que escolher um vaso e colocar composto orgânico, argila expandida, cascas de pinus, bidim e areia peneirada.

Em seguida, siga o passo a passo a seguir.

  • No fundo do vaso, espalhe a argila expandida.
  • Cubra a camada de argila com o bidim.
  • Coloque 1/3 de areia peneirada para que o composto orgânico não encharque a raiz da planta.
  • Insira o composto orgânico.
  • Adicione terra com a muda na parte central do vaso.
  • Finalize, pondo cascas de pinos nas laterais, para bloquear a saída de umidade.

Viu só como a espada de ogum é uma planta fácil de plantar?! No entanto, depois disso, ela vai precisar de alguns cuidados no dia a dia.

Por isso, no tópico seguinte, nós vamos falar sobre alguns cuidados importantes para manter sua planta bonita e saudável.

Cuidados diários

Assim como com qualquer outra planta, é necessário tomar alguns cuidados diariamente com sua espada de ogum.

Portanto, começamos com uma dica infalível sobre a melhor época para iniciar o plantio, que ocorre entre os meses de maio e julho.

No que se refere à adubação, é importante saber que você deve adubá-la uma vez por ano para repor nutrientes. Uma dica é priorizar adubos granulados, principalmente o NPK 10-10-10. 

Já em relação à irrigação e iluminação, saiba que esses são aspectos fundamentais para que as folhas da espada de ogum permaneçam bonitas.

Assim, escolha um lugar com meia-sombra, ou seja, onde tenha luz indireta. Com isso, saiba que inclusive a luz de lâmpadas pode ser suficiente.

Já sobre a irrigação, não ponha muita água, pois a planta necessita de um solo sempre úmido, mas não encharcado.

Além disso, preste atenção ao tamanho da sua espada de ogum, visto que pode ser preciso trocar o vaso se sua planta ficar muito grande.

Falando nisso, opte por um vaso bonito, para realçar a beleza e o charme dela. Sobre dicas de decoração, leia a seguir.

canteiro de planta com a espada de ogum.

Dicas de decoração

Você sabia que é possível aliar proteção e decoração, usando a espada de ogum? Pois é justamente sobre isso que falaremos agora.

Além de deixá-la na entrada da casa, muitas pessoas gostam de colocar a planta no pé da cama, trazendo um charme para o quarto e, ainda, proteção aos ocupantes do cômodo.

Fora do quarto, você pode usá-la em uma jardineira para separar ambientes. Fica muito bonito e conceitual.

Além disso, você pode escolher vasos grandes, para que ela cresça mais e fique imponente, bem como pode usar vasinhos menores e decorar mesas de centro ou de canto.

Porém, se o que você quer mesmo é pedir proteção, separe um cantinho da sua casa, no qual você pode caprichar, colocando mais de um vaso com a planta.

Vale destacar, ainda, que o tom de verde da planta combina com qualquer ambiente. Por isso, casas com cores claras ou escuras podem se beneficiar da beleza da planta.

Dessa forma, com uma planta tão linda e versátil, você pode usar sua imaginação e fazer uma bela decoração com espada de ogum.

Agora que você já conhece a Espada de Ogum, saiba mais sobre outras plantas no Blog da Fênix

Viu só como a espada de ogum é uma ótima opção de planta para ter em casa?

Por isso, considere colocar pelo menos um vaso com ela para pedir proteção e prosperidade para você e sua família. Afinal, nunca é demais pedir por boas energias.

Se você quiser complementar a limpeza energética do seu lar com incensos, consulte o site da Fênix e confira nossos produtos.

Para ler mais sobre outras plantas, acesse outros textos do Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES