domingo, fevereiro 25, 2024
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Chá e Mindfulness: confira dicas para acalmar a mente

A busca por menos estresse e autocuidado tem feito com que as pessoas adotem diferentes maneiras de acalmar a mente. Por isso, o chá e mindfulness, meditação e yoga são práticas cada vez mais procuradas.

Afinal, essas iniciativas são essenciais para tornar a rotina intensa menos desgastante e mais prazerosa. A partir disso, criar um bem-estar momentâneo e também garantir uma boa qualidade de vida a longo prazo. 

Com isso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre chá e mindfulness. Logo, conheça os benefícios do chás, os melhores chás para reduzir o estresse e também os sentidos que eles se relacionam. 

Chá e Mindfulness: Benefícios da meditação com chá para desestressar

A partir da concentração plena, chamada de mindfulness, é possível obter diversos benefícios com a meditação com chá. Entre os principais, temos a melhora na condição emocional, auxiliando diretamente na diminuição do estresse.

Assim como, promover uma maior clareza dos pensamentos e desenvolver uma maior capacidade de concentração. Logo, ter ideias mais lúcidas para resolução de atividades e problemas. 

Outro ponto importante da meditação com chá para desestressar é criar um ritual de autoconhecimento e reenergização. Desse modo, proporciona uma melhor qualidade durante o dia ou após um longo período de trabalho. 

Consciência plena na preparação do chá

Ao falar sobre chá e mindfulness, é muito importante que você esteja completamente focado na produção da sua bebida. Portanto, vai muito além de tomar um chá e esperar fazer efeito, é prestar atenção nos utensílios usados, na água e na textura do líquido. 

A consciência plena durante a preparação ajuda no estímulo aos 5 sentidos, criando uma sensação mais harmônica e relaxante. Desse modo, assim como o yoga e outras práticas, tomar um chá é um processo longo e prazeroso.

Todas as etapas de preparação do chá, ou seja, fervura da água, infusão e primeiro gole têm um propósito e precisam ser realizadas com foco e desejo. A partir disso, você poderá atingir uma maior capacidade de consciência e relaxamento.

Portanto, ao preparar o chá procure se concentrar apenas no presente, esquecendo problemas e afazeres, criando um momento único de introspecção e autoconhecimento. 

Esteja presente e utilize todos os seus sentidos

De modo geral, o processo de chá e mindfulness é muito mais profundo que apenas tomar a bebida já pronta. 

Portanto, é fundamental estimular os 5 sentidos durante o desenvolvimento dos chás para alcançar a prática de concentração plena. Confira cada um deles.

Pessoas utilizando chás e demais acessórios para relaxar. Imagem ilustrativa para texto Chá e Mindfulness.

Olhos

O primeiro sentido aguçado pelo processo de meditação com chá é o olhar. Por isso, é muito importante criar um ambiente harmonioso e tranquilo para proporcionar um momento de relaxamento completo. 

Desse modo, olhe para o chá, para a xícara e para os utensílios utilizados na sua produção, observe a harmonia entre eles e o desenvolvimento de cada movimento. 

Olfato

Outro sentido importante para a preparação plena de chá é tentar sentir os diferentes tipos de cheiros. Logo, caso esteja utilizando um blend, procure sentir cada ingrediente, conferindo a diferença entre os chás herbais e terrosos.

Essa prática vai ajudar a preparar seu consciente para o momento do consumo, estimulando sentidos, pensamentos e ideias para buscar a diminuição do estresse.

Audição

O terceiro sentido é o da audição. Para estimulá-lo procure prestar atenção no processo de fervura da água e principalmente quando estiver sorvendo o chá. A partir da audição é possível estimular atividades sensoriais para aguçar o autoconhecimento.

Com isso, desenvolver uma maior sensibilidade e sentimento de tranquilidade, adquirindo a consciência e atenção plena durante o chá e mindfulness. 

Tato

Sentir a temperatura do chá e da xícara também é uma ótima maneira de se acalmar. Afinal, a partir de temperaturas mais altas, a tendência é que o ato de tomar o chá desacelere, estimulando uma ação mais longa e intensa, aproveitando cada momento.

Paladar

Por fim, o paladar, um dos sentidos mais estimulados durante a meditação com chá. Ao tomar o seu chá procure sentir cada sabor do blend, a textura e o calor, buscando focar exclusivamente em cada gole, extraindo o máximo do seu chá.

Chá e Mindfulness: Principais chás para reduzir o estresse

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios do chá para meditação e também os sentidos estimulados, vamos conhecer alguns dos mais utilizados. É importante saber que cada um deles é usado para um objetivo específico.

Entretanto, todos são capazes de proporcionar uma melhor sensação de bem-estar, relaxamento e concentração. Confira agora como fazer cada um deles e alguns dos seus benefícios.

Camomila

Mulher tomando chá enquanto usa um roupão. Imagem ilustrativa para texto Chá e Mindfulness.

Entre os vários tipos de chás, o de camomila é um dos mais populares. Afinal, ele tem propriedades capazes de proporcionar ação calmante, ajudando a controlar a ansiedade e melhora na qualidade do sono. 

Além disso, também é ótimo para dores no estômago, cólicas menstruais e enxaqueca. Para sua preparação, ferva uma xícara de água com uma colher de sopa de camomila, deixe a panela fechada e esfrie por 10 minutos.

Depois da fervura estimular todas as propriedades da erva, use um coador e despeje na xícara. 

Capim-limão

Mais uma opção para o chá e mindfulness. Além de ajudar a relaxar, o chá de capim-limão também é extremamente benéfico para o processo de perda de peso, alívio de dores e controle da insônia. Assim como, ajuda também no combate da depressão e ansiedade.

Para colocar seus benefícios em prática, comece fervendo uma xícara de água com 4 ramos de capim-limão. Deixe que o processo de infusão aconteça também por 10 minutos e depois coe e tome seu delicioso chá de capim-limão.

Maracujá

De modo geral, o suco de maracujá já é bem conhecido como um calmante natural, entretanto, o chá pode ser ainda mais eficaz. Entre os principais benefícios está o equilíbrio emocional e controle da ansiedade.

O processo de preparação do chá de maracujá é similar aos outros, necessitando de um tempo de espera para que a infusão faça efeito, estimulando todas as propriedades. 

Mulungu

Originado de uma planta da nativa da América do Sul, o chá de mulungu é ótimo para ajudar no sistema cardiovascular, controle de tosse e excelente sedativo. Entretanto, é muito importante que seja feito apenas com as cascas do caule.

Afinal, as sementes de mulungu possuem substâncias tóxicas. Para o seu preparo ferva a água e acrescente um pouco do mulungu e espere a infusão terminar. 

Erva-doce

A erva-doce também está muito presente na rotina dos apaixonados por chá e mindfulness. Afinal, é excelente para o controle da ansiedade, assim como tratamento de dores estomacais e resfriados. 

Outros benefícios do chá de erva-doce são alívio de cólicas, ajuda na prisão de ventre e náuseas. Para o seu preparo, com a água já fervida acrescente uma colher da planta e depois de alguns minutos em infusão, coe e despeje na sua xícara.

Pessoa tomando chá em uma mesa.

Lavanda

Outro chá famoso para controle de ansiedade é o de sabor lavanda. Com características especiais, ele pode ser excelente para ajudar em cólicas menstruais, na saúde da pele e na qualidade do sono. 

Para o seu preparo o ideal é deixar também a infusão durar em torno de 10 minutos após a fervura da água. Após isso, coe o chá e adicione em uma xícara a sua escolha, procurando estimular cada sentido como abordamos anteriormente.

Blend: chá misto aconchego

O chá misto aconchego é uma ótima oportunidade para proporcionar uma meditação mais profunda, utilizando características de diferentes ervas e flores. Os ingredientes desse delicioso e poderoso chá são: erva-doce, melissa, camomila e feno grego.

Com isso, utiliza principalmente ervas adocicadas com o toque especial de limão melissa e do feno grego. Para o seu preparo adicione uma colher de blend para cada 200ml de água. Ferva em temperatura próxima a 100°C e deixe em infusão entre 5 e 7 minutos.

Para obter os resultados você pode escolher tomar o chá misto aconchego quente ou gelado. O importante é que você possa estar concentrado para sentir os diferentes sabores e texturas desse delicioso blend.

Blend: chá misto leveza

Já o chá misto leveza tem como ingredientes os sabores inconfundíveis e tropicais da maçã e do maracujá e também de rosa mosqueta. Com isso, esse blend proporciona uma bebida leve, suave e extremamente refrescante. 

Desse modo, o blend ideal para ser consumido após um dia intenso e estressante. Para o seu preparo o ideal é a cada 200ml de água adicionar 1 colher de do blend. Além disso, para a infusão, também deixe entre 5 e 7 minutos antes de se deliciar.

Melhor horário para tomar um chá relaxante

Imagem de uma cama, com bandeja com chás, em ambiente aconchegante.

Depois de conhecer alguns dos principais chás para meditação, para obter os resultados esperados é importante conhecer o melhor horário para tomá-los, certo? Embora o chá possa ser consumido a qualquer momento, geralmente o mais indicado é de noite.

Afinal, é de noite que as pessoas tendem a se mostrarem mais estressadas e cansadas, após um longo dia de trabalho ou estudos. Com isso, o chá e mindfulness é uma excelente opção para acalmar e relaxar, para uma boa noite de sono. 

Além disso, é durante o sono que grande parte do nosso corpo passa por transformações. Por isso, tomar seu chá de noite e antes de dormir também é extremamente benéfico para controle da insônia e contribuir para o funcionamento completo de vários órgãos.

Enquanto os chás da manhã e da tarde geralmente são consumidos próximos a momentos de alimentação, o chá da noite deve ser tomado ao menos 1 hora após a refeição. Assim como é fundamental evitar chás e blends energizantes como guaraná e canela.

Os melhores Blends Naturais você encontra na Fênix Incensos

Ao longo do texto sobre chá e mindfulness foi possível conhecer um pouco mais sobre a meditação através dos chás e blends. Para conseguir ajudar a desestressar, controlar a ansiedade e proporcionar autoconhecimento, o uso diário é excelente. 

Aliado a ele, práticas como yoga, meditação e terapias também são ótimas para criar uma melhor qualidade de vida, buscando entender suas necessidades e virtudes. Para alcançar os efeitos desejados é fundamental a concentração plena.

Portanto, é muito importante estimular os 5 sentidos, como visão, olfato, audição, tato e paladar, buscando entender cada etapa de preparação do chá. 

Para encontrar os chás mais famosos como camomila e capim-limão conheça a Fênix Incensos

Além dos chás tradicionais, utilizar os blends, ou seja, mistura de ervas e especiarias é muito válido para criar um efeito ainda mais eficaz e amplo. Conheça os blends naturais como chá misto aconchego e chá misto leveza.

Caso tenha interesse em acompanhar outros conteúdos sobre meditação, chás e produtos para relaxamento, acesse o Blog da Fênix.

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