fbpx

Você sabe como acender incenso? Confira dicas e principais dúvidas!

7 minutos de leitura

Você sabe como acender incenso? Confira dicas e principais dúvidas!

Acender incenso pode parecer algo muito simples de se fazer. Mas você sabe mesmo como? Trazemos aqui algumas informações úteis e importantes para estar melhor preparado no momento de usar este produto, seja qual for sua intenção.

Relaxar, perfumar, purificar o ambiente, conectar-se com o seu Eu interior para deixar as energias fluírem de forma mais natural e positiva. Há uma série de razões para usar o incenso no seu dia a dia e, pode acreditar, todas elas farão bem à sua mente, à sua saúde e ao seu astral. Mas você sabe como acender incenso corretamente?

Muita gente não sabe, mas há algumas dicas de uso para se aproveitar melhor as propriedades do produto. É o que vamos contar para você neste artigo. Se quiser tirar suas dúvidas, respire fundo e leia até o final antes de acender mais um incenso em sua casa!

  • Onde posso acender incenso?
  • Acender incenso faz mal?
  • Qual incensário usar?
  • Como garantir que o incenso vai propagar boas energias?
  • Passo a passo para acender incenso de vareta

Onde posso acender incenso? 

O incenso pode ser aceso em qualquer ambiente que você desejar, sem restrições. Inclusive, é uma prática recomendada porque vai ajudar a proporcionar equilíbrio energético no local.

Para limpar um ambiente com incenso, você pode acendê-lo na mão e caminhar pelo local com ele. Visualize a intenção da limpeza agindo através da fumaça que se espalha. Feito isso, basta deixá-lo terminar de queimar no incensário.

Posso acender dentro de casa? 

Sim, o incenso pode ser usado em casa. Se deseja realizar a limpeza das energias do ambiente e proteger contra a negatividade, acenda o incenso mentalizando nesse intuito para que ele transforme toda energia negativa ali presente em luz, paz e tranquilidade para o lugar.

Assim, cada canto onde a fumaça passar receberá a limpeza e a proteção necessárias. É importante, apenas, que o espaço seja bem ventilado e que não haja ninguém alérgico a perfumes no ambiente onde você vai utilizar o produto.

Posso acender incenso no quarto? 

Não há problema algum em acender incenso no quarto. O produto traz mais leveza e bem-estar para o ambiente, ideal para descansar e relaxar depois de um dia estressante. 

Uma rotina agitada pode nos deixar tensos e isso acaba causando reflexos vibracionais no espaço em que estamos. Nosso quarto é o lugar mais especial da casa, onde iremos recarregar as energias durante o sono.

O incenso pode ser aceso à noite? 

Pode sim. Inclusive o incenso pode auxiliar no processo de relaxamento para pegar no sono com mais facilidade.

Para aqueles que têm insônia, acender um incenso no quarto e tentar uma meditação pode ser um método natural e eficiente no combate às noites mal dormidas.

O aroma e a purificação energética do produto vão deixar o corpo mais relaxado e consequentemente o sono vai chegar e será de melhor qualidade.

Mas atenção para que o quarto esteja bem arejado e assim evitar a concentração da fumaça.

Acender incenso faz mal? 

Uma das dúvidas que surge é se o incenso pode fazer mal à saúde. A inalação de qualquer tipo de fumaça de forma excessiva e constante pode inflamar, progressivamente, as vias aéreas e causar doenças a longo prazo.

Entretanto, falamos de uma exposição com grande frequência e em ambientes fechados, o que pode e deve ser evitado no uso de incensos.

De acordo com especialistas da área da saúde, a questão do incenso em excesso não é só a fumaça, como também a composição química usada no produto, já que algumas marcas contêm benzeno e aromas sintéticos.

Portanto, vale conferir a procedência do produto e como é a política ambiental do fabricante antes de comprar, para escolher uma versão mais natural como o incenso artesanal.

Também é interessante que bebês e idosos não sejam expostos diretamente à fumaça, pois eles têm o sistema respiratório mais delicado e estão mais suscetíveis a reações alérgicas.

O fato é que não faz mal acender incenso com moderação e em lugar ventilado, pelo contrário.

Do ponto de vista energético, os incensos de boa qualidade podem trazer muitos benefícios para quem os consome.

Hoje são usados para aromaterapia, onde cada fragrância possui sua indicação. Alguns podem agir como relaxantes que acalmam, outros como estimulantes diminuindo o estado de desânimo e cansaço, há os que auxiliam na concentração e nos estudos e têm os que despertam romantismo e sensualidade.

Conheça algumas propriedades:

Arruda

Indicada para limpeza profunda de ambientes, é usada por esse motivo em rituais de defumação. A arruda tem em sua composição ervas capazes de afastar as energias negativas.

Ao limpar o campo energético, surge uma sensação de calma e bem-estar. Esse incenso é ideal para harmonizar a casa depois de um dia estressante e cansativo.

 Canela

Tem a função de trazer leveza para o ambiente, ajudando nos estímulos mentais com aumento de foco, atenção e memória. As ideias fluem de forma mais fácil e propicia um clima de tranquilidade e alegria.

Mirra

A mirra está ligada à religiosidade, mas também ao misticismo, já que tem sido empregada há milhares de anos em ritos de limpeza de ambiente para conexão com o sagrado.

Entre suas propriedades estão a limpeza espiritual e energética. É possível perceber nas pessoas e ambientes onde foi usada uma sensação prazerosa de paz e contemplação.

Sálvia branca

Utilizada para limpeza e purificação, seu aroma único desperta sentimento de tranquilidade e clareza. Purifica a mente e o espírito promovendo discernimento e sabedoria pessoal.

Alecrim

Associado à transformação, crescimento, inspiração. Com seu aroma de floresta, é uma das ervas mais completas quanto aos benefícios à saúde.

O alecrim pode combater o stress, atuando no sistema nervoso com sua propriedade relaxante e capacidade de fazer fluir as energias. Além disso estimula a concentração e memória, aliviando o cansaço e ansiedade.

Qual incensário usar? 

O suporte para acender incenso pode ser o que mais agradar a você, mas há algumas questões que devem ser observadas na hora de escolher o seu incensário.

Para começar, o recipiente deve ser feito de um material resistente ao calor. Pode ser madeira, metal, cerâmica ou pedra.

Há quem coloque areia, sal ou cinza no fundo do incensário para reduzir os impactos do calor, especialmente no caso de incensos de carvão ou resina, que precisam de fogo constante para combustão.

Diferente do incensário projetado apenas para segurar varetas de incenso, que necessita apenas de um orifício para o encaixe.

Além disso, é preciso acomodar o incenso com segurança, de uma maneira que não caia do suporte e que possa completar a sua queima protegido, sem encostar em nenhum móvel ou parede.

Como garantir que o incenso vai propagar boas energias? 

É bacana entender como acender incenso com o objetivo de melhorar as energias do ambiente e, até mesmo, o seu estado emocional.

Com esse conhecimento, você consegue aproveitar todas as propriedades indicativas da fragrância escolhida.

Usados há milênios na história da humanidade, os incensos representam o elemento ar e a percepção da consciência. 

A dica é acendê-lo em um momento em que possa se concentrar melhor. Recomendamos que você faça uma oração ou uma meditação, sempre pensando na proteção que deseja pedir ou em uma intenção, que pode ser a canalização de harmonia, de boas energias, de gratidão, entre outros sentimentos e desejos.

Claro que se você acender um incenso por acender ele terá uma ação menos significativa. A magia e força do incenso só vão se manifestar se estiver conectado com o desejo que espera ao queimá-lo.

Os incensos são capazes de atrair energias positivas, de nos conectar ao divino, de purificar o ambiente e facilitar a interação entre os pensamentos e os objetivos do mundo físico.

Passo a passo para acender incenso de vareta 

Os objetivos com o uso do incenso devem ser definidos por cada pessoa. Se a sua intenção é aproveitar as propriedades de cada fragrância, conforme a indicação delas, o ideal é que faça isso em um momento de tranquilidade, como dissemos acima.

passo a passo para acender incenso de vareta

Confira abaixo um passo a passo de como fazer:

  • Escolha um lugar apropriado com ventilação para que a fumaça não se acumule. Mas é bom mantê-lo longe de janelas ou portas abertas, por onde passa muita corrente de ar. Verifique também que não tenha nada inflamável perto do incenso, como por exemplo cortinas.
  • É importante também que seja um ambiente de silêncio para que possa relaxar, meditar ou mentalizar, caso seja a intenção.
  •  Coloque-o sobre um suporte, uma mesa ou algo parecido, para favorecer a circulação da fumaça e energia emanada pelo incenso.
  • Pegue a parte do incenso que não está revestida e a insira no suporte do incensário para que ele fique firme e bem posicionado.
  • Use a chama de um isqueiro ou de um fósforo e acenda a outra ponta da vareta. A chama ficará acesa por um tempo suficiente para queimar um pouco do revestimento. Você pode apagá-la circulando a vareta no ar ou assoprando-a levemente.
  • A ponta com a brasa ficará avermelhada, quando a fumaça branca e o aroma começarão a ser liberados. Normalmente, a queima dura de 20 a 30 minutos, dependendo do incenso escolhido. Se quiser apagá-lo antes do fim, mergulhe a pontinha acesa em um recipiente com água.

Pronto! Agora você já sabe como acender incenso e pode começar a escolher as fragrâncias que mais combinam com os seus desejos. Elas têm poderes incríveis para ajudar a equilibrar a sua energia e a dos ambientes, além de oferecerem uma sensação agradável e acolhedora.

Gostou desse texto e ficou com vontade de usar incensos agora? Conheça mais sobre a Fênix Incensos.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

2 comentários

Compartilhe este post com mais pessoas!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on pinterest
Pinterest