fbpx

“Uma gota”: conheça a história da resina Estoraque

O Estoraque é uma resina que merece destaque dentre as demais resinas e ervas aromáticas utilizadas até hoje em nossas culturas.

Essa resina milenar teve uma origem única em relação às demais resinas, e é até mesmo citada em algumas passagens bíblicas. Sua importância é histórica. “Uma gota”: conheça a história do estoraque.

Origem histórica

Normalmente, há dois grandes grupos de incensos que podemos classificar. Um deles são os incensos vindos da África e da Ásia que, colonizados por europeus, passaram a ter suas ervas aromáticas transformadas em produtos mercantis pelos colonizadores que as espalharam pelo ocidente. Do outro lado estão as ervas tradicionais dos antigos povos americanos, cuja tradição foi mantida até os dias de hoje.

O estoraque tem uma característica muito interessante neste sentido: há registros da presença do estoraque em ambas as situações, ou seja, ela faz parte dos dois grupos!. Além disso, o estoraque sempre foi também uma erva “urbana”. Ela era cultivada dentro das antigas cidades, tanto pelos povos americanos como pelos antigos povos do oriente.

A verdade é que existem duas variedades desta erva, duas espécies, muito semelhantes, cada uma nativa de uma parte do planeta. Uma destas veio da Ásia Menor, sendo presente na Turquia, Geórgia, Armênia e outros países do chamado Mediterrâneo. A outra variedade do estoraque foi encontrada na América Latina, em países como os atuais Guatemala, El Salvador, México e Honduras.

Em ambas as situações e espécies, as civilizações daquela época aproveitavam o óleo essencial do estoraque para fazer medicamentos, perfumes e incensos. Na medicina, o estoraque foi muito utilizado no combate a infecções de diversas espécies, e a explicação tem muita lógica! A resina tem uma função semelhante na árvore: combater doenças e patologias da planta.

A resina e seus usos

Para se extrair a resina do estoraque, são utilizados dois principais métodos: solventes voláteis, que se misturam à resina, depois se evaporam, e destilação a vácuo, que separa a resina das demais matérias presentes no vegetal. Seus óleos essenciais são utilizados até hoje como fixadores para perfumes, enquanto que a resina é largamente usada como incenso em todo o mundo. Há ainda lugares do mundo em que o estoraque também é utilizado como um composto medicinal natural. Há quem vá além: usa o estoraque como incentivo intelectual.

O incenso a base de estoraque é utilizado para purificação e para expulsar maus espíritos dos ambientes. Na Bíblia, o estoraque foi citado como sendo parte da fórmula do Incenso Puro do Altar do Tabernáculo, que Moisés queimou durante a oração do Sacerdote para o povo, a pedido de Deus. O aroma do estoraque remete ao floral, é intenso, marcante e de queima duradoura.

Gostou? Compartilhe este artigo com mais pessoas...

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

2 Responses

Categorias

Cadastre-se

Inscreva-se para receber todas as novidades e promoções.



Instagram