Conheça os tipos de incenso e como eles podem ajudar no dia a dia

Conheça os tipos de incenso e como eles podem ajudar no dia a dia

5 minutos de leitura

O incenso existe há muito tempo e é utilizado para uma variedade de propósitos, incluindo práticas religiosas, neutralização de odores desagradáveis ​​e conforto. São tantas finalidades, que podem surgir dúvidas sobre os tipos de incenso. 

Ele sempre foi associado ao sagrado e divino. Se você olhar para a história, notará que a maioria dos usos registrados, mesmo em civilizações antigas, envolvia o uso de incenso para alguns fins religiosos.

Mas os cheiros de incenso também eram reconhecidos por ter alguns efeitos positivos no corpo humano, já que era usado como um ingrediente útil e precioso no tratamento de várias doenças, bem como de desconfortos.

Existem muitos tipos de cheiros de incenso no mundo, cada um com diferentes conjuntos de benefícios e significados. Com isso em mente, seria um grande benefício identificar os tipos de incenso e seus significados. Então, continue lendo esse artigo. 

O que é incenso e para que serve?

Os incensos são materiais vegetais que são queimados para liberar seus aromas fragrantes. Eles vêm embalados em palitos, cones e pós em fragrâncias de sândalo a jasmim e palo santo.

O incenso existe há séculos e ainda tem lugar em muitos rituais espirituais e religiosos em culturas de todo o mundo. Embora a pesquisa sobre seus benefícios para a saúde seja limitada, ainda existem muitas razões para usar incenso.

E há algumas maneiras de incorporar o incenso em sua rotina. Veja.

Para limpar a energia negativa

Sempre que você vai iniciar um projeto, realizar um ritual ou até mesmo fazer ioga, queimar incenso antecipadamente pode ajudar.

Para aprofundar a concentração enquanto medita

Acredita-se que vários aromas ajudam a melhorar a concentração e o foco, como hortelã-pimenta e limão.

Para abrir o centro do coração

Se você sentir que seu chacra cardíaco está um pouco fechado, certos cheiros podem ajudá-lo a se abrir. Jasmim e rosa são dois ótimos para se conectar com o amor.

Para ajudá-lo a relaxar e descontrair

Estudos demonstraram que certos aromas, particularmente aromas como o Lavanda, podem ter um efeito calmante em nosso sistema nervoso.

Para se conectar ao seu senso de espiritualidade ou religião

Tornou-se bastante comum ver incenso em ambientes religiosos e espirituais em todo o mundo, de igrejas católicas a outras cerimônias.

Para iniciar uma nova rotina

Se você é o tipo de pessoa que adora um senso de rotina, acender incenso ao se acalmar para dormir à noite ou ao se preparar de manhã, pode ajudar a começar ou terminar bem.

Para aumentar seu desejo sexual

Sim, certos aromas, como rosa ou jasmim, têm a reputação de serem afrodisíacos naturais. Experimente-os em seu queimador de incenso na próxima vez que quiser entrar no clima.

Para quando estiver inquieto

Cedro e vetiver são aromas excelentes para quando estiver inquieto. Sentindo-se oprimido ou ansioso? Acenda qualquer um desses aromas e respire fundo para ter uma maior sensação de calma no momento.

Com tantas finalidades e fragrâncias, é normal ficar em dúvida sobre os tipos de incenso e qual escolher. Vamos falar sobre isso a seguir.

Quais os tipos de incenso? 

Esse tipo de dúvida é normal, principalmente pela variedade de aromas e benefícios do incenso. Mas é preciso analisar os tipos de incenso e quais substâncias são utilizadas para fazê-lo. 

Isso porque alguns podem acabar prejudicando a sua saúde, devido a compostos químicos tóxicos, que podem estar presentes na sua composição. Por isso, a recomendação é optar pelos naturais. 

Vejas alguns tipos de incenso. 

Palo Santo

Palo Santo é uma árvore mística encontrada nas costas da América do Sul e em algumas partes da América Central. Possui aroma almiscarado e cítrico.

Os benefícios do Palo Santo podem ser experimentados em várias formas, como madeira, óleo essencial e os incensos

A madeira de Palo Santo é mais benéfica se for feita para morrer naturalmente e se decompor por uns bons 4-5 anos. Isso permite que o óleo da madeira amadureça antes de ser colhido para fazer o incenso e óleos essenciais.

Tradicionalmente, o Palo Santo era usado por xamãs e curandeiros para purificar o ar e limpar a energia negativa. 

O aroma edificante de Palo Santo ajuda a relaxar e aumenta a criatividade. Quando usado terapeuticamente, atua como um remédio eficaz contra o resfriado comum e a gripe.

Massala

O incenso de Massala é feito em um método no qual resinas naturais como o bálsamo, e uma combinação complexa de óleos e ervas que são combinadas para formar uma mistura semelhante a uma ‘massa’.

Em seguida, essa mistura é enrolada em uma vara de bambu e levemente revestida com pó de sândalo.

Este método massala consome muito tempo e custa muito mais para ser produzido do que um incenso perfumado. Mas o resultado é um incenso muito superior, que queima muito lentamente e o aroma residual pode permanecer por dias.

Citronela

Os palitos de incenso de citronela não utilizam carvão e são repelentes naturais de mosquitos, protegendo você dos mosquitos enquanto você dorme de qualidade.

Além disso, alivia o estresse e a ansiedade. Auxiliando na revitalização do corpo e relaxando a mente. A Citronela também é comumente usada para aromaterapia, fragrâncias caseiras, meditação e ioga.

Carvão

Os incensos de carvão são feitos aplicando-se carvão em palitos de madeira. Inicialmente não tem perfume, mas em seguida são mergulhados em óleos aromáticos.

Os palitos de carvão também criam menos fumaça e produzem fragrâncias delicadas, liberando apenas a essência de cada perfume. É geralmente encontrado nos supermercados. 

Mas fique atento: eles podem apresentar compostos químicos tóxicos. Então é bom analisar bem as substâncias usadas para fazê-lo. Além disso, dê preferência por acendê-lo em locais abertos. 

Natural

Este é o tipo de incenso mais recomendado, já que são utilizados ingredientes naturais, como ervas secas e sementes naturais. 

O incenso natural é tipicamente macio e sutil. Fique atento às empresas que rotulam suas fragrâncias como “totalmente naturais” ou dizem que elas “vêm de óleos essenciais”. Se apresentarem cheiro muito forte, não é natural. 

Incenso natural e artesanal da Fênix

Agora que você aprendeu sobre os variados tipos de incensos, está na hora de utilizar todos os benefícios que esse palitinho aromático pode oferecer.  Aqui na Fênix você encontra incensos artesanais e naturais, feitos cuidadosamente. 
Estamos há mais de 30 anos produzindo o mais puro e autêntico incenso. Elaborados com resinas naturais aromáticas e plantas, nossos incensos proporcionam harmonia e bem-estar. Conheça nossos produtos.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest