Presentes dos 3 Reis Magos

Presentes dos 3 Reis Magos

5 minutos de leitura

Dizem os escritos bíblicos de que três magos, que na verdade não eram reis, viram uma estrela no Oriente quando chegaram à Judéia e perguntaram para, o então rei Herodes, onde estava o recém-nascido rei dos judeus. 

O rei Herodes não gostou nada, mas chamou os sacerdotes para saber onde nasceria esse tal rei. E eles, então, apontaram para Belém. 

Contam os relatos de que quando os três magos chegaram àquele cenário, a emoção teria tomado conta de todos. E naquele momento, eles ofereceram os presentes (que eram Ouro, Mirra e Incenso) ao menino Jesus.

O Ouro era um presente para o rei dos Judeus. Já sabendo da grandiosidade daquele recém-nascido e de que ele se tornaria o mestre do amor, o Ouro foi entregue a ele como forma de reconhecer a realeza de Cristo.

A Mirra era um presente para o homem que Jesus se tornaria. Naquela época, a Mirra era muito usada para embalsamar corpos e também entregue aos profetas. Era uma previsão da crucificação de Jesus e sua ressurreição.  

O Incenso, feito de Olíbano, era a representação da sua conexão com Deus, o que reforçava a divindade de Cristo. 

Há diversos estudos que dizem que os magos não eram reis. É que a partir do século V (d.C) aqueles que eram sacerdotes começaram a ser vistos como pessoas maléficas. Mas, eram, magos conhecedores da astrologia e metafísica. E, então, para não dizer nos escritos de que eram magos, atribuíram a eles a função de reis. 

Por que escolhemos o Olíbano, a Mirra e o Damar?

Olíbano, Mirra e Ouro

Ou… O significado de cada matéria prima

Quando você ler esse texto talvez se pergunte: mas por que eles estão falando sobre o Olíbano, Mirra e Damar? É que desenvolvemos um kit especial de Natal contendo esses três incensos in natura, numa referência aos presentes dados pelos reis magos. 

O kit tem uma edição limitada (clique aqui para saber mais), mas queremos deixar o significado mais profundo de cada uma das resinas contida no Kit. 

Olíbano

O Olíbano é uma seiva muito usada no tratamento de diversas doenças, principalmente pelos povos do Oriente.  Isso porque as propriedades químicas de seiva que se soltam na queima do Olíbano ajudam no alívio imediato da dor. Pesquisadores da Alborz University of Medical Sciences, no Irã, estudam, inclusive, o efeito da inalação do óleo essencial de Olíbano durante o trabalho de parto, por ser um tipo de terapia não invasiva. 

Quando acendemos o Olíbano (Boswellia Carterii) num ambiente, percebe-se que as pessoas começam a ficar mais relaxadas, em mais estado de presença. A resina facilita a meditação, ajudando a remover os sentimentos que estão inflamando a mente, promovendo uma elevação dos pensamentos e emoções.

Mirra

Os egípcios usavam a Mirra (Commiphora myrrha Engl) para embalsamar os corpos no sentido de mantê-lo preservado quando a matéria, junto com o espírito, chegasse do outro lado do véu (ou seja, no mundo espiritual). O curioso é que os povos mais antigos tinham um entendimento que hoje os cientistas conseguem comprovar. O Ethiopian Pharmaceutical Journal publicou um artigo em que pesquisadores estudam o uso do óleo essencial de Mirra no processo de cicatrização de feridas, sendo uma ferramenta de reconstituição dos tecidos humanos. E a preservação dos tecidos era, justamente, o que os egípcios faziam no processo de embalsamar um corpo.

Mas, não é o único motivo pelo qual a Mirra ficou conhecida. Assim como usada para embalsamar corpos, também era vista como uma fonte de conexão com o sagrado. Sua fumaça é capaz de fazer uma limpeza leve nos ambientes, purificando corpo e mente de quem está nele e trazendo uma sensação de profundo bem-estar.

Damar

Escolhemos o Damar para representar o Ouro porque se você olhar nas mãos irá perceber que tem um tom amarelado.

A seiva é extraída da árvore (Agathis dammara) que foi largamente usada na indústria madeireira, cuja resina foi compreendida como uma forma de medicina para os nativos do Sudeste da Ásia.  Tanto a seiva quanto o óleo dela são usados como um antibactericida, ainda hoje, em muitos países asiáticos.

Na aromaterapia, o óleo essencial de Damar é usado para facilitar a meditação e a oração, ajudando a promover a conexão interior e a nos levar para estados de mais alegria e ânimo.  

O significado por trás do cenário do nascimento de Jesus

Numa época em que reis desejavam fortalecer impérios e que a vitória significava a extinção de um povo pela conquista de um território, o nascimento de Jesus representou uma ruptura de consciência na forma e se viver da sociedade da época. 

Cristo nasceu num curral (ou gruta), cercado por animais, tinha um pai carpinteiro e estavam rodeados por pastores, o que demonstrava a simplicidade do povo. E recebeu a visita de magos, que eram considerados pagãos.

Por que o cenário onde ele nasceu não era cercado de ouro e luxo, já que ele era considerado um rei?

Acreditamos que porque a simplicidade é a maior representação do amor.  Para olhar o lado bom das pessoas, sem ficar classificando se elas se encaixam em nossa forma de ver a vida ou não, basta intencionar o bem. E quando fazemos isso, conseguimos elevar nossa vibração e passamos a compartilhar uma energia pura e muito poderosa.

Dizem os filósofos e mestres de que o amor é capaz de curar qualquer doença ou tristeza. A vida torna-se mais bela, mas cheia de significados e propósito quando expandimos em amor. Passamos a compartilhar mais os momentos de alegria, os aprendizados se tornam mais leves. A vida, por si só, se torna mais abundante.

Nós, da Fênix, acreditamos que é possível amar as pessoas incondicionalmente. Sabemos que ainda é um aprendizado, mas, como mostrou Jesus, um caminho possível para todos nós.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest