O uso ritualístico do incenso no hinduísmo

O uso ritualístico do incenso no hinduísmo

2 minutos de leitura

A filosofia hindu é muito vasta e grande parte de suas tradições religiosas foram baseadas nos ensinamentos transmitidos através dos vedas. Cada religião na Índia tem sua particularidade, porém o uso ritualístico dos incensos está presente em todas elas.

O incenso na Índia é chamado de Dhupa e é utilizado tradicionalmente nas orações para que o senhor Vayu (deus dos ventos) eleve as intenções a um plano superior.

O Puja ou pooja (que na tradução literal significa “ritual”) foi transmitido através das escrituras antigas dos vedas. O ritual normalmente é realizado por mestres em templos sagrados, como reverência ao divino, um momento de adoração e também uma forma de agradecer aos Deuses.

Os pujas também podem ser realizados em casa utilizando um pequeno altar, geralmente durante o período matutino antes da prática de yoga ou simplesmente como um momento de introspeção.

Para se realizar o puja são necessários alguns símbolos: imagem de algum deus(a) para adoração, água, velas ou lamparinas, flores, frutas ou prasadas (alimentos oferecidos aos deuses e posteriormente servido aos seguidores como um alimento abençoado) e claro incensos.

Alguns passos simples presentes nos pujas são:

  1. Banho: banhar-se antes do ritual, depois lavar a imagens da deidade a ser adorada.
  2. Roupas e flores para decoração: São oferecidos no puja, roupas e panos especiais para a deidade e flores para se colocar como guirlanda.
  3. Incensos e lamparinas: os incensos são oferecidos aos pés da deidade, e a lamparina é oferecido em círculos pequenos da cabeça aos pés da deidade.
  4. Momento de silêncio: mãos em orações, momento de se conectar com o divino com gratidão.
  5. Prostração: se curvar a deidade, o momento da entrega total, colocar a testa no chão e colocar as mãos em oração para os céus.
  6. Distribuição de prasada: Após oferecer as frutas e alimentos a deidade todo o alimento é distribuído aos familiares e amigos presentes no ritual.

A Índia é um dos países onde mais se utiliza incensos e além de serem utilizados nos rituais, os incensos também estão presentes nas práticas de meditação, no yoga, nos ritos de passagem como em cremações, no nascimento de uma criança, nas conquistas como uma casa nova, um carro ou simplesmente para receber uma visita.

Confiar na intuição ao acender um incenso é o principal, assim se tem a conexão do nosso mundo à dimensões dos deuses.

Namastê

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Response

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest