fbpx

Palo Santo: o aroma sagrado dos incas e dos povos andinos

Embora pareça um simples pedaço de madeira para as pessoas que não fazem parte do universo de amantes e adeptos dos incensos, o Palo Santo é uma madeira aromática com grandes propriedades afrodisíacas, antidepressivas e purificadoras.

Seu aroma é marcante, o que faz com que essa madeira seja muito procurada para ser queimada como incenso em todo o mundo.

Hoje em dia, a magia e as propriedades do Palo Santo se disseminaram em vários países. No entanto, ela é uma madeira cultuada pelos antigos povos da Cordilheira dos Andes e pelos Incas. Tem um poder equilibrador, atrai bons fluídos, previne doenças com suas características de limpeza espiritual e corporal, diminuindo também as tensões do dia-a-dia.

O Palo Santo não possui contra indicações, devido à sua composição rica em limoneno, que comentaremos adiante. A recomendação dos médicos é de que seu uso só deve ser interrompido caso a pessoa apresente alguma reação alérgica ao inalar a fumaça que vem do Palo Santo.

Composição do Palo Santo

Basicamente, esta madeira aromática é composta por três substâncias: limoneno, terpineol e menthofuran. O Limoneno está presente em quase 63% da madeira e do óleo essencial, sendo responsável por características como criatividade e combate à ansiedade. Serve também para purificar o ambiente.

O Terpineol é bactericida, fungicida e tônico, transmite o equilíbrio e aumenta a imunidade da pessoa. Já o Menthofuran é antiviral e anticongestionante, incentiva também uma maior reflexividade para quem o usa. O Palo Santo é uma madeira 100% e seu uso é ecologicamente responsável, pois não agride a natureza.

Benefícios do Palo Santo

Desde a época dos Incas, a queima do Palo Santo ou o uso de seu óleo essencial já era considerado extremamente benéfico tanto para o corpo, como para a mente e também para os ambientes.

Os povos Incas e andinos já não existem mais, mas sua tradição chegou até nós e hoje também podemos conhecer e aproveitar dos efeitos dessa madeira aromática revigorante e purificadora.

Dentre os benefícios do Palo Santo, podemos destacar, por exemplo, o controle de enfermidades quando usado para aromaterapia, e também a estimulação a momentos de contemplação e meditação realizadas enquanto se inala a fumaça da madeira.

Ajuda na qualidade do relacionamento a dois, pois é afrodisíaco, além de estimular o amor humano, combater o estresse, evitar conflitos dentro de casa, repelir insetos e ainda ser diurético, antidepresivo, antirreumático, depurativo, antiséptico, antifúngico, entre outras qualidades.

Como utilizar o Palo Santo?

Tanto a madeira como os óleos especiais do Palo Santo podem ser utilizados para limpeza do ambiente ou também para purificação pessoal em que a pessoa está se sentindo pesada, estressada, e buscando por um pouco de leveza em seu dia a dia, mesmo que por alguns instantes.

Para usar bastões, acenda sempre apenas um lado da madeira até que se forme uma chama. Para apagá-la e deixar apenas a brasa, balance levemente a haste de madeira e deixe a fumaça fluir. Mantenha janelas abertas para que a fumaça possa sair e levar consigo as más energias.

Os óleos essenciais de Palo Santo podem ser levados para vários lugares e utilizados sempre que necessário, como em ocasiões de raiva ao longo do dia, por exemplo.

Redação Fênix

Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta