O que significam os presentes dos Reis Magos: incenso, ouro e mirra?

1
477

Melchior, Baltasar e Gaspar. Você provavelmente já deve ter ouvido estes três nomes juntos. Estes são os nomes atribuídos aos reis magos que visitaram Jesus Cristo alguns dias depois que ele nasceu, em Nazaré. A história dos Três Reis Magos é recheada de questionamentos e polêmicas, mas carrega consigo exemplos de fé, magia e adoração.

Uma história de incertezas

A história dos Três Reis Magos é narrada apenas no Evangelho Segundo Mateus, e não há menção ao episódio em nenhum dos outros três evangelhos. Como Mateus foi o evangelista que contou mais detalhes sobre o nascimento e a infância de Jesus, é compreensível que ele tenha sido o único a se preocupar em contar a história da visita dos Três Reis Magos. Entretanto, nas escrituras bíblicas não se especifica se eram realmente três, tampouco se eles eram realmente reis.

Entretanto, a tradição oral que se sucedeu e até mesmo estudos dentro da área da Teologia mostram que eles podem ter sido, respectivamente, os reis da Pérsia, da Índia e da Arábia. O que se sabe é que estas pessoas eram sacerdotes, e que poderiam ser astrólogos ou astrônomos, considerando que utilizaram a localização da Estrela de Belém para chegar até o Menino Jesus.

Entretanto, em um primeiro momento, segundo relatos, a estrela os guiou até o Castelo de Herodes que, ao saber do novo rei que estava por nascer, temeu por seu trono e mandou matar todos os meninos de até dois anos de seu país, quando Jesus, Maria e José tiveram que fugir. Só depois de falar com Herodes que os Reis Magos foram guiados até a manjedoura onde estava Jesus.

Os presentes dos Três Reis Magos

Os Três Reis Magos entregaram três presentes a Jesus: Ouro, Incenso e Mirra. É deste gesto que herdamos a tradição natalina de trocar presentes e, segundo a tradição cristã, neste momento se concretizou uma das profecias: “Todos os reis da Terra hão de adorá-lo”.

O ouro entregue a Jesus tem a simbologia da realeza. É um presente que atribui à figura do menino o título de Rei dos Judeus. O incenso dado a Jesus, feito a base de olíbano, representa a espiritualidade, e também a figura messiânica do Menino Jesus, como o futuro salvador da humanidade. A mirra, que era uma erva tradicionalmente utilizada como balsâmico para corpos, representava ao mesmo tempo o martírio de Jesus que estava para acontecer 33 anos depois e também a imortalidade do Filho de Deus.

Muito se discute sobre a natureza, a veracidade e até mesmo as características dos Reis Magos no universo das ciências, ocultas ou não. Mas hoje, adorados como santos pela tradição católica, os Três Reis Magos fazem parte de uma história de amor, fé e adoração.

1 COMMENT

Deixe uma resposta