Reza a lenda que quando Nefertiti tinha que tomar uma decisão, acendia um incenso de Mirra, ao meio dia e o oferecia ao sagrado. A sua conexão com o Sol acontecia como forma de lhe trazer intuições, ouvir o seu interior.
Uma conexão que ela fazia com frequência, afinal, é o Deus Sol que ela cultuava. Coroada esposa do faraó Amenófis, promoveu, junto ao marido, uma revolução religiosa no Antigo Egito, buscando a adoração a um único Deus, Aton, ou o Sol.
A Mirra permeia muitas histórias envolvendo deuses, faraós, reis, rainhas e até Jesus Cristo. Um dos presentes que Jesus teria recebido dos três reis magos é Mirra. Tal presente tinha a intenção de demonstrar que aquela criança era a representação da humanidade do próprio Deus.
Há eras, a Mirra está presente no imaginário coletivo como um instrumento para despertar a espiritualidade, de fazer a conexão com o sagrado.
O Deus que está em mim, saúda o Deus que está em você
Muito se fala na conexão com o sagrado como forma de alcançarmos mais intuição, conexão interior, ouvir a voz de nosso coração, de nossos guias. Mas, a história de Nefertiti (e dos faraós) nos mostra que essa tentativa de conexão não é de hoje.
Existem inúmeras frases atribuídas ao próprio Jesus em que ele teria tentado mostrar que existe uma centelha Divina dentro de cada um. Uma delas é “o Reino de Deus está em vós”.
E, até o Namastê, tão falado pelos holísticos e praticantes de yoga, quer dizer “o meu Deus saúda o seu Deus”.
Então, carrego a centelha Divina?
Sim, todos nós podemos fazer essa conexão nosso sagrado, pois o Divino habita em nosso coração.
Ativamos nossa centelha Divina quando buscamos elevar a nossa frequência. Uma das maneiras de se atingir esse estado é ressoar no amor e na compaixão. E também quando buscamos fazer a conexão com nosso Eu Superior.
Os egípcios, como Nefertiti, já usavam a Mirra para elevar sua frequência e fazer essa conexão, pois a resina é capaz de estimular a conexão interior consigo mesmo e com o Divino. Um pequeno ritual, usado por diversos povos, que atravessou milênios.
Mas, a Mirra também tem propriedades medicinais. Pesquisadores brasileiros já descobriram que o óleo obtido a partir da Commiphora myrrha Engl, possui ação antibacteriana e antioxidante.
Na descrição do produto, você encontra outras histórias sobre a Mirra. E também contamos um pouco de como transformamos a Mirra em incenso artesanal.