Incenso: veja o significado, a origem e o objetivo deste ritual

Incenso: veja o significado, a origem e o objetivo deste ritual

5 minutos de leitura

Incenso significado. Vamos entender um pouco mais sobre essa prática? Seja para meditar, aromatizar o ambiente ou atrair boas energias. Em casa ou no ambiente de trabalho. 

E o cheirinho desta “varinha” purifica e perfuma o ambiente. Mas saiba que o significado do incenso vai além disso. 

Quem é adepto dessa rotina milenar entra em uma atmosfera de associação do humano com a divindade, independente de qual seja a religião. É um ato de terapia e fé, que transforma a matéria (carvão) em espírito (aroma). 

Outra vantagem do incenso é que ele proporciona benefícios para a saúde mental e emocional. Mas é importante que, antes de escolher o melhor incenso, você saiba o significado de cada um. 

E pensando nisso, criamos este conteúdo para te ajudar a entender mais sobre o incenso, seu significado, sua origem e qual o objetivo de acendê-los. Então continue conosco!

O incenso e o seu significado

Originada da palavra em latim “incendere”, que significa queimar, os incensos são usados pelo homem há milênios. 

Os nossos ancestrais faziam rituais com a queima de ervas, cascas de árvores e folhas para criar uma atmosfera mágica no ambiente. 

Essa ação formava um contato entre os povos primitivos e as divindades, por meio da fumaça que ia em direção ao céu. 

Desde então, o incenso continuou fazendo parte de rituais humanos. Na Igreja Católica, a fumaça  acompanha orações. Inclusive uma passagem da Bíblia enfatiza o produto. 

Porque no nascimento de Jesus Cristo, o incenso foi um dos presentes dados pelos reis magos, juntamente com o ouro e a mirra. 

O incenso também é usado em outros ambientes religiosos, como templos budistas, mosteiros, mesquitas, centros de umbanda, retiros ou sinagogas. 

O elemento do fogo é o portal de transformação da matéria para o espírito. E ele une o carvão e as plantas presentes no incenso, significando a junção dos reinos vegetal e mineral. 

A fumaça branca oriunda dos incensos tem o significado de elemento espiritual resultante dessa união, que carrega boas energias e informações espirituais. 

Os aromas dos incensos

É possível encontrar diversos aromas de incensos, que carregam significados distintos, Por isso, assim como os óleos essenciais, eles também são usados na aromaterapia. 

Tirar alguns minutos para meditar e sentir essa essência tem o  objetivo de equilibrar o corpo e a mente e assim curar problemas físicos ou espirituais.

Por isso, escolha o aroma de acordo com o objetivo desejado. Cada planta tem suas propriedades que ajudarão a chegar em um determinado fim. 

Mas como saber o incenso significado de cada essência? Acompanhe a seguir. 

  • Alecrim: planta muito usada na medicina e também em antigas tradições. Tem propriedades de alegria e vitalidade;
  • Rosas: com delicioso aroma, o incenso de rosas acalma e promove a sensação de paz. Também estimula sentimentos amorosos;
  • Benjoim: também conhecido como bálsamo do monge, o benjoim é uma resina com ação antisséptica, antiinflamatória e que ajuda a combater a depressão, e atrai a prosperidade;
  • Camomila: a planta tem propriedades calmantes, que ajudam a aliviar o estresse e trazendo paz de espírito;
  • Patchouli: símbolo da paz e do amor no oriente, esse aroma é ideal para tonificar a paixão e atrair o sexo oposto;
  • Lavanda: a essência de lavanda é refrescante e atrativa, que ajuda a refrescar e acalmar a mente. Suas propriedades também atraem a tranquilidade para a vida pessoal e profissional;
  • Arruda: é ideal para quem quer potencializar a autodefesa no ambiente, afastando energias negativas, protegendo também da inveja e do  mau olhado;
  • Canela: se você quer melhorar a vitalidade, pode acender um incenso de canela, que tem este significado. Com a melhora do astral, o ambiente ganha mais prosperidade,
  • Capim-limão: a planta aromática tem propriedades analgésicas, anti inflamatórias, diurética, bactericida, entre outras. Também ajuda a diminuir o cansaço físico e mental;
  • Verbena: tem o poder de trazer paz para a mente e para as emoções. É ideal para afastar negatividades e trazer harmonia para o lar; 
  • Cravo: considerada uma das especiarias mais valiosas, o cravo é indicado para quem quer prosperidade nos negócios, atraindo boas energias;
  • Estoraque: com um aroma adocicado, o incenso de estoraque ajuda na sensação de bem-estar, limpando o ambiente de energias estagnadas e maus pensamentos;
  • Palo Santo: o aroma calmante do incenso de palo santo contribui para purificar o ambiente, ideal para rituais de limpeza energética;
  • Olíbano: além dos benefícios para a saúde, com a melhora da imunidade, por exemplo, o incenso de olíbano também proporciona o relaxamento interior. 
  • Mel: o incenso de mel potencializa a fertilidade e adoça os relacionamentos. É ideal para proteção energética em casamentos. 
  • 7 ervas sagradas: a junção do alecrim, arruda, guiné, breu branco, olíbano, mirra e benjoim formam o incenso 7 ervas sagradas, que melhora o humor, combate a fadiga e proporciona equilíbrio para o corpo e para a mente.

Dicas para acender e aproveitar o significado do incenso

Como todo ritual, é preciso um preparo e conhecimento  para acender o incenso, como mostramos neste post, e aproveitar o seu significado. 

Portanto recomenda-se algumas ações para utilizar os incensos Fênix e aproveitar ao máximo os seus benefícios. São elas:

  • faça uma purificação externa, lavando as mãos ou tomando um banho;
  • busque um local apropriado e arejado;
  • ao acender o incenso, feche os olhos e fique em silêncio;
  • respire e inspire profundamente;
  • mentalize boas sensações, como a calma e paz de espírito;
  • repita este ritual sempre que necessário. 

A prática de acender o incenso e explorar o seu significado pode ser feita para meditação e oração, assim como momentos de limpeza energética e aromatização do ambiente. 

Afinal, ele proporciona um local mais calmo e harmonioso, facilitando a abertura dos caminhos para a purificação e a evolução espiritual, com as suas propriedades. 

E se você deseja comprar incensos 100% naturais, com respeito ao meio ambiente e sem sair de casa, acesse agora mesmo  a nossa loja e confira os nossos produtos!

Além de todas essas facilidades, você pode se cadastrar em nossa newsletter e receber um cupom de desconto para usar em sua primeira compra em nossa loja!

E não deixe de acompanhar o nosso blog para conferir todas as novidades sobre o mundo dos incensos e seu significado!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest