O Brasil é um dos países em que a população mais sofre com problemas de estresse. Essa realidade possui suas razões e deve ser tratada no cotidiano de cada pessoa. O uso de incenso para acalmar é uma opção viável, e pode funcionar como uma terapia alternativa.
Usar produtos naturais com efeitos terapêuticos, como o incenso, são medidas interessantes para quem quer amenizar o sentimento de estresse corriqueiro e recuperar a paz de espírito e tranquilidade mental, acalmando a ansiedade.
Se você quer aprender como usar incenso para acalmar, saiba quais são os aromas mais indicados para aliviar essa sensação, além de essências que podem ajudar a recuperar a paz e concentração.
Continue no nosso artigo e entenda tudo sobre este assunto! Boa leitura.
Pesquisas apontam estresse nos brasileiros
Os brasileiros são um povo bastante estressado. Existem estudos que comprovam esse cenário e mostram como as pessoas precisam se cuidar para não transformar esse sentimento em um quadro patológico.
De acordo com a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (ISMA BR), 70% da população brasileira, em 2017, apresentou sintomas agudos e crônicos de estresse. A porcentagem representa grande parte da população, e os números são alarmantes.
Assim, antes de optar pela utilização de um incenso para acalmar, é importante entender a origem desse problema.
Ele pode ocorrer devido a rotinas pesadas no trabalho e muita responsabilidade dentro de casa, ou em situações mais marcantes, como eventos traumáticos ou perda de pessoas próximas.
Em qualquer caso, o estresse pode passar do limite natural de desconforto, e se transformar em uma patologia ou distúrbio psicológico. Nesses casos, é importante buscar um profissional da saúde para descobrir o que está acontecendo, como você vê abaixo.
Sintomas do estresse e quando procurar um médico
Quando os sintomas do estresse começam a atingir o corpo, é importante procurar um médico.
Um psicólogo ou psiquiatra pode diagnosticar se o desconforto está em níveis aceitáveis, ou se representa o desenvolvimento de um quadro clínico como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), depressão, Transtorno do Pânico, e outros.
Por isso, caso você esteja sentindo algum dos sintomas abaixo, é importante que não se limite a terapias alternativas, mas também procure um especialista para te ajudar:
- Irritabilidade constante
- Incapacidade de relaxar
- Falta de memória
- Pressão sanguínea elevada
- Fadiga ou cansaço constante
- Sudorese (suor excessivo e sem razão)
- Taquicardia (coração disparado)
Estes são os principais sintomas que indicam problemas de estresse crônico ou outros distúrbios, e indicam a necessidade de consultar um profissional da saúde.
Incenso para acalmar ajuda a combater estresse
Caso o seu desconforto não envolva esses sintomas, possivelmente, se trata de um nível natural de estresse. Também é possível que você já esteja em tratamento com especialistas e deseje procurar uma alternativa natural, como o incenso para acalmar, para utilizar de forma simultânea.
O aroma dos incensos Fênix é gerado diretamente dos compostos naturais extraídos de plantas e resinas, e agem no sistema nervoso. Assim, alguns aromas colaboram para o relaxamento mental e emocional.
Além disso, escolhendo os incensos certos, é possível ter mais paz interior e harmonizar ambientes, eliminando energias pesadas e trazendo um sentimento de tranquilidade.
Quem busca desligar a mente e voltar a ter concentração nas tarefas pode encontrar um grande aliado no incenso para acalmar. Confira os aromas mais indicados para cada situação:
Incenso para buscar paz interior
Para pessoas que buscam a paz interior, o incenso de benjoim ajuda a harmonizar os sentimentos e a trazer tranquilidade para a vida.
Com propriedades terapêuticas, a resina extraída da árvore de benjoeiro e utilizada para fazer o incenso da Fênix possui ativos bastante poderosos para a saúde.
Em primeiro lugar, seu aroma é responsável por gerar tranquilidade no organismo, e tem um toque amadeirado leve. Além disso, ele possui funções antissépticas, que protegem contra fungos e bactérias, e também colabora para melhorar a circulação sanguínea.
Incenso para acalmar as energias do ambiente
Já o incenso de arruda é indicado para acalmar as energias de um ambiente. Se você vive em um lugar agitado, em que todos estão estressados, invista nesse aroma para facilitar a convivência.
Ele age na purificação do ambiente, reduzindo a negatividade no espaço, o que colabora para a criação de uma atmosfera mais tranquila e livre de ansiedades. Além disso, a arruda também tem propriedades antissépticas, agindo contra fungos e bactérias.
Na história da humanidade, desde a antiguidade, a arruda é utilizada na forma de incenso para acalmar.
Outros rituais antigos envolviam colocar uma folha da planta atrás da orelha, de maneira que absorvesse toda a energia negativa de um espaço, purificando a atmosfera e colaborando para que todos convivessem mais harmonicamente.
Incenso para estudar e aumentar a concentração
Quando estamos estressados, também sofremos com a perda da concentração e do foco. Assim, além do incenso para acalmar, utilizar um aroma que ajuda na concentração também pode ser positivo, auxiliando a recuperar a produtividade.
O incenso de breuzinho, também conhecido como breu branco, é indicado no fortalecimento da concentração, sendo ideal para quem precisa estudar, trabalhar, ou outras tarefas que exijam imersão e foco mental.
O breuzinho é uma resina extraída de árvores de origem amazônica, mas que também é encontrada nos estados de Minas Gerais e Bahia. Seu extrato natural, utilizado no incenso da Fênix, também tem efeitos medicinais sobre o sistema respiratório.
Se você está se preparando para um concurso público, por exemplo, pode investir nesse tipo de incenso para acalmar. Ele irá ajudar na sua respiração mais profunda e relaxada, e com isso gerar uma concentração maior nos estudos.
Incenso para acalmar os pensamentos
Por fim, para relaxar a mente e desacelerar a rotina corrida, uma opção interessante é usar o incenso de capim limão. Seu aroma cítrico e propriedades da aromaterapia desintoxicam o organismo e ajudam a deixar a mente mais tranquila.
Quem vive muito estressado sofre com problemas como tensão muscular e dores de cabeça podem investir nesse incenso. Além do aroma ser bastante agradável, dando um cheiro único para a sua casa, ele é ótimo para cuidar do bem-estar.
É bom acender incenso à noite?
Não há problemas em acender um incenso à noite. Contudo, é preciso tomar cuidado com a fumaça liberada. As suas propriedades podem trazer tranquilidade e ajudar no sono, mas é importante queimá-lo em um espaço ventilado.
Se você acender um incenso para acalmar no quarto, pode acontecer da fumaça se acumular e atrapalhar a respiração. Por isso, prefira fazê-lo antes de dormir, para que a fumaça se dissipe, ou acenda-o em um ambiente onde o ar circule
Conclusão
Agora que você já sabe como usar incenso para acalmar, aproveite para conhecer todos os incensos da Fênix!
Nós produzimos incensos naturais e artesanais desde 1990, com extratos obtidos diretamente das plantas e resinas com as quais trabalhamos, garantindo que todas as propriedades terapêuticas sejam mantidas, assim como os aromas mais puros.
Confira todos os incensos Fênix disponíveis, e conheça, também, nossa linha de home sprays com óleos essenciais!