Incenso para acalmar: aromas ajudam a combater o estresse

Incenso para acalmar: aromas ajudam a combater o estresse

6 minutos de leitura

O Brasil é um dos países em que a população mais sofre com problemas de estresse. Essa realidade possui suas razões e deve ser tratada no cotidiano de cada pessoa. O uso de incenso para acalmar é uma opção viável, e pode funcionar como uma terapia alternativa.

Usar produtos naturais com efeitos terapêuticos, como o incenso, são medidas interessantes para quem quer amenizar o sentimento de estresse corriqueiro e recuperar a paz de espírito e tranquilidade mental, acalmando a ansiedade. 

Se você quer aprender como usar incenso para acalmar, saiba quais são os aromas mais indicados para aliviar essa sensação, além de essências que podem ajudar a recuperar a paz e concentração.

Continue no nosso artigo e entenda tudo sobre este assunto! Boa leitura. 

Pesquisas apontam estresse nos brasileiros

Os brasileiros são um povo bastante estressado. Existem estudos que comprovam esse cenário e mostram como as pessoas precisam se cuidar para não transformar esse sentimento em um quadro patológico. 

De acordo com a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (ISMA BR), 70% da população brasileira, em 2017, apresentou sintomas agudos e crônicos de estresse. A porcentagem representa grande parte da população, e os números são alarmantes.

Assim, antes de optar pela utilização de um incenso para acalmar, é importante entender a origem desse problema. 

mulher estressada incenso para acalmar preocupacao ansiedade fenix

Ele pode ocorrer devido a rotinas pesadas no trabalho e muita responsabilidade dentro de casa, ou em situações mais marcantes, como eventos traumáticos ou perda de pessoas próximas.

Em qualquer caso, o estresse pode passar do limite natural de desconforto, e se transformar em uma patologia ou distúrbio psicológico. Nesses casos, é importante buscar um profissional da saúde para descobrir o que está acontecendo, como você vê abaixo.

Sintomas do estresse e quando procurar um médico

Quando os sintomas do estresse começam a atingir o corpo, é importante procurar um médico. 

Um psicólogo ou psiquiatra pode diagnosticar se o desconforto está em níveis aceitáveis, ou se representa o desenvolvimento de um quadro clínico como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), depressão, Transtorno do Pânico, e outros.

Por isso, caso você esteja sentindo algum dos sintomas abaixo, é importante que não se limite a terapias alternativas, mas também procure um especialista para te ajudar:

  • Irritabilidade constante
  • Incapacidade de relaxar
  • Falta de memória
  • Pressão sanguínea elevada
  • Fadiga ou cansaço constante
  • Sudorese (suor excessivo e sem razão)
  • Taquicardia (coração disparado)

Estes são os principais sintomas que indicam problemas de estresse crônico ou outros distúrbios, e indicam a necessidade de consultar um profissional da saúde.

Incenso para acalmar ajuda a combater estresse

Caso o seu desconforto não envolva esses sintomas, possivelmente, se trata de um nível natural de estresse. Também é possível que você já esteja em tratamento com especialistas e deseje procurar uma alternativa natural, como o incenso para acalmar, para utilizar de forma simultânea.

O aroma dos incensos Fênix é gerado diretamente dos compostos naturais extraídos de plantas e resinas, e agem no sistema nervoso. Assim, alguns aromas colaboram para o relaxamento mental e emocional. 

Além disso, escolhendo os incensos certos, é possível ter mais paz interior e harmonizar ambientes, eliminando energias pesadas e trazendo um sentimento de tranquilidade.

Quem busca desligar a mente e voltar a ter concentração nas tarefas pode encontrar um grande aliado no incenso para acalmar. Confira os aromas mais indicados para cada situação:

Incenso para buscar paz interior

Para pessoas que buscam a paz interior, o incenso de benjoim ajuda a harmonizar os sentimentos e a trazer tranquilidade para a vida. 

Com propriedades terapêuticas, a resina extraída da árvore de benjoeiro e utilizada para fazer o incenso da Fênix possui ativos bastante poderosos para a saúde.

mulher acende incenso para acalmar estresse stress ansiedade fenix

Em primeiro lugar, seu aroma é responsável por gerar tranquilidade no organismo, e tem um toque amadeirado leve. Além disso, ele possui funções antissépticas, que protegem contra fungos e bactérias, e também colabora para melhorar a circulação sanguínea. 

Incenso para acalmar as energias do ambiente

Já o incenso de arruda é indicado para acalmar as energias de um ambiente. Se você vive em um lugar agitado, em que todos estão estressados, invista nesse aroma para facilitar a convivência.

Ele age na purificação do ambiente, reduzindo a negatividade no espaço, o que colabora para a criação de uma atmosfera mais tranquila e livre de ansiedades. Além disso, a arruda também tem propriedades antissépticas, agindo contra fungos e bactérias. 

Na história da humanidade, desde a antiguidade, a arruda é utilizada na forma de incenso para acalmar. 

Outros rituais antigos envolviam colocar uma folha da planta atrás da orelha, de maneira que absorvesse toda a energia negativa de um espaço, purificando a atmosfera e colaborando para que todos convivessem mais harmonicamente.

Incenso para estudar e aumentar a concentração

Quando estamos estressados, também sofremos com a perda da concentração e do foco. Assim, além do incenso para acalmar, utilizar um aroma que ajuda na concentração também pode ser positivo, auxiliando a recuperar a produtividade. 

O incenso de breuzinho, também conhecido como breu branco, é indicado no fortalecimento da concentração, sendo ideal para quem precisa estudar, trabalhar, ou outras tarefas que exijam imersão e foco mental. 

O breuzinho é uma resina extraída de árvores de origem amazônica, mas que também é encontrada nos estados de Minas Gerais e Bahia. Seu extrato natural, utilizado no incenso da Fênix, também tem efeitos medicinais sobre o sistema respiratório.

Se você está se preparando para um concurso público, por exemplo, pode investir nesse tipo de incenso para acalmar. Ele irá ajudar na sua respiração mais profunda e relaxada, e com isso gerar uma concentração maior nos estudos.

Incenso para acalmar os pensamentos

Por fim, para relaxar a mente e desacelerar a rotina corrida, uma opção interessante é usar o incenso de capim limão. Seu aroma cítrico e propriedades da aromaterapia desintoxicam o organismo e ajudam a deixar a mente mais tranquila.

incenso para acalmar capim limao fenix

Quem vive muito estressado sofre com problemas como tensão muscular e dores de cabeça podem investir nesse incenso. Além do aroma ser bastante agradável, dando um cheiro único para a sua casa, ele é ótimo para cuidar do bem-estar.

É bom acender incenso à noite?

Não há problemas em acender um incenso à noite. Contudo, é preciso tomar cuidado com a fumaça liberada. As suas propriedades podem trazer tranquilidade e ajudar no sono, mas é importante queimá-lo em um espaço ventilado.

Se você acender um incenso para acalmar no quarto, pode acontecer da fumaça se acumular e atrapalhar a respiração. Por isso, prefira fazê-lo antes de dormir, para que a fumaça se dissipe, ou acenda-o em um ambiente onde o ar circule

Conclusão

Agora que você já sabe como usar incenso para acalmar, aproveite para conhecer todos os incensos da Fênix! 

Nós produzimos incensos naturais e artesanais desde 1990, com extratos obtidos diretamente das plantas e resinas com as quais trabalhamos, garantindo que todas as propriedades terapêuticas sejam mantidas, assim como os aromas mais puros.

Confira todos os incensos Fênix disponíveis, e conheça, também, nossa linha de home sprays com óleos essenciais!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest