Palo Santo: conheça seus benefícios para o corpo e mente

Palo Santo In Natura

O Palo santo é a madeira colhida das árvores de Palo Santo. Em resumo, esse termo é traduzido, literalmente, como “madeira sagrada” do espanhol. Usado desde a antiguidade, essa madeira pode ajudar com reações inflamatórias, como dores de cabeça e estômago, bem como reduz o estresse além da limpeza espiritual e energética.

Além disso, ele apresenta capacidades terapêuticas que realmente acalmam e relaxam corpo, proporcionando benefícios medicinais que são retratados há milhares de anos.

Confira o artigo exclusivo que a Fênix – Incensos Naturais preparou e entenda melhor os benefícios do Palo Santo para o corpo e mente. Boa leitura!

 incenso de palo santo

O que é o Palo Santo?

Imagine você chegar em casa após um dia longo e cansativo no trabalho, a casa estar uma bagunça e você se sente sem energia. Com certeza, essa cena é muito comum atualmente. Para limpar a energia do ambiente, atrair bons fluidos e garantir mais harmonia, uma boa opção é utilizar o Palo Santo e conquistar mais qualidade de vida

O Palo Santo é uma madeira que se destaca mundialmente pelo seu aroma marcante. Em resumo, tem em seu uso as propriedades para perfumar ambientes e trazer mais harmonia e leveza.  Seu nome científico é Bursera graveolens e é ideal para quem gosta de meditar. 

Essa madeira tem origem nos países andinos, na América do Sul e em algumas regiões da América Central. Mas ela também pode ser encontrada no Brasil, principalmente na região de Mato Grosso. 

Além de todos os seus benefícios, o Palo Santo é feito de forma 100% natural e não agride a natureza. Isso porque todo o processo para extrair o produto deve ser feito naturalmente sem causar danos à natureza. 

Os componentes do incenso palo santo

palo santo

É muito comum encontrar a árvore que dá origem ao palo santo na região sul-americana do Peru, Equador e Bolívia.

De maneira geral, 4 componentes químicos explicam seus benefícios.

  • Limoneno: além do odor delicioso, essa substância compõe a maior proporção do óleo essencial do palo santo — cerca de 60%. Além disso, tem a capacidade de limpar ambientes, despertar a criatividade, reduzir a ansiedade e estimular o sistema imunológico.
  • Terpineol: esse composto tem o potencial de aumentar a imunidade e é um tônico fungicida e bactericida.
  •  Mentofurano: com características antivirais e descongestionantes, é capaz de realizar uma limpeza física e espiritual profunda.
  • Xantona: compostos orgânicos com capacidade de combate aos estresse, desânimo e depressão.

O processo de coleta natural do palo santo

Seja para melhorar a harmonia do ambiente ou para sentir o aroma durante a prática de meditação, não importa. A escolha de prezar por incensos naturais e artesanais faz toda a diferença na experiência da queima, certo?

Por isso, no caso do incenso, o processo de coleta começa quando a árvore vai morrendo de maneira natural e soltando suas lascas. Após isso, elas se decompõem naturalmente, a madeira sofre compressão por onde o óleo essencial sai naturalmente.

Porém, para retirar a resina do tronco, é preciso esperar a árvore morrer naturalmente. Em seguida, espera-se ainda mais 10 anos para que ela possa se curar. Somente após todo esse processo, então se extrai o Palo Santo.

Afinal, não faria sentido degradar uma parte da natureza para retirar um produto que tem a finalidade de limpar o ambiente e atrair boas energias. 

Benefícios do palo santo 

palo-santo

Os benefícios do Palo Santo vão desde a purificação a atração de boas energias, Isso porque a madeira é utilizada  desde a antiguidade em rituais espirituais e de purificação, limpando ambientes com energia negativa porque a sua queima tem como o significado a capacidade de repelir energia negativa e atrair bons fluidos. 

Além disso, as propriedades existentes no Palo Santo também ajudam a promover o despertar de ânimo, funcionando como um tônico. 

Entre seus benefícios, também podemos destacar:

  • Controla doenças causadas pelo estresse e traz paz e harmonia ao ambiente;
  • Limpa a energia negativa em sua casa;
  • Possui um cheiro relaxante;
  • Ajuda a aprofundar os momentos espirituais de meditação e contemplação;
  • Ele conecta as pessoas com o amor humano. Por exemplo, aumenta assim a capacidade de dar e receber; 
  • Aumenta a imunidade;
  • Pode ser usado como repelente de insetos;
  • Tem efeitos antidepressivos, diuréticos, depurativos (limpeza corporal), antirreumáticos, antissépticos, antifúngicos e outros. 

Por fim, o Palo Santo é ótimo para ajudar no relaxamento e aliviar o estresse, o que definitivamente pode ajudá-lo a ter uma melhor noite de sono e, consequentemente, mais qualidade de vida. 

Agora, confira algumas ações terapêuticas que o Palo Santo pode proporcionar. Mas lembrando que esse é um tratamento complementar e não substitui medicamentos ou indicações médicas. 

Trata espinhas, cicatrizes e ulcerações da pele

Sim, o óleo extraído da madeira tem um alto poder cicatrizante e é indicado para tratar espinhas, cravos e até ulcerações e cortes. Isso porque ele possui alta capacidade de equilibrar a oleosidade da pele, uma vez que o palo santo é um excelente tônico.

Para isso, o ideal é massagear a derme até que ela absorva o óleo (que geralmente está diluído em outros óleos essenciais). Outra forma de uso é colocar as cinzas frias sobre a pele para o tratamento de feridas e machucados externos.

Reduz dores musculares

A casca do palo santo, quando utilizada em decocção (quando o óleo é extraído pela ação de um líquido em ebulição), tem uso em fomento quente para o tratamento de dores musculares.

Massagear o óleo no local também é uma ótima alternativa para aliviar as tensões musculares e dores reumáticas. O alívio dos sintomas pode ser muitas vezes imediato e o procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia.

Auxilia no tratamento da depressão

Você já ouviu falar na capacidade de o palo santo ser excelente no combate à depressão? Isso acontece porque a xantona inibe a ação da monoaminoxidase. Em resumo, essa enzima é produzida em grande escala em estados depressivos.

Dessa forma, o contato com o aroma do incenso palo santo pode propiciar estados mais serenos, de paz e tranquilidade.

Os benefícios produzidos pela queima do incenso

Palo Santo

Viu como as indicações terapêuticas são consideráveis? Mas não param por aí! O incenso palo santo ainda apresenta benefícios com potencial para agir no ambiente.

Limpa o ambiente

Um dos principais ganhos com o processo da queima é a limpeza energética de ambientes. Além disso, grande parte dessa limpeza acontece por causa do limoneno. Como já vimos, essa substância ativa representa a maior porcentagem da madeira e é capaz de purificar os espaços.

Portanto, se você também é fã de ambientes mais tranquilos e pacíficos e ainda não abre mão de aromas agradáveis e originais, queimar o incenso palo santo vai ser uma experiência muito agradável.

Alivia o estresse

Já falamos sobre a indicação terapêutica para tratar a depressão. Além disso, a queima do incenso auxilia no alívio do estresse, gera paz e harmonia em qualquer ambiente.

Por último, devido ao poder de melhorar a qualidade espiritual de relacionamentos, a utilização do incenso ainda tem o potencial de eliminar conflitos domésticos. Isso porque ela conecta as pessoas com mais harmonia, melhora o humor e afasta as energias negativas.

Aprofunda a conexão espiritual

Esse é um dos principais motivos pelos quais o palo santo teve utilização pelos Incas há muitos séculos. Ele é capaz de aprofundar os momentos espirituais de meditação e contemplação. Dessa forma, a mente relaxa e se transporta para uma sensação de paz e tranquilidade singular.

Formas de encontrar o palo santo

O Palo Santo se faz presente de diversas formas para que as pessoas possam aproveitar todos os seus benefícios. Por isso, ele tem seu uso em diferentes ambientes para limpar as energias e em diferentes momentos do seu dia. 

Incenso

Uma forma muito comum de encontrar essa madeira é pelo incenso de Palo Santo. Para isso, é necessário colocar sobre um disco de carvão aquecido em incensário, que libera o aroma do incenso. 

Outra forma de usar o palo santo é moer o incenso e colocá-lo em uma tigela de cerâmica ou lata, ou em um incensário. Para um efeito mais intenso, misture também a mirra incenso e o sândalo.  

Você pode acender o incenso no centro do ambiente que você deseja limpar ou onde for praticar ioga, meditação ou relaxamento. E uma dica bacana para amplificar os benefícios, é se concentrar em pensamentos positivos enquanto todo incenso é consumido nas brasas. 

O incenso é composto por Palo Santo, resina de Breu Branco, carvão vegetal e álcool de cereal e resina de Olíbano. Além disso, eles costumam queimar mais fácil que a madeira in natura. Ainda, na Fênix Incensos Naturais, o ciclo de vida e morte do Palo Santo é respeitado. E somente depois, seu uso como matéria prima permite que se torne um incenso.

Óleo Essencial

incenso palo santo

Além do incenso, o Palo Santo também pode ser encontrado em formato de óleo essencial, normalmente inalado durante a aromaterapia. Este método é rotineiro em uso com ioga, meditação ou outras atividades de alívio do estresse. 

A aplicação do óleo na pele pode minimizar dores e trazer diversos benefícios como:

  • Auxílio no relaxamento e alívio do estresse;
  • Melhora em cicatrizes;
  • Redução as espinhas;
  • Melhora em dores musculares e lesões. 

Para usar o Palo Santo em óleo essencial, aplique algumas gotas na área em que deseja os benefícios e massageie. Outra opção é misturá-lo a um óleo carregador em uma massagem relaxante. Já para dores de cabeça, esfregue algumas gotas nas têmporas ou dissolva em água fervente para inalar.

Além desses usos, o óleo essencial de Palo Santo se destaca dentro de um difusor para aromatizar o ambiente ou afastar insetos. Também é importante saber que esses óleos essenciais precisam de dilução e administração responsável. 

In natura

Outra forma de usar o Palo Santo é In natura (bastão de madeira). Para isso, acenda uma de suas extremidades com uma fonte contínua de fogo, como uma vela, porque ele pode levar algum tempo para queimar — você pode até utilizar mais de uma vez. 

Um detalhe importante é que, após sair toda fumaça e se espalhar pelo ambiente, se você quiser mais fumaça deve acendê-lo novamente porque ele não queima continuamente. Além disso, você pode guardar o Palo Santo in natura para usar novamente. 

Porém, cuidado: cuide de crianças e animais de estimação. Não saia do ambiente enquanto a fumaça sai, porque pode ser perigoso. 

A utilização do incenso palo santo in natura

Já está com vontade de ter uma experiência incrível e sentir o aroma do palo santo? Então, veja uma outra maneira para utilizá-lo de forma segura e eficaz:

  1. acenda a lasca da madeira de palo santo, recomendamos utilizar uma fonte de fogo continua como uma vela ou o fogão pois pode demorar um pouco para acender;
  2. deixe queimar por cerca de 30 segundos;
  3. faça suas orações, mentalize bons pensamentos e vibrações;
  4. caminhe tranquilamente pelo ambiente para espalhar a fumaça.

IMPORTANTE: o Palo Santo In Natura não queima continuamente. Por isso, você pode reacender caso apague ou guardar para usar em outro momento.

Os benefícios do Palo Santo são diversos. Por exemplo, eles vão desde limpar as energias do ambiente que você está, até seus efeitos extremamente benéficos para o corpo e para a mente. Além disso, ele é ótimo para dor, inflamação e estresse. Também é usado para limpar a energia negativa. 

Se você ainda não conhecia esses benefícios para o corpo, mente e ambiente, comece a desfrutar deles o quanto antes! Para aproveitar os benefícios do Palo Santo, acesse o nosso site e adquira já o seu incenso ou a madeira in natura!

 

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Deixe um comentário

25 Responses

  1. Usei e senti a diferença no mesmo instante em que terminei a defumação, é simplesmente fantástico… Amei!!!

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!