Incenso de olíbano: o que você precisa saber sobre os benefícios desse produto

Incenso de olíbano: o que você precisa saber sobre os benefícios desse produto

5 minutos de leitura

O incenso de olíbano é usado há milênios para elevar as boas energias. No entanto, descobriu-se com o passar dos anos que, quando o produto é feito de maneira artesanal e por meio da extração da planta, ele tem forte ação contra a depressão e traz outros benefícios importantes para o nosso corpo e a nossa alma.

Muito conhecido na região da Ásia e da África, o olíbano também era muito utilizado como forma de agradar aos deuses. Inclusive, foram encontrados vestígios da planta em tumbas de antigos faraós, no Egito.

A seguir, vamos falar mais sobre a história dessa matéria-prima e os principais benefícios do incenso de olíbano para o ambiente e para você. Acompanhe!

Qual é a história do olíbano?

O olíbano é uma planta, conhecida cientificamente como Boswellia carterii. É originária da África, mas muito comum na Ásia e na Índia, além de ser usada desde a antiguidade pelos povos egípcios. Para que você tenha uma ideia, há relatos de que o óleo e o incenso de olíbano são os mais antigos já utilizados pela humanidade.

Ainda na antiguidade, os povos egípcios importavam o olíbano dos fenícios a preço de ouro, pois era um produto muito valioso por ter sido uma das três oferendas dos Reis Magos ao menino Jesus. A importação se fazia necessária porque a planta era comum das áreas de território seco e desértico, como Somália, China, Arábia Saudita, Etiópia e Líbano.

Na China, o olíbano era utilizado em tratamentos de lepra, escrófula, tuberculose e doenças que atingiam o sistema linfático. Já os egípcios aproveitavam a matéria-prima na fabricação de máscaras cosméticas e produtos de rejuvenescimento. Além disso, usava-se olíbano na antiguidade:

  • para disfarçar os odores deixados pela cremação dos corpos;
  • como meio de prevenção de doenças infecciosas;
  • em tratamentos de pele;
  • para a higiene bucal;
  • em rituais espirituais, incluindo a mumificação.

o incenso é um dos produtos mais antigos de que se tem conhecimento — tanto quanto a própria história da humanidade. O uso desses artigos era um ritual muito importante realizado há mais de 6 mil anos, conforme descrito no texto dos Vedas.

As preciosas varetas não só faziam parte de rituais religiosos, mas também representavam a força política do Antigo Egito. Os incensos eram oferecidos aos deuses e somente os sacerdotes tinham acesso a eles para usá-los em cerimônias.

Como é feita a extração do óleo de olíbano?

A árvore de olíbano é de médio a grande porte. Ela tem folhas bem verdes, flores brancas e aromáticas, que são muito desejadas pelas abelhas. O tronco apresenta uma coloração acinzentada e textura semelhante ao papel.

Por ser originário da África e de regiões desérticas, o olíbano é bem resistente à seca e às regiões montanhosas. Então, podemos encontrar a árvore em locais altos e rochosos, pois ela prefere e precisa de luz solar direta e de pouca água.

O óleo é extraído da casca, por meio do processamento da seiva, e pode ser utilizado em cosméticos, tratamentos, massagens e relaxamentos. Após essa extração, o óleo seca e é transformado em resina, que é a matéria-prima do incenso de olíbano.

Quais os benefícios do olíbano?

O óleo de olíbano tem uma importante concentração de agentes anti-inflamatórios, como o ácido boswellico e os terpenos, que também auxiliam na proteção das células. Outros componentes benéficos e que atuam positivamente no nosso sistema nervoso são:

  • alfa-pineno;
  • actanol;
  • acetato de bornil;
  • acetato de incensole;
  • linalol.

Veja, a seguir, qual a ação do óleo de ólibano e quais benefícios ele traz para a nossa saúde.

Diminui dores e inflamações

O óleo de olíbano é uma opção natural para auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias e que causam dor, como artrite, asma, distúrbios intestinais e dores que afetam músculos e tendões. Isso porque a sua ação previne a quebra do tecido cartilaginoso, o que reduz os níveis de inflamação e as dores no corpo.

Auxilia na digestão

Por ter ação que estimula a secreção das enzimas digestivas, o óleo de olíbano auxilia no aumento de produção de urina e relaxa os músculos de todo o trato digestivo. Isso favorece a digestão, sem que a pessoa fique com a sensação de peso no estômago.

Essa ação também promove o alívio de náuseas e inchaços no abdômen quando causados por retenção de líquidos.

É adstringente, antisséptico e antibacteriano

Sabe-se da ação antisséptica e antibacteriana do olíbano desde a antiguidade, pois, como dito, era utilizado na higiene bucal. Por isso, até hoje é usado como forma de prevenir a proliferação de bactérias na pele, na boca e nos ambientes, além de evitar cáries, feridas na região bucal, infecções, mau hálito e gengivite.

Por ter uma potente ação adstringente, o óleo de olíbano também pode ser empregado em tratamentos estéticos naturais, pois atua no fortalecimento das raízes do cabelo e na tonificação da pele.

Quais os benefícios do incenso de olíbano artesanal?

Como explicamos, o incenso de olíbano feito artesanalmente oferece benefícios ao nosso corpo e à nossa mente. Ele ajuda a desenvolver nossa força de vontade e determinação, a elevar o nosso senso de liderança, e a limpar e purificar as nossas energias. Não à toa, o produto é muito empregado em sessões de massagem, meditação e reiki.

No entanto, a ação mais conhecida desse item está relacionada ao combate da depressão, da ansiedade e do estresse. Esse efeito é causado pelo aroma liberado pelo incenso, que proporciona uma sensação de conforto, tranquilidade, serenidade e ação antidepressiva, principalmente em pessoas que são potencialmente estressadas.

Para se beneficiar desses efeitos, é necessário usar o incenso de olíbano artesanal da maneira correta. Depois que acender a vareta, é indicado girá-la três vezes ao redor da sua cabeça e, só então, colocá-la no incensário. Você pode fazer isso todos os dias ou sempre que sentir necessidade, inclusive nos momentos de estresse e ansiedade.

Fora o seu papel de purificar o ambiente, o incenso de olíbano é um aliado poderoso quando o assunto é o alívio dos sintomas de ansiedade, depressão e outros quadros típicos do mundo moderno. Porém, para que você possa usufruir dos benefícios, é preciso utilizar os incensos artesanais, e não aqueles industrializados.

Que tal receber os nossos conteúdos, dicas e novidades por e-mail? É fácil: basta assinar a nossa newsletter!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Response

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest