Conheça os benefícios do incenso de arruda

Conheça os benefícios do incenso de arruda

9 minutos de leitura

O incenso de arruda está entre os melhores incensos e é um dos mais conhecidos.

A arruda é uma planta com aroma bem acentuado e característico, e suas folhas são verdes e pequenas — algumas podem ter uma coloração quase acinzentada quando estão mais velhas. Normalmente, medem no máximo, 1,5 m de altura e têm flores amarelas e pequenas.

Pertencente à família Rutaceae, a arruda é uma planta muito antiga e de origem europeia. Por seus inúmeros benefícios tanto para as emoções quanto para a saúde, é utilizada há milhares de anos por diferentes tradições, regiões e religiões.

Neste artigo, você conhecerá quais são esses benefícios e como acender o incenso de arruda da melhor maneira para a purificação do ambiente. Acompanhe!

Conheça a história e a origem da arruda

Considerada como uma planta medicinal, a arruda é uma herbácea muito utilizada desde a antiguidade para o preparo de sucos, incensos e rituais mágicos. Apesar de a sua origem ser europeia, foi muito presente nas religiões africanas.

Também conhecida como ruta (termo derivado da palavra grega reuo, que significa “deixar livre”) ou rainha das ervas, é nativa do mediterrâneo e usada até a atualidade, principalmente para a proteção.

Já na Roma Antiga, era popularmente utilizada em banhos contra piolhos, sarna e percevejos, e como escalda-pés, em razão de seu poder desinfectante. 

Durante os surtos da peste negra, a arruda foi um santo remédio, pois era misturada em vinagre para a produção de um tônico que, segundo as crenças, afastava as doenças infecciosas.

Já no Brasil colônia era comum que os ramos fossem vendidos como amuletos, com o intuito de fornecer proteção e sorte para quem o utilizasse. 

Entenda os benefícios da arruda

Apesar de já ter sido utilizada há milhares de anos como tempero para carnes, sucos e chás, o seu consumo não é indicado, pois é uma planta abortiva e que pode causar hemorragias, principalmente se utilizada em grandes quantidades — salvo os casos em que haja indicação médica.

Portanto, para se beneficiar de seus efeitos positivos para o corpo e para a mente, o mais aconselhável é fazer o uso do incenso de arruda, desde que seja o artesanal, e de suas folhas. A seguir, conheça quais são os principais benefícios desta herbácea milenar!

Proteção eficaz contra o mau-olhado

Sem sombra de dúvidas, o efeito mais conhecido da arruda é o de proteção contra o mau-olhado. Por isso, é muito associada e característica de benzedeiras, curandeiras e avós que queiram afastar energias negativas de crianças e adultos.

Acredita-se que o uso da arruda blinda as nossas vidas e as nossas emoções contra as más vibrações, tanto de situações cotidianas quanto de pessoas que possam querer nos desejar ou causar algo negativo. 

Essa crença tem origem também na Antiguidade, pois os gatos abominam o aroma da arruda, e, como os felinos eram associados às bruxas e à magia negra durante a Idade Média, essa planta era utilizada como talismã. Daí surge o benefício de que a arruda nos protege contra o mau-olhado e as feitiçarias. 

Uma ótima dica para aqueles dias em que você chega à sua casa se sentindo carregado de energias negativas e pesadas é o banho de arruda, pois, assim, será promovida uma limpeza espiritual em seus chakras, que são os campos energéticos do seu corpo.

Limpeza e purificação energética do ambiente

O uso do incenso de arruda tem a capacidade de purificar o ambiente e melhorar as vibrações. 

Assim como o uso da planta em rituais de afastamento de energias e a utilização de suas folhas atrás da orelha, em bolsos da roupa ou no banho, o incenso artesanal de arruda age promovendo o equilíbrio e absorvendo a negatividade.

Dessa maneira, é criado um ambiente mais positivo, com boas vibrações e agradável, contribuindo para uma vida mais serena, otimista, próspera e com energias positivas.

Combate à ansiedade

O óleo de arruda tem uma importante quantidade de metilheptilcetona, undecanona e metilnonilcetona. 

Essas são substâncias com propriedades calmantes quando inaladas, podendo ser aliadas em tratamentos contra a ansiedade, momentos de agitação emocional, histeria e ataques epiléticos. Além de promoverem limpeza espiritual e emocional.

Alívio para problemas respiratórios

A arruda também é utilizada para tratamentos do corpo e no alívio dos sintomas de algumas doenças, como aquelas respiratórias. Para isso, é comum o uso das folhas molhadas em água úmida, até formarem uma espécie de emplastro.

Após isso, costuma-se colocar sobre a região do tórax na tentativa de curar ou amenizar as crises de tosse e dores causadas pelo inchaço dos pulmões. Esse efeito é gerado pela inalação da arruda, que, no geral, tem a capacidade de auxiliar na abertura dos brônquios.

Alívio para dores de cabeça 

Da mesma forma que é eficaz para o tratamento de ansiedade, substâncias como metilheptilcetona, undecanona e metilnonilcetona também podem ser úteis contra dores de cabeça e enxaqueca. 

Assim, com suas propriedades calmantes, ao serem inaladas conseguem aliviar as dores. 

Uma dica útil é colocar um galhinho de arruda atrás da orelha, que além de te ajudar com as dores, também pode ser uma forma de usar a arruda para afastar energias negativas. 

Função antifúngica

A ação antifúngica da arruda é conhecida desde a antiguidade. Por isso, é muito eficaz e utilizada para tratar os fungos causadores de micoses e dermatites, que podem causar feridas e coceiras na pele. 

Para o efeito, as folhas podem ser colocadas diretamente sobre a parte afetada pelos fungos.

Cicatrização

Outra importante substância encontrada nas folhas da arruda é a alantoína, que tem potente ação cicatrizante, e a quercetina, que tem propriedade analgésica. À vista disso, pode ser utilizada em feridas, queimaduras e machucados, em geral. 

Tratamento de varizes 

Graças às grandes quantidades de rutina em sua composição, a arruda também pode ser utilizada para o tratamento de varizes. 

Isso acontece porque a rutina, ou vitamina P, é um forte antioxidante e é um componente poderoso para o fortalecimento dos vasos sanguíneos. 

Dessa maneira, para evitar o rompimento dos vasos sanguíneos, é recomendado fazer o tratamento com cremes para a pele, que possuem essa substância como princípio ativo. 

Repelente

Outro uso da arruda que pode ser muito útil no dia a dia é utilizando-a como repelente natural. 

A planta ajuda a afastar vários insetos indesejados, como formigas, moscas e pernilongos. Além disso, também pode ser utilizada para tratar sarnas e pulgas nos animais de estimação.

Por se tratar de um ingrediente natural, o uso da arruda como repelente não traz perigos para a sua família. 

Para fazer o inseticida é bem simples. Misture 250ml de álcool comum, com 1 litro de água e 100g de arruda fresca. Bata tudo em um liquidificador, e após peneirar coloque a mistura em um borrifador.

Assim, o inseticida natural já está pronto e pode ser espalhado por toda casa, incluindo o chão, as pias e os armários. 

Herbicida natural

Outro fato interessante sobre a arruda, e que ainda não é tão conhecido, é que já foram publicados estudos que indicam o potencial da planta como herbicida natural.

Ou seja, ela consegue impedir o crescimento de outras plantas, sendo algo muito útil na agricultura. Afinal, é comum que outras plantas cresçam e atrapalhem o desenvolvimento daquelas que estão sendo cultivadas. 

Por isso são usados herbicidas sintéticos, que podem ser prejudiciais às próprias plantas e a saúde humana. 

Contudo, apesar de serem necessários mais estudos para comprovar a eficácia da arruda, utilizá-la com esse intuito seria uma alternativa mais natural e segura. 

Purifique suas energias com o banho de arruda 

O banho de arruda pode ser uma ótima escolha para pessoas que precisam de proteção e também descarregar o corpo de energias negativas. 

Afinal, banhos com ervas são conhecidos pelo poder de equilibrar a vida espiritual.

Por isso, se você precisa se livrar de energias ruins, desânimo e instabilidades emocionais, um banho de arruda pode ajudar a melhorar seu astral e bem-estar. 

O banho pode ser feito uma vez por mês, mas sempre mentalizando sorte e pensamentos positivos. 

Confira duas formas de realizar o banho de arruda e escolha aquela for mais fácil para você. 

Na primeira alternativa, para fazer o banho, separe uma bacia com água e folhas verdes de arruda. Em seguida, amasse as folhas até que o sumo da planta se misture com a água na bacia. 

Se for necessário, utilize algum tipo de amassador para otimizar ainda mais a tarefa e conseguir mais sumos possíveis para o seu banho. Por fim, deixe a mistura descansar por duas horas antes do banho. 

A outra opção é colocar uma vasilha de água para ferver. Quando o líquido começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as folhas de arruda. 

Assim que a mistura começar a esfriar, retire os ramos de arruda e quando atingir a temperatura ambiente você já pode utilizá-la. 

Após o momento inicial de preparação, o ritual do banho se mantém o mesmo para ambos os casos. 

Ou seja, durante o banho, jogue a mistura a partir dos ombros, mantendo sempre em mente os pensamentos positivos. 

A mentalização é parte essencial do processo para que as energias positivas atraídas se mantenham presentes em sua vida. 

O ritual deve ser feito descalços, e a água do banho deve secar naturalmente no corpo, sendo assim, não utilize toalhas. 

Outro ponto importante é usar apenas roupas brancas após o processo. Também é importante lembrar que toda a água e folhas utilizadas precisam ser devolvidas para a natureza, podendo ser descartadas em jardins ou águas correntes. 

Por que utilizar incensos? 

Assim como a arruda, os incensos também possuem uma história milenar, integrando rituais em várias culturas ao redor do mundo, principalmente em cerimônias religiosas. 

Acredita-se que o uso de incensos vem desde o Egito Antigo, em uma época que se acreditavam que a fumaça libera durante a queima fosse uma forma de conexão entre o plano físico, dos homens, e o plano espiritual, dos deuses. 

Contudo, sempre ligado a atividades místicas, hoje, os incensos também podem ser utilizados para fins terapêuticos. 

Por serem compostos por ervas e plantas, o incenso pode ser uma alternativa para quem busca pelas propriedades da substância. 

Sendo assim, os incensos feitos artesanalmente, utilizando substâncias orgânicas, podem trazer inúmeros benefícios, indo de acordo com as propriedades de cada erva usada em sua composição. 

Atualmente, além de serem utilizados em rituais específicos de purificação do ambiente, os incensos também podem ser companheiros ideias para momentos de concentração e relaxamento, como práticas de yoga e meditação.

Saiba como usar o incenso de arruda corretamente

Para se beneficiar das ações do incenso de arruda, é preciso que se use somente aqueles que são artesanais, e não industrializados. Para tal, você pode comprar online, sem precisar sair de casa.

A utilização do incenso não se dá para aromatizar ambientes, mas, sim, para equilibrar as energias, melhorando diferentes aspectos do nosso corpo e da nossa mente. Portanto, o cheiro que ele deixa é somente um bônus, digamos assim.

No entanto, é importante usar essas “varetinhas” poderosas da maneira correta, tanto para evitar acidentes quanto para se beneficiar de seus efeitos. Primeiro, você precisará de um incensário, que mantém o incenso seguro, evitando que ele caia e queime o que estiver perto.

Antes de acendê-lo, mentalize coisas boas e pense somente em aspectos positivos, principalmente naqueles que você deseja alcançar. Depois, o mais indicado é utilizar fósforos, e não isqueiro, pois essa é uma maneira de respeitar os relacionamentos entre as forças espirituais.

Se você deseja purificar o ambiente, após acender o incenso, percorra a sua casa com a vareta em mãos, passando em todos os cômodos e voltando no sentido contrário. 

Entretanto, se precisa alinhar as suas energias, passe o incenso em volta da sua cabeça, mas sempre com cuidado para não se queimar e, na sequência, coloque-o em um lugar seguro e pense naquilo que deseja.

O incenso de arruda é uma ótima e milenar maneira de purificar o ambiente e as nossas energias. Conhecida por sua ação protetora, essa planta pode ser facilmente cultivada e encontrada em diferentes regiões, pois se adapta muito bem às diferentes temperaturas.

Agora, o que acha de se beneficiar dessa planta? Então, acesse o nosso site e adquira já o seu incenso natural com as 7 ervas sagradas, incluindo a arruda!

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conhecer outras ervas, suas propriedades e como elas podem contribuir para o seu bem-estar.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Response

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest