quinta-feira, julho 18, 2024
Anúncio
InícioIncensoIncenso de citronela: um guia completo da Fênix

Incenso de citronela: um guia completo da Fênix

O Incenso de citronela é um ingrediente mágico que tem encantado os seres humanos há milênios. Com suas propriedades distintas, tornou-se a escolha favorita de muitos em busca de serenidade e equilíbrio.  Mas por que é tão importante saber sobre o incenso de citronela? Com a sua fragrância refrescante e propriedades repelentes naturais, não se […]

O Incenso de citronela é um ingrediente mágico que tem encantado os seres humanos há milênios. Com suas propriedades distintas, tornou-se a escolha favorita de muitos em busca de serenidade e equilíbrio. 

Mas por que é tão importante saber sobre o incenso de citronela? Com a sua fragrância refrescante e propriedades repelentes naturais, não se trata apenas de um ritual sagrado, mas também de um aliado na manutenção da sua tranquilidade e bem-estar. 

Este guia completo irá mergulhar no universo dos incensos , destacando o incenso de citronela. Portanto, se você deseja descobrir mais sobre este incrível produto da Mãe Natureza, está no lugar certo. Vamos explorar juntos!

O que é incenso de citronela?

O incenso de citronela é um produto natural fabricado a partir do óleo da planta de citronela, um tipo de grama aromática originária da Ásia. 

Este particular incenso tem uma fragrância fresca e limpa que é instantaneamente reconhecível, e é comumente usado não só por suas propriedades perfumadoras, mas também por suas virtudes repelentes naturais.

História e origem da citronela

Historicamente, a citronela é uma planta muito apreciada. Ela é conhecida e utilizada há séculos, principalmente nos países do sul da Ásia, como Índia, Indonésia e Sri Lanka. 

As pessoas desses países descobriram rapidamente que o óleo dessa planta poderia ser útil para afastar mosquitos e outros insetos pequenos. 

Em vista disso, a citronela acabou se tornando uma planta de grande importância econômica e comercial, cultivada em grande escala para atender à demanda de sua ampla gama de usos.

Tipos de citronela

Quando falamos de citronela, a primeira impressão que temos é que existe apenas um tipo no mundo. Porém, não se engane! Essa planta possui dois tipos diferentes no meio ambiente.

A Cymbopogon winterianus, nome científico, é mais alta e seu óleo essencial se encontra em sua folha. Ela pode chegar até mesmo a dois metros, um tamanho bastante considerável.

Já a Cymbopogon nardus é um pouco menor e menos comum, pois ela se prolifera apenas em solos férteis. Mas apenas de serem distintas, as suas propriedades medicinais são as mesmas e agem de forma semelhante no organismo humano.

Como é produzido o incenso de citronela?

A produção do incenso de citronela é um processo que requer atenção aos detalhes e um toque artesanal. O primeiro passo na fabricação inclui a obtenção do óleo essencial de citronela, que é o ingrediente principal e dá ao incenso seu aroma característico. 

Além disso, são adicionadas resinas de breu branco e olíbano. Essas resinas naturais têm propriedades calmantes e são conhecidas por melhorar a qualidade do incenso. Feito isso, adiciona-se carvão vegetal à mistura, para dar propriedades de queima prolongada.

Finalmente, o álcool de cereal é usado para unir todos os ingredientes em uma pasta coesa. A pasta é então moldada em varetas de incenso e deixada para secar. O resultado é um incenso de citronela de alta qualidade, que quando queimado, libera um cheiro cítrico e repelente repleto de benefícios.

Afinal, quais os benefícios do incenso de citronela?

imagem ilustrativa incenso de citronela1

O incenso de citronela vem ganhando notoriedade devido aos seus profundos benefícios. Seja para meditação, para atuar como repelente natural ou para aromaterapia, as aplicações são vastas, tornando-o uma parte essencial de qualquer ambiente.

Para meditação

Para meditação, o incenso de citronela é um verdadeiro companheiro. A prática da meditação requer um ambiente propício que contribua para o relaxamento e a concentração. 

A fragrância fresca e calmante do incenso de citronela cria uma atmosfera tranquila, perfeita para a quietude e interiorização buscadas na meditação. 

Além disso, sua fumaça dançante ajuda a concentrar a mente e a conduzir os pensamentos – uma estratégia usada por praticantes de meditação há séculos.

Como repelente natural

Ontem como um repelente natural, o incenso de citronela é imbatível. O mosquito, um dos maiores incômodos nas noites de verão, tem uma aversão natural ao cheiro da citronela. 

Quando o incenso é aceso, seu aroma distinto, que é bastante agradável para a maioria dos humanos, dissuade os mosquitos e outros pequenos insetos de se aproximarem. 

Isso proporciona um método não tóxico e ambientalmente amigável de manter essas pragas longe, permitindo que você aproveite suas noites tranquilamente.

Para aromaterapia

A aromaterapia é outra área em que o incenso de citronela brilha. A aromaterapia é uma prática antiga que usa óleos de plantas para promover a saúde e o bem-estar. O aroma do incenso de citronela pode ter efeitos calmantes sobre a mente e o corpo, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. 

Além disso, o cheiro revigorante de citronela pode ajudar a promover a clareza mental e aumentar o foco, tornando-o uma ótima escolha para ambientes de trabalho ou estudo.

Revitalização de energias

Se você tem percebido muito cansaço e sensação de peso no corpo e no ambiente, o incenso de citronela também é um ótimo aliado.

Por ter energia bem dinâmica e pura, tem a capacidade de revitalizar locais que passam muito tempo fechados e que, com isso, acabam acumulando energias negativas. 

Portanto, ao acender a sua vareta, que precisa ser artesanal e não industrializada, você sentirá que as energias do ambiente ficam mais leves e positivas, além de notar uma sensação de corpo e mente revitalizados, relaxados e com os sentimentos equilibrados.

Para isso, basta acendê-lo e espalhar a fumaça por toda a casa, já que ela não atingirá todos os cômodos se estiver fixa somente no quarto, por exemplo. E não se esqueça de sempre tomar cuidado para não se queimar e não deixar o incenso perto de outros objetos, a fim de evitar acidentes.

Para a intensificação do efeito revitalizante, o incenso de citronela é geralmente misturado a resinas de breu branco e olíbano, que também são poderosos agentes contra energias negativas e pesadas que podem acabar se acumulando dentro da nossa casa e também no nosso corpo.

O incenso de citronela serve para purificação de ambientes 

Com ação que inibe odores de mofo e umidade, o incenso de citronela artesanal é capaz de melhorar a circulação e a qualidade do ar no ambiente em que é queimado.

Esse efeito é causado pelo agradável aroma e pelas propriedades calmantes da resina, que proporcionam a sensação de bem-estar e leveza no local.

Ao eliminar as impurezas do ar, o aroma de citronela ajuda a propagar uma sensação de tranquilidade pelo ambiente, diminuindo os efeitos nocivos do estresse e do cansaço mental.

Exatamente por esse efeito é que o incenso de citronela é muito utilizado em rituais, massagens, meditações e em terapias alternativas, como o reiki. Outra forma de purificação do ambiente é por meio da limpeza energética e astral da sua casa.

  • Para isso, acenda o incenso de citronela, passe a fumaça em todos os cantos da casa, pois são locais que costumam acumular energias pesadas e negativas;
  • Depois, espalhe a fumaça pela porta de entrada, corredores e escadas — que é por onde pessoas com más intenções e energias negativas podem entrar e circular;
  • Por fim, passe-o por três vezes ao redor da sua cabeça.

Esse processo é bastante positivo para momentos da vida em que você sente baixo astral, peso e muitas coisas ruins acontecendo em pouco espaço de tempo.

Em outras palavras, é um procedimento que, além de purificar, promove a renovação astral na sua residência ou até mesmo no seu local de trabalho.

Antidepressivo 

Os incensos são muito utilizados como complemento para distúrbios psicológicos, alterações do sono e como tratamento complementar para diversas condições. A citronela, por exemplo, é muito utilizada como calmante, antidepressivo e diminuidor de aflições.

Isso acontece porque a fumaça dos incensos artesanais de citronela tem propriedades medicinais, que são preservadas em seu processo produtivo.

Dessa maneira, ao queimá-lo, estará liberando a essência e frescor do aroma, que atuam em seus neurotransmissores, resultando em tranquilidade e sensação de esperança.

O aroma refrescante da citronela também ajuda a aliviar o clima durante os dias de calor, despertando sentimentos de paz, calma e relaxamento.

No entanto, é importante ressaltar que esse é somente um tratamento auxiliar, ou seja, caso você sofra de outros problemas psicológicos ou esteja notando sinais de depressão, é imprescindível fazer o acompanhamento com um médico especialista.

Foco e equilíbrio com o incenso de citronela

Sabe aqueles momentos da vida em que você sente uma estagnação no âmbito pessoal e profissional? Isso pode acontecer em razão de energias pesadas que estejam bloqueando a sua produtividade e crescimento.

Nesse sentido, o incenso de citronela auxilia na diminuição da preguiça e do comodismo, já que, como dito, ele atua na revitalização do corpo e da mente e também do ambiente.

A perda de ânimo prejudica a execução das atividades do dia a dia, pois tornam-se mais trabalhosas e assim os resultados podem deixar a desejar. Para auxiliar nesse caso, aproveite o poder revitalizador do incenso de citronela para adquirir mais energia e encarar com disposição a rotina.

Em razão disso, um dos efeitos percebidos é a renovação do seu foco e o equilíbrio de sentimentos e emoções, fazendo com que você sinta mais motivação para alcançar seus objetivos.

Ação bactericida e antifúngica

A planta de citronela age diretamente no organismo e serve para combater bactérias e fungos. Suas propriedades são conhecidas para o cuidado do bem-estar do corpo e ótimas para tratar problemas relacionados a infecções do tipo.

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Tocantins e pela Universidade Federal de Campina Grande, ambas do nordeste brasileiro, o óleo essencial de citronela age contra a bactéria Erwinia carotovora e contra o fungo Amphobotrys ricini.

A pesquisa sobre a bactéria Erwinia carotovora considerou um ambiente quente e úmido, onde há maior proliferação. A ação bactericida fitopatogênica da citronela controlou a disseminação em outras plantas apenas com o seu óleo essencial.

Já o fungo Amphobotrys ricini, que teve o óleo essencial usado como “remédio”, não se proliferou em uma alíquota, mostrando para que serve a citronela e tendo suas propriedades antifúngicas comprovadas cientificamente. 

Cuidados ao usar o incenso de citronela

imagem ilustrativa incenso de citronela2

Aqui entra a boa e velha máxima de que tudo em excesso prejudica.  A inalação de qualquer fumaça em grande quantidade e frequência pode inflamar as vias aéreas e causar doenças respiratórias.

O uso do incenso de forma excessiva não é somente a fumaça, mas também a composição química que foi utilizada. Como dissemos acima, escolha um produto artesanal com substâncias naturais e de qualidade que não prejudicam a saúde.

Outra questão muito importante é que o incenso não deve ser queimado em ambientes fechados. Recomenda-se que o lugar seja o mais arejado possível, para evitar a concentração da fumaça.

O incenso não é indicado para bebês ou idosos, uma vez que possuem imunidade mais baixa e assim ficam mais susceptíveis às reações alérgicas e complicações no sistema respiratório.

No caso do idoso, há ainda o ressecamento das vias aéreas superiores, o que causa uma sensibilidade maior ao incenso. O fato é que o uso com moderação do incenso de citronela, assim como os demais, não faz mal, pelo contrário. 

Em relação ao efeito repelente, é importante lembrar que ele só funciona enquanto o aroma da vareta está no ambiente. Então, para ter mais qualidade e potencializar os efeitos, opte sempre pelos incensos artesanais.

Onde comprar incenso de citronela?

Na hora de comprar incenso de citronela, é importante escolher um fornecedor confiável que garanta a qualidade e pureza dos ingredientes utilizados. Neste caso, uma ótima opção é a Fênix Incensos. 

Desde 1990, a empresa se dedica a produzir incensos naturais e artesanais, preservando o aroma puro da natureza em cada vareta. A Fênix valoriza o carinho e a qualidade em todos os processos, gerando produtos finais com alto padrão de qualidade. 

Além disso, por serem produzidos de forma artesanal, cada incenso mantém a característica individual dos ingredientes, garantindo a autenticidade do aroma da citronela. 

Para avaliar a qualidade do incenso, você pode observar a uniformidade, o aroma, a durabilidade da queima e a pureza dos ingredientes usados. Com a Fênix Incensos, essas preocupações são mínimas, pois a empresa assegura essa qualidade ao cliente. 

Comprometidos com a satisfação, eles disponibilizam os produtos em sua loja online para facilitar a compra.

Na Fênix você encontra incenso de citronela de qualidade

Como vimos, o  incenso de citronela conquistou seu espaço graças ao seu aroma agradável e propriedades repelentes. Com origem em terrenos ricos na Ásia e produzido de maneira artesanal, ele oferece inúmeros benefícios. 

Na Fênix Incensos, você encontra incenso de citronela de qualidade, produzido com dedicação e atenção aos detalhes. Afinal, a Fênix preza por produtos que mantêm a autenticidade dos aromas naturais. 

Sendo assim, compre agora mesmo o seu incenso de citronela na Fênix e se beneficie do seu aroma, efeitos relaxantes e repelentes.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog da Fênix!

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES