Benefícios da citronela: para que serve o incenso dessa planta?

Benefícios da citronela: para que serve o incenso dessa planta?

11 minutos de leitura

Você sabe para que serve a citronela? Apesar de ser muito utilizada para repelir insetos, ela possui vários outros benefícios para nossa saúde e bem-estar. 

Purifica e revitaliza as energias do ambiente, proporciona uma sensação de assepsia e melhora a circulação do ar.

A citronela, cientificamente chamada de Cymbopogon winterianus, é uma planta medicinal muito utilizada na aromaterapia. Sua coloração é de um verde bem vivo, de folhas longas e nervuradas que crescem em grandes moitas de capim.

Seu cheiro característico e seus benefícios são preservados no incenso de citronela, que serve para efeitos que vão muito além de um simples aromatizador de ambientes.

Típica da região da Índia, Sri Lanka e Indonésia, por ser de simples cultivo e de fácil adequação a diversas temperaturas, a citronela se adapta a diferentes regiões do mundo.

Há pouco mais de meio século que se tornou mais conhecida e usada no Ocidente. É bastante comum no clima tropical e pode ser plantada em boa parte das regiões do Brasil.

Seu uso pode ser feito em forma de home sprays, como óleo essencial puro. Assim, saiba para que serve a citronela, seu incenso e conheça mais sobre essa espécie vegetal.

Para que serve o incenso de citronela 

As primeiras utilizações da citronela e seu incenso tinham como finalidade repelir insetos de forma bem eficaz e natural, além da prevenção e tratamento de algumas doenças causadas por insetos

Porém, com o passar dos anos, diversos outros efeitos foram percebidos e comprovados. Com aroma cítrico e adocicado, o incenso de citronela possui funções terapêuticas que proporcionam uma sensação muito agradável.

folha de citronela para que serve incenso fenix

Revitaliza e purifica a energia do ambiente em que é usado, causa um efeito de assepsia e melhora a circulação do ar, eliminando odores de mofo e deixando o ambiente mais agradável.

A citronela em forma de incenso é a melhor alternativa para desfrutar dos diversos benefícios da planta, uma vez que consegue preservar as particularidades e as qualidades da substância.

A seguir, conheça quais são os principais benefícios de utilizar o incenso de citronela sempre que sentir necessidade. Veja só.

1. Para que serve a citronela: repelente natural 

Sem sombra de dúvidas, o efeito mais conhecido da citronela é o de repelir insetos que ficam dentro de casa, como pernilongos e também aqueles que perturbam gados, incluindo o carrapato.

Essa ação é resultado de três componentes extraídos do óleo da planta: o citronelal, o limoneno e o geraniol. A percepção desses ativos da citronela é ativada pelas proteínas presentes nos poros dos insetos, que funcionam como receptores de agentes perigosos para eles.

Com isso, chegam mensagens químicas no cérebro de mosquitos, moscas, carrapatos, besouros e outros, resultando na reação de aversão, o que faz com que eles deixem o ambiente e fiquemos livres desses insetos.

2. Revitalização de energias

Se você tem percebido muito cansaço e sensação de peso no corpo e no ambiente, o incenso de citronela também é um ótimo aliado.

Por ter energia bem dinâmica e pura, tem a capacidade de revitalizar locais que passam muito tempo fechados e que, com isso, acabam acumulando energias negativas. 

Portanto, ao acender a sua vareta, que precisa ser artesanal e não industrializada, você sentirá que as energias do ambiente ficam mais leves e positivas, além de notar uma sensação de corpo e mente revitalizados, relaxados e com os sentimentos equilibrados.

Para isso, basta acendê-lo e espalhar a fumaça por toda a casa, já que ela não atingirá todos os cômodos se estiver fixa somente no quarto, por exemplo. E não se esqueça de sempre tomar cuidado para não se queimar e não deixar o incenso perto de outros objetos, a fim de evitar acidentes.

Para a intensificação do efeito revitalizante, o incenso de citronela é geralmente misturado a resinas de breu branco e olíbano, que também são poderosos agentes contra energias negativas e pesadas que podem acabar se acumulando dentro da nossa casa e também no nosso corpo.

3. Citronela serve para purificação de ambientes 

Com ação que inibe odores de mofo e umidade, o incenso de citronela artesanal é capaz de melhorar a circulação e a qualidade do ar no ambiente em que é queimado.

Esse efeito é causado pelo agradável aroma e pelas propriedades calmantes da resina, que proporcionam a sensação de bem-estar e leveza no local.

Ao eliminar as impurezas do ar, o aroma de citronela ajuda a propagar uma sensação de tranquilidade pelo ambiente, diminuindo os efeitos nocivos do estresse e do cansaço mental.

Exatamente por esse efeito é que o incenso de citronela é muito utilizado em rituais, massagens, meditações e em terapias alternativas, como o reiki. Outra forma de purificação do ambiente é por meio da limpeza energética e astral da sua casa.

Para isso, acenda o incenso de citronela, passe a fumaça em todos os cantos da casa, pois são locais que costumam acumular energias pesadas e negativas.

Depois, espalhe a fumaça pela porta de entrada, corredores e escadas — que é por onde pessoas com más intenções e energias negativas podem entrar e circular. Por fim, passe-o por três vezes ao redor da sua cabeça.

Esse processo é bastante positivo para momentos da vida em que você sente baixo astral, peso e muitas coisas ruins acontecendo em pouco espaço de tempo.

Em outras palavras, é um procedimento que, além de purificar, promove a renovação astral na sua residência ou até mesmo no seu local de trabalho.

4. Antidepressivo 

Os incensos são muito utilizados como complemento para distúrbios psicológicos, alterações do sono e como tratamento complementar para diversas condições. A citronela, por exemplo, é muito utilizada como calmante, antidepressivo e diminuidor de aflições.

Isso acontece porque a fumaça dos incensos artesanais de citronela tem propriedades medicinais, que são preservadas em seu processo produtivo.

beneficios citronela para que serve incenso fenix

Dessa maneira, ao queimá-lo, estará liberando a essência e frescor do aroma, que atuam em seus neurotransmissores, resultando em tranquilidade e sensação de esperança.

O aroma refrescante da citronela também ajuda aliviar o clima durante os dias de calor, despertando sentimentos de paz, calma e relaxamento.

No entanto, é importante ressaltar que esse é somente um tratamento auxiliar, ou seja, caso você sofra de outros problemas psicológicos ou esteja notando sinais de depressão, é imprescindível fazer o acompanhamento com um médico especialista.

5. Para que serve o incenso de citronela: Foco e equilíbrio 

Sabe aqueles momentos da vida em que você sente uma estagnação no âmbito pessoal e profissional? Isso pode acontecer em razão de energias pesadas que estejam bloqueando a sua produtividade e crescimento.

Nesse sentido, o incenso de citronela auxilia na diminuição da preguiça e do comodismo, já que, como dito, ele atua na revitalização do corpo e da mente e também do ambiente.

A perda de ânimo prejudica a execução das atividades do dia a dia, pois tornam-se mais trabalhosas e assim os resultados podem deixar a desejar.

Para auxiliar nesse caso, aproveite o poder revitalizador do incenso de citronela para adquirir mais energia e encarar com disposição a rotina.

Em razão disso, um dos efeitos percebidos é a renovação do seu foco e o equilíbrio de sentimentos e emoções, fazendo com que você sinta mais motivação para alcançar seus objetivos.

Para que serve a citronela? Ação bactericida e antifúngica

A planta de citronela age diretamente no organismo e serve para combater bactérias e fungos. Suas propriedades são conhecidas para o cuidado do bem-estar do corpo e ótimas para tratar problemas relacionados a infecções do tipo.

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Tocantins e pela Universidade Federal de Campina Grande, ambas do nordeste brasileiro, o óleo essencial de citronela age contra a bactéria Erwinia carotovora e contra o fungo Amphobotrys ricini.

A pesquisa sobre a bactéria Erwinia carotovora considerou um ambiente quente e úmido, onde há maior proliferação. A ação bactericida fitopatogênica da citronela controlou a disseminação em outras plantas apenas com o seu óleo essencial.

Já o fungo Amphobotrys ricini, que teve o óleo essencial usado como “remédio”, não se proliferou em uma alíquota, mostrando para que serve a citronela e tendo suas propriedades antifúngicas comprovadas cientificamente. 

Combate ácaros, colaborando para a limpeza da casa

Um problema muito latente nas casas dos brasileiros é o acúmulo de ácaros, combatê-los está entre as funções para que serve a citronela.

Os ácaros são pequenos animais, da família dos carrapatos e das aranhas, que se proliferam em ambientes com muita poeira e descamação de pele humana.

O nosso corpo naturalmente perde pequenas quantidades de pele, em um processo de limpeza e renovação. Locais que são pouco arejados e que têm acúmulo de poeira se tornam um prato cheio para que eles se reproduzam.

limpeza estofados combate fungos incenso fenix

E para quem não sabe para que serve a citronela, essa é outra de suas funções, entre muitas outras que ela possui. 

É possível misturar o óleo essencial dessa planta com água e passar nos lugares onde os ácaros se acumulam.

Além de matar esses pequenos animais, impossíveis de ver a olho nu, o ambiente fica muito mais limpo e evita alergias frequentes. Assim, a planta é excelente para quem tem problemas como asma, bronquite, rinite ou sinusite. 

Para que serve a citronela? Tratamento de convulsões

Estudos da revista Phytomedicine apresentou estudos em que o óleo de citronela é capaz de controlar problemas com convulsões e servir até mesmo como um tratamento alternativo para cuidar de pessoas que sofrem com isso. 

Pacientes que são diagnosticados com epilepsia, por exemplo, podem ingerir chá de citronela para controlar as crises e evitar que as convulsões aconteçam com frequência. 

O óleo dessa planta também ajuda na resposta motora do organismo em relação à toques e à falta de coordenação motora para fazer alguns movimentos específicos.

Citronela também serve para tratar inflamações e aliviar dores

Se você está se perguntando para que mais serve a citronela, há outra função muito interessante: ela é anti-inflamatória. 

Para pessoas que estão com problemas inflamatórios, como úlceras ou até mesmo necroses no corpo, é possível usar o óleo essencial dessa planta como uma terapia secundária e cuidar da área afetada.

É importante destacar que deve ser usado o óleo essencial de citronela 100% natural, já que o sintético apenas solta sua fragrância para aromatizar o ambiente. Não há propriedades para o bem-estar do corpo em óleos criados em laboratório.

Para que serve a citronela? Chá ajuda a emagrecer

Você sabia que é possível fazer um chá de citronela em casa para emagrecer? A função anti-inflamatória diminui o inchaço no corpo e age como um redutor de medidas para pessoas que querem subir na balança e ver um quilinhos a menos.

Por isso, vamos ensinar uma receita excelente para você fazer agora mesmo! Veja o que é preciso:

  1. Pegue duas folhas de citronela que estejam novas, nada de secas
  2. Encha uma xícara de água e aqueça
  3. Quando a água ferver, adicione as folhas e espere 10 minutos
  4. Coe o chá e tome bem quente

É importante destacar que a adição de açúcares pode interferir no efeito do chá de citronela no organismo. Por isso, a indicação é que tome dessa forma, sem colocar nenhum outro ingrediente. 

Onde comprar incenso de citronela 

O incenso de citronela pode ser encontrado em lojas físicas, centros de meditação e yoga e também pela internet, através de lojas virtuais de fabricantes e importadoras.

Dê preferência ao incenso artesanal, pois o processo de fabricação comparado ao industrial respeita bem mais a natureza. Desde a fase de extração das resinas e escolha das plantas que são agregadas ao produto até a secagem, tudo é preparado de acordo com o ciclo ecológico.

Além disso, a receita de um incenso artesanal conta com ingredientes naturais, de forma a garantir a produção de um incenso mais puro e genuíno.

Isso é muito importante para evitar danos à saúde, uma vez que existem incensos que podem ser prejudiciais quando fabricados com materiais tóxicos para os pulmões e vias respiratórias.

A Fênix Incensos trabalha no mercado brasileiro desde 1990 e desenvolve incensos artesanais e com desenho próprio, criados com elementos totalmente naturais. O de citronela é um dos mais vendidos e que ajuda muitas pessoas.

Com total consciência e respeito ao meio ambiente, promove-se maior harmonia e conexão entre o planeta, nosso estado de espírito e as pessoas.

Tipos de citronela

Quando falamos de citronela, a primeira impressão que temos é que existe apenas um tipo no mundo. Porém, não se engane! Essa planta possui dois tipos diferentes no meio ambiente.

planta citronela para que serve beneficios incenso fenix

A Cymbopogon winterianus, nome científico, é mais alta e seu óleo essencial se encontra em sua folha. Ela pode chegar até mesmo a dois metros, um tamanho bastante considerável.

Já a Cymbopogon nardus é um pouco menor e menos comum, pois ela se prolifera apenas em solos férteis. Mas apenas de serem distintas, as suas propriedades medicinais são as mesmas e agem de forma semelhante no organismo humano.

O incenso de citronela pode fazer mal? 

Aqui entra a boa e velha máxima de que tudo em excesso prejudica.  A inalação de qualquer fumaça em grande quantidade e frequência pode inflamar as vias aéreas e causar doenças respiratórias.

O uso do incenso de forma excessiva não é somente a fumaça, mas também a composição química que foi utilizada. Como dissemos acima, escolha um produto artesanal com substâncias naturais e de qualidade que não prejudicam a saúde.

Outra questão muito importante é que o incenso não deve ser queimado em ambientes fechados. Recomenda-se que o lugar seja o mais arejado possível, para evitar a concentração da fumaça.

O incenso não é indicado para bebês ou idosos, uma vez que possuem imunidade mais baixa e assim ficam mais susceptíveis às reações alérgicas e complicações no sistema respiratório.

No caso do idoso, há ainda o ressecamento das vias aéreas superiores, o que causa uma sensibilidade maior ao incenso.

O fato é que o uso com moderação do incenso de citronela, assim como os demais, não faz mal, pelo contrário. Como vimos acima, a citronela traz grandes benefícios, sendo indicada sempre que sentir um dos sintomas citados (desmotivação, preguiça, ambiente negativo etc.).

Em relação ao efeito repelente, é importante lembrar que ele só funciona enquanto o aroma da vareta está no ambiente. Então, para ter mais qualidade e potencializar os efeitos, opte sempre pelos incensos artesanais.Gostou de saber mais sobre a função da citronela? Para obter todos esses benefícios, conheça e adquira já o seu incenso de citronela totalmente artesanal!

Incenso artesanal

de Citronela

Acesse nossa loja online para comprar
o Incenso Artesanal de Citronela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Response

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest