Incenso de breuzinho: conheça a origem e benefícios

Incenso de breuzinho: conheça a origem e benefícios

7 minutos de leitura

O incenso de breuzinho é muito popular no Brasil. A resina é extraída de uma árvore na Amazônia e já era utilizada pelos índicos de forma medicinal. Conhecido como a “mirra brasileira”, o breuzinho (ou Breu branco) proporciona diversos benefícios físicos e mentais. 

Neste artigo, entenda melhor qual a origem, os principais benefícios e para que serve o incenso de breuzinho. Confira!

O que é o breuzinho?

incenso-de-breuzinho

O breuzinho é uma resina extraída de uma árvore da Amazônia, mas que também é encontrada em Minas Gerais, Bahia e Goiás. Além disso, a árvore é encontrada também em países como Suriname, Colômbia, Venezuela e Paraguai. 

O pequeno breu castanho ou branco extraído da árvore, tem propriedades medicinais e terapêuticas cientificamente comprovadas. 

O suco branco brilhante, que escorre com seu aroma próprio e agradável, é colhido há milhares de anos pelos povos indígenas e usado em ritos de cura, cerimônias sagradas e como remédio para curar o corpo físico. 

Da mesma forma como é feita a extração da borracha da seringueira, o breuzinho é extraído sem o corte da árvore. Isso significa que a correta extração estimula corretamente uma maior produção da resina de breuzinho na árvore. Somente após isso se inicia o processo para produção do incenso de breuzinho. 

O breuzinho no Brasil

Conta a lenda que quando a primeira missa foi rezada no Brasil, dia 26 de julho de 1500, padres jesuítas pediram para incensar, com Breuzinho, o local onde a seria celebrada a cerimônia. Assim, se esperava que as boas vibrações pudessem se espalhar por ali. 

A história dessa seiva, que se petrifica ao ser retirada de uma árvore, se funde à história de nosso país. A árvore denominada cientificamente como Burseraceae, possui diferentes gêneros e é encontrada em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo, sendo muito comum na região da Amazônia. 

Os indígenas, em sua sintonia com a natureza, já sabiam como utilizar o Breuzinho em diversas situações. Ao passarem esse conhecimento para frente, o uso do Breuzinho como goma ou resina, acabou caindo no gosto popular.

O uso pelos nativos

incenso de breuzinho

Se você fosse um nativo da floresta tropical, como a Amazônia, com certeza teria o Breuzinho como uma ferramenta importante para seu dia a dia. Essa resina é usada até hoje nas festas religiosas dos indígenas, de consagração e também em devoção às divindades da floresta. 

Mas, os índios perceberam que é muito útil como repelente e que também continha propriedades medicinais, sendo usada por eles para tratar diversas enfermidades.  

Segundo pesquisadores, os fins medicinais seriam por causa de seu poder anti-inflamatório, antialérgico, expectorante e até cicatrizante. 

É uma das poucas árvores dentro do sistema da floresta que não tem nenhuma toxicidade.

O uso na indústria

Uma curiosidade é que o Breuzinho é uma poderosa cola e os indígenas também já sabiam disso. Por isso, é um dos materiais usados pelos nativos para calafetar suas canoas e, devido a seu poder colante, é bastante utilizado pela indústria de verniz e na vedação de embarcações. 

Além disso, também é largamente explorada na indústria de perfume por causa do seu aroma e na fabricação de incenso de breuzinho artesanal.

Benefícios do breuzinho

Há anos, os povos aproveitam os variados benefícios do breuzinho. Além disso, ele ajuda no tratamento de doenças crônicas do trato respiratório como asma, bronquite e várias tosses.

Também pode melhorar a concentração mental e é uma boa maneira de melhorar a memória. Nós também podemos enumerar outros benefícios. Vamos conferir? 

Purificação do ambiente

Outro benefício das gotas de breuzinho é a purificação do ambiente. A resina também é usada como incenso para limpar o ambiente espiritual, remover as energias negativas e tornar o ambiente harmonioso e saudável. Além do incenso, você pode utilizar o spray de breuzinho

Harmoniza e equilibra emoções

Como estão suas emoções? Quando passamos por situações difíceis e cansaço, por exemplo, nossas emoções ficam desequilibradas. E esse é um dos principais benefícios do breuzinho. 

O incenso natural de breuzinho purifica intensamente e harmoniza a atmosfera dos ambientes em que são colocados, como casa, clínica ou escritório. Além disso, auxilia na organização dos pensamentos, ajudando o equilíbrio das emoções.

Auxilia a concentração

breuzinho

Atualmente, muitos fatores afetam nossa concentração. Como o estresse do dia a dia, excesso do uso das redes sociais, tarefas domésticas, comportamento multitarefas, cansaço e até doenças mentais como ansiedade e depressão. 

Para lidar com essa situação, o breuzinho pode ser um grande aliado porque, entre os benefícios do incenso natural, está a melhoria na capacidade de concentração, clareza mental e aumento da atenção

Efeitos do incenso de breuzinho

O incenso Fênix de Breuzinho traz alguns dos benefícios da resina de Breu para a sua casa. Ele tem capacidade de purificar um ambiente energético e espiritualmente. 

Quando a resina é queimada, ela se transforma os miasmas do local e ajuda a promover a centralização das pessoas e também a trazer mais tranquilidade para quem está neste local. 

Da mesma forma, o incenso de breuzinho proporciona outros excelentes efeitos. Confira!

Afasta más vibrações

Um dos melhores efeitos do incenso breuzinho é que ele ajuda a limpar e purificar todas as substâncias nocivas presentes no meio ambiente. Por isso, é excelente para quem deseja atrair energia positiva para todos os aspectos da vida. 

Esse processo é importante porque também ajuda a proteger nossa aura e evita que más vibrações nos afetem e que lugares e pessoas absorvam nossa energia. Ou seja, também evita um desequilíbrio em nossos chackras.

Auxilia o poder de decisão

Os efeitos benéficos não param por aí. O breuzinho é usado para purificar energias, equilibrar emoções, clarear a mente e melhorar a capacidade de tomada de decisão. Ele usa o poder da natureza para dar mais calma, foco e perspectiva para que possamos nos livrar do estado mental caótico e tomar melhores decisões e nos livrar da baixa energia. 

Promove calma e tranquilidade

incenso-de-breuzinho

Outro benefício do incenso de breuzinho é a sensação de calma e tranquilidade que ele proporciona. No corpo físico e emocional, o aroma do breuzinho elimina a melancolia, a depressão e a tristeza. Dessa forma, é possível alcançar mais equilíbrio em sua vida e bem-estar. O resultado é uma vida mais leve e harmônica. 

Como usar o incenso de breuzinho

Quem quer se beneficiar do aroma inconfundível e de todos os efeitos excelentes que o incenso proporciona pode seguir os seguintes passos:

  1. Em um incensário, coloque o incenso natural de breuzinho;
  2. Com um fósforo ou isqueiro, acenda a ponta do incenso;
  3. Coloque o palito de incenso sobre a chama até que esteja totalmente aceso; 
  4. Sopre suavemente ou agite de um lado para o outro. Haverá brasas quentes no final e o incensário começará a arder, liberando uma fumaça fina, adicionando aroma ao ambiente; 
  5. Deixe o incenso queimar até desaparecer. 

Aproveite o momento de relaxamento e meditação e usufrua de todos os benefícios que o incenso de breuzinho proporciona. 

Para sua segurança, nunca deixe o incenso queimando sozinho. Quando quiser apagá-lo, mergulhe a ponta da vareta na água e descarte a parte queimada. O resto do incenso pode ser armazenado e aceso novamente. 

O Incenso de Breuzinho da Fênix

incenso de breuzinho

A ideia de criar o Incenso Fênix de Breuzinho era o de trazer alguns dos benefícios desta resina para dentro da sua casa. Não à toa os indígenas a usavam em defumações, porque tem a capacidade de limpar um ambiente energeticamente e espiritualmente.

Sua composição é: Resina de Breu Branco, resina de Olíbano, carvão vegetal e álcool de cereais. Além disso, uma caixa de incensos artesanais contém 9 varetas médias, sendo que cada uma queima por cerca de 30 minutos.

Quando a resina é queimada, faz a transmutação dos miasmas deste lugar, ajudando a promover o centramento das pessoas e também a trazer mais calma, para os que estão no local.

Um fator muito importante é que para fazermos o incenso respeitamos a forma natural de se recolher a resina. Cooperativas da Amazônia que são parceiras da Fênix fazem a coleta da seiva, com todo o carinho, e trazem essa matéria prima valiosa até nós.

E, por fim, uma curiosidade: o Breuzinho é usado em todos os Incensos Fênix, por causa de sua capacidade de agregar os materiais.  

Quer aproveitar todas as propriedades do Breuzinho? Você encontra no formato incenso, in natura e home spray.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest