São Francisco de Assis e o amor incondicional

São Francisco de Assis e o amor incondicional

2 minutos de leitura

Dizem os estudiosos que São Francisco de Assis foi um divisor de águas para o Catolicismo. Por volta do ano 1200, Francisco teria proposto ao Vaticano uma nova forma de olhar para a religião, tirando toda a possibilidade de colocar Deus junto a um poder terreno e propôs isso numa época em que a “salvação” só podia acontecer pela igreja.

Para ele, Deus não estaria fora do ser humano, mas sim dentro. E para demonstrar isso, Francisco abriu mão de tudo o que tinha, fez voto de pobreza absoluto e acabou criando a ordem que levaria o seu nome: Franciscana.

Ele também preferiu não morar num mosteiro, o que fez dele um pregador itinerante, vivendo basicamente com aquilo que precisava para o dia. 

Francisco buscava ter uma vida como a de Cristo, olhando a todos como iguais, não fazendo distinção entre pobres e ricos, tratando os leprosos como seus irmãos. E isso foi uma mudança de paradigma tão radical, na época, que muitos achavam que Francisco era louco. 

E essa demonstração de amor se estendia também aos animais. Dizem que não era raro ver Francisco de Assis pregando para porcos ou cavalos e há inúmeras lendas que falavam sobre o fato dos animais prestarem atenção quando o Santo falava com eles. Por isso que, até hoje, Francisco de Assis é considerado o padroeiro dos animais.

E uma das relíquias deixadas por esse Santo é a oração que está abaixo. Ela toca o nosso coração de uma maneira ímpar. Simples e verdadeira, como Francisco de Assis. 

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

São Francisco de Assis

São Francisco
meditando

Gostou da imagem? Acesse nossa loja para saber mais.
Compre online, enviamos para todo Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest