Salve Ganesha

Salve Ganesha

2 minutos de leitura

O grande senhor com cabeça de elefante!

Ganesha é uma deidade adorada em todo mundo. Mas, você sabe por que ele tem uma cabeça de elefante? 

Salve Ganesha
Salve Ganesha

Dizem que há muito tempo, enquanto o senhor Shiva estava em reclusão em estado meditativo nas montanhas, sua consorte, Parvati, estava sozinha em casa. Na ocasião, ela precisava de alguém que protegesse a casa enquanto se banhava no rio. Sem achar outra opção, ela usou seus poderes para criar um filho, Ganesha. Ela o instruiu a manter rígida vigilância na casa, não permitindo que ninguém entrasse e, então, Ganesha assim o fez. 

Em pouco tempo, Shiva retornou à sua casa, parando na entrada de seu lar onde encontrou Ganesha. Seguindo fielmente as palavras de Parvati, não permitiu que Shiva entrasse em sua própria casa. Ele teria ficado irado e cortou a cabeça do jovem Ganesha. Enquanto isso, Parvati saiu do banho e, ao ver a cena, ficou horrorizada. Triste e enraivecida, a deusa explicou a Shiva a situação.

Shiva concordou que agiu mal e decidiu trazer Ganesha de volta à vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo. Em busca desta criatura, encontrou um elefante. Assim, o Deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante.

Parvati ainda não satisfeita com o trato queria mais. Então, Shiva concedeu a Ganesha a dádiva de que, antes de iniciar qualquer trabalho, as pessoas adorariam seu nome. E é, por tudo isso, que se deve invocar o seu nome antes de qualquer empreendimento.  

Ele é conhecido como o Deus da riqueza, ciências, conhecimento, sabedoria e prosperidade. É o protetor das más energias, como o egoísmo e a vaidade, aquele que remove os obstáculos para que possamos trilhar o caminho do bem-estar espiritual, protegendo-nos das distrações do mundo material. 

Existem muitos mantras que podem ser entoados para atrair energias positivas, fortalecer e orientar nossas intenções. Cada um dos mantras de Ganesha tem um poder específico e a repetição pode ser feita 108 vezes na mesma hora e local durante 21 dias. Essa prática é chamada de UPASANA.

Ganesha Chaturthi
Ganesha Chaturthi

O mantra mais conhecido que se sabe é: Om Gam Ganapataye Namaha

Om, saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal. Também significa “Eu te saúdo, Senhor das tropas”.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest