Olho de Hórus: significado é controverso e depende da cultura

Olho de Hórus: significado é controverso e depende da cultura

5 minutos de leitura

Na cultura popular, o Olho de Hórus é conhecido como um símbolo de poder, proteção e saúde. O uso desta imagem é comum também contra o mau-olhado, a fim de evitar sentimentos ruins e inveja.

É comum ver pessoas que usam essa imagem na porta de suas casas, em acessórios ou até mesmo em tatuagens estampadas pelo corpo. Com origem bastante antiga, ele remonta ao Antigo Egito e à mitologia.

Com base nas diferentes definições que a imagem do Olho de Hórus tem na sociedade e seu significado controverso, vamos mostrar um pouco mais sobre a sua história, a relação com antiguidade, além de outras curiosidades interessantes. 

Confira conosco e boa leitura!

Olho de Hórus: significado é controverso

O Olho de Hórus, também chamado de udyat, é conhecido pela sociedade atual como um símbolo de poder, proteção e saúde. Contudo, embora tenha essa definição hoje em dia, seu significado pode ser muito diferente, a depender da cultura.

Assim, o símbolo pode ser interpretado de várias maneiras, conforme a crença e de cada pessoa.

No Cristianismo, o Olho de Hórus pode ser associado ao demônio. Essa religião monoteísta sempre buscou combater outras crenças, e no decorrer da história, o símbolo foi rejeitado e passou a ser visto como maligno.

Já na sua origem egípcia, a imagem representava o olhar de Hórus, o Deus justiceiro do poder, proteção, coragem e saúde. 

Outra interpretação possível está ligada à maçonaria, segundo a qual esse símbolo é o “olho que tudo vê”, uma medida de proteção divina sobre a humanidade.

Por fim, para a Wicca e outras religiões neo-pagãs, o uso do Olho de Hórus é comum como um amuleto protetor.

Símbolo Olho de Hórus tem origem na mitologia do Antigo Egito

A simbologia do Olho de Hórus é antiga na sociedade, e seus primeiros registros remontam ao Egito Antigo. A mitologia egípcia acreditava que eram os dois olhos de um deus, sendo o esquerdo representado pela lua e o direito, pelo sol. 

deus horus mitologia egipcia significado incenso fenix

Essa união formava a luz do universo e remontava à energia de Yin e Yang. Ou seja, a dualidade que existe no universo. Por isso, era visto como um símbolo de proteção e que repele o mau olhado de outras pessoas.

Uma curiosidade interessante sobre essa imagem diz respeito à lágrima representada no símbolo. Ela seria uma representação da luta que o deus Hórus teve com Seth, na qual ele perdeu o olho esquerdo, que representava a lua.

O que é o olho que tudo vê?

O Olho de Hórus na maçonaria é entendido como o “olho que tudo vê”. Na sua teoria, significa uma proteção e observação divina sobre o mundo. Ele pode ser entendido, também, como um símbolo de fartura econômica. 

É importante ressaltar que existe outro símbolo, chamado de Olho da Providência, que também faz parte da cultura da maçonaria e representa o “olho que tudo vê”. 

Estudiosos afirmam que se tratam de símbolos diferentes, mas ainda não há um consenso sobre a diferença entre eles.

Embora a origem egípcia desse símbolo seja um fato bem estudado, sua adoção pela maçonaria ainda é origem de discussões entre especialistas. 

Qual a diferença entre Olho Grego e Olho de Hórus?

Existe outro símbolo que é usado contra o mau olhado e contra a inveja, o Olho Grego. Contudo, ele não deve ser confundido com o Olho de Hórus, e seu desenho é bastante diferente, assim como sua origem.

olho grego diferenca olho de horus significado

Confira as principais diferenças entre os dois:

  • Olho Grego: Visto como amuleto da sorte, assim como o Olho de Hórus, este símbolo é totalmente diferente do da mitologia egípcia, apesar da cultura popular representá-los com o mesmo significado. A origem do olho grego se deu na Grécia e em países árabes, onde a religião islâmica usava o símbolo em rituais. Os lugares que mais utilizavam essa imagem eram a Armênia e o Irã.
  • Olho de Hórus: Conforme explicitado acima, ele foi um dos amuletos mais utilizados no Antigo Egito, onde está presente até os dias de hoje. Com inspiração no falcão, ele representa uma mistura do olho humano com o olho do animal. De acordo com a lenda egípcia, Hórus é o deus que restaurou e recolocou o próprio olho através da magia, após tê-lo perdido. Por isso, seu significado está atrelado à ideia de vigor e saúde.

O que significa sonhar com o olho que tudo vê?

Algumas pessoas acreditam que sonhar com o Olho de Hórus tem significado esotérico. Isso deve-se às diferentes teorias sobre o símbolo, que variam de acordo com a crença e cultura de cada um.

É importante destacar que isso não se encaixa em uma teoria de psicanálise, na qual um profissional acompanha a vida de seu paciente e usa das informações cotidianas para interpretar os sonhos dela. 

Assim, o significado de sonhar com o Olho de Hórus vai depender do misticismo, crença de cada pessoa e ao que esse símbolo significa para na vida dela. 

Por isso, para interpretá-lo, é interessante considerar em quais momentos essa imagem se fez presente na vida da pessoa, quando ela teve contato pela última vez, entre outros acontecimentos de sua história pessoal.

Tudo isso ajuda a interpretar o que evocou o sonho e o porquê daquela imagem estar sendo representada na mente.

Conclusão

Embora o Olho de Hórus tenha significado controverso para algumas pessoas, na verdade, trata-se de um símbolo que representa diferentes características, a depender de cada crença e cultura. 

É uma imagem do Antigo Egito, época da mitologia, que se adaptou à maçonaria, ao cristianismo, às culturas neo-pagãs, entre outras religiões. Ela caminha nas crenças populares e serve como um amuleto para muitas delas.

Se você curtiu esse assunto e quer saber mais sobre temas como esse, continue no blog da Fênix Incensos! E não deixe de conferir nossa linha completa de incensos, feitos de forma artesanal e apenas com ingredientes naturais.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest