quinta-feira, julho 18, 2024
Anúncio
InícioBem EstarYoga para gestantes: técnicas e benefícios dessa prática para as grávidas

Yoga para gestantes: técnicas e benefícios dessa prática para as grávidas

Ao descobrir a gravidez, muitas mulheres se preocupam com a própria saúde e a do bebê. Para isso, uma boa opção para manter o bem-estar do corpo é a yoga para gestantes. Afinal, nada melhor do que recorrer a uma prática milenar que reintegra o corpo com a mente, promovendo melhorias no aspecto físico e […]

Ao descobrir a gravidez, muitas mulheres se preocupam com a própria saúde e a do bebê. Para isso, uma boa opção para manter o bem-estar do corpo é a yoga para gestantes.

Afinal, nada melhor do que recorrer a uma prática milenar que reintegra o corpo com a mente, promovendo melhorias no aspecto físico e espiritual.

Contudo, antes de estender o tapete e acender seus incensos, é muito importante saber todos os detalhes sobre a yoga para as gestantes.

Isso porque a mulher está em busca de realizar posturas e exercícios que melhorem a sua qualidade de vida e a do neném, então todo cuidado é pouco!

Desse modo, a Fênix Incensos preparou este texto com todas as informações sobre a yoga na gravidez, onde vamos explicar sobre as melhores posições e falar sobre os benefícios da prática. Confira!

Benefícios da Yoga para gestantes

Apesar de ser uma prática milenar, muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios da yoga para gestantes. A seguir, listamos algumas:

  • Controle da ansiedade: por meio do controle da respiração, a yoga auxilia as futuras mamães a controlarem as emoções e sentimentos. Isso é importante, pois a gravidez é um momento bastante intenso!
  • Auxilia no preparo para o parto: alguns exercícios da yoga ajudam a fortalecer o assoalho pélvico das gestantes. Assim, a mulher se prepara para o parto por meio de movimentos que intercalam contração, relaxamento e expulsão;
  • Diminuição das dores: com o aumento do peso, a gestante precisa lidar com as mudanças corporais. Para ajudar nesse processo, há uma série de exercícios que promovem uma melhor flexibilidade e postura, evitando assim dores e inchaços;
  • Recuperação do organismo: após o parto, o corpo da mulher passa por um período de recuperação. Nesse momento, a yoga agiliza esse processo com movimentos que aumentam a flexibilidade e fortalecem as áreas com maior flacidez.
  • Maior consciência corporal: com a yoga para gestantes, muitas mulheres aprendem sobre os seus limites corporais, inclusive superando-os. Como consequência, a prática também contribui para um maior empoderamento feminino.
Mulheres grávidas praticando yoga ao ar livre. Imagem ilustrativa para texto yoga para gestantes.

Posições de Yoga que as gestantes podem praticar

Neste momento, vamos falar um pouco sobre algumas posições de yoga seguras para gestantes. Contudo, é importante atentar para os estágios da gravidez.

Afinal, o corpo passa por mudanças em cada trimestre e isso exige respeitar seus limites para que você e o bebê fiquem seguros.

No entanto, fique tranquila! Fazer os exercícios de forma guiada diminui os riscos e torna todo o processo bem relaxante. Inclusive, você pode incorporar outras práticas, como as Pranayamas.

A seguir, confira nossas dicas de posturas para cada trimestre.

1º Trimestre

No primeiro trimestre, o embrião ainda está se formando. Portanto, priorize exercícios de flexibilidade e que ajude a evitar dores e desconfortos.

Além disso, o risco de abortar é mais alto durante este período. Assim, evite posições em que você pode cair e movimentos muito intensos.

Um bom exercício para fazer é a Baddha Konasana (postura da borboleta):

  1. De maneira confortável, sente-se no chão e estique as pernas;
  2. Dobre as pernas e junte as solas dos pés afastando os joelhos;
  3. Coloque os calcanhares próximos à pélvis;
  4. Em seguida, deixe a região da virilha relaxada e baixe os joelhos no chão, mas não os force;
  5. Após isso, segure os pés com as mãos, tentando deixar a coluna ereta e o peito aberto;
  6. Durante toda a posição, você deve manter respirações calmas e conscientes;
  7. Por fim, você pode sair da posição subindo o tronco na postura inicial, unindo os joelhos e alongando as pernas.

2º Trimestre

No 2º trimestre da gravidez, o peso do bebê começa a afetar de maneira significativa a postura da mulher. 

Por isso, você deve focar em posturas que retomem o equilíbrio e fortaleçam os músculos superiores e inferiores do corpo.

Você pode realizar exercícios que fiquem em pé ou de quatro, mas mantenha o foco na respiração e na prática da meditação.

Uma boa postura é a balasana (postura da criança):

  1. Fique de 4, com os joelhos mais abertos do que a linha dos quadris;
  2. Em seguida, junte os dedões dos pés, um ao lado do outro;
  3. Coloque as mãos espalmadas no chão e os dedos abertos;
  4. Sente-se sobre os calcanhares, após levar os quadris para trás;
  5. Ao mesmo tempo que faz isso, estique a coluna e os braços para frente;
  6. Respire de forma tranquila e mantenha o pescoço alongado;
  7. Logo após, relaxe a cabeça no chão ou em algum tipo de apoio, como uma almofada;
  8. Deixe os ombros relaxados;
  9. E, por último, respire e sente-se novamente, subindo devagar.
yoga para gestantes em um ambiente calmo com tapetes apropriados.

3º Trimestre

No último trimestre, boa parte das gestantes praticam Yoga com o intuito de se preparar para o parto e ajudar a tranquilizar o sono, que costuma ser inquieto.

Então, priorize os exercícios de respiração, visualizando o parto de forma positiva e consciente. Evite qualquer postura com inversões e reviravoltas.

Indicamos a Catuspadasana (Postura do Gato):

  1. Fique de 4, com as mãos alinhadas na largura dos ombros e os joelhos, na largura do quadril;
  2. Inspire, elevando um pouco a coluna e descendo a cabeça em direção ao peito;
  3. Em seguida, exale, elevando a cabeça e descendo a cintura;
  4. Por fim, mantenha o ritmo da respiração e saia da postura.

Utilize os incensos Fênix durante o yoga para gestantes  

Agora que você já sabe dos benefícios do yoga para gestantes e como praticá-la de forma segura, é importante preparar o espaço para a prática acontecer de forma natural.

Para isso, você pode contar com os produtos da Fênix Incensos! Conosco, você tem acesso a uma linha de artigos feitos com as mais puras resinas naturais e plantas aromáticas.

No site da Fênix Incensos, você encontra incensos, óleos essenciais, itens para preparação de chás, artigos decorativos e muito mais!

Portanto, confira a nossa linha de incensos naturais agora mesmo e desfrute dos benefícios de um produto artesanal que resgata receitas ancestrais para harmonizar o seu estado de espírito!

Inclusive, se deseja alimentar a sua mente com mais conhecimento, não esqueça de acessar o Blog da Fênix Incensos para ler novos artigos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES