Você sabe o que é ikigai? Veja como ajuda a encontrar seu propósito

Você sabe o que é ikigai? Veja como ajuda a encontrar seu propósito

3 minutos de leitura

Você sabe o que é ikigai? De origem japonesa, essa palavra pode ser traduzida para o português como “a razão de ser” e, atualmente, é considerada a filosofia mais famosa no mundo todo.

Para a população do Japão, todo ser humano possui o seu próprio ikigai e, portanto, ao longo da vida, temos o dever de desvendá-lo e levá-lo em toda a nossa existência. Mas afinal, como descobrir todo esse significado e colocar tal conceito em prática?

Pensando nisso, criamos um conteúdo exclusivo sobre o tema. Queremos que você se aprofunde no assunto e consiga, aos poucos, encontrar o propósito para a sua existência. Acompanhe a leitura e mergulhe nessa ideia!

O que é ikigai

Para saber a fundo o que é ikigai, é preciso voltar no tempo e ir até sua origem. O conceito foi criado em Okinawa — um arquipélago localizado na região sul do Japão.

Lá, existe uma população de centenários que apresenta uma expectativa de vida muito elevada, principalmente quando comparada com a maioria dos japoneses. Acredita-se que, além de seguir uma rotina saudável e equilibrada, o segredo para essa longevidade está justamente no chamado ikigai.

Embora não exista uma maneira de traduzir literalmente o que é ikigai, é possível definir o termo como “o motivo que faz com que você levante da cama sempre”. Em outras palavras, seu conceito está diretamente relacionado à prática de atividades que dão prazer e que, dia a após dia, conseguem levar mais propósito à existência de uma pessoa.

E não se engane: praticar o ikigai não significa que você deve somente viver por um longo período. Você precisa é aproveitar a vida ao máximo e saber muito bem o que fazer com cada segundo do seu dia.

Como aplicar o ikigai no dia a dia

Agora que você já sabe o que é ikigai, deve estar se perguntando: “como colocar esse conceito em prática?”. A boa notícia é que não é tão difícil assim encontrar o seu propósito de vida. Para isso, é possível iniciar investindo em alguns passos simples.

Por exemplo: comece identificando o que realmente lhe dá prazer ao longo da semana. É beber uma xícara de café logo pela manhã? Ou é tomar um banho quente antes de ir dormir? Inicie esse processo analisando as pequenas atividades do cotidiano e vá evoluindo o pensamento até descobrir qual é a sua verdadeira motivação.

A mandala ikigai

O primeiro contato que muitas pessoas têm com o ikigai é por meio da sua famosa mandala. Basicamente, é uma ilustração que envolve todas as áreas de uma vida plena.

Ao observar a mandala ikigai, você perceberá que há, inclusive, espaços relacionados a questões financeiras — algo que, muitas vezes, também está diretamente ligado com a busca pela felicidade.

Tal desenho é apresentado aos seguidores do ikigai de uma forma incompleta. Nele, há apenas quatro círculos que representam questões presentes em nossa vida, sendo:

  • o círculo da missão;
  • o círculo da paixão;
  • o círculo do talento;
  • o círculo da profissão.

Já o quinto círculo, que não aparece na mandala, é justamente o nosso próprio ikigai — a peça-chave que serve para completar e adicionar sentido a essa organização.

O que fazer para encontrar o seu próprio ikigai

Para encontrar — e moldar o seu ikigai — é fundamental esclarecer todos os círculos presentes na mandala. Em um primeiro momento, você pode imaginar que esse processo é difícil, mas acredite: é mais fácil do que parece! Para isso, siga os seguintes passos:

  • não viva no “piloto automático” — todos os dias, questione se o que você faz realmente lhe traz alegria;
  • evite se comparar com os outros;
  • viva o aqui e o agora;
  • todo ser humano tem talentos e habilidades. Encontre os seus;
  • ao acordar pela manhã, analise o que o motiva;
  • deixe de lado o conformismo e a passividade. Pratique atividades que façam com que você se sinta livre e com mais energia.

Por último, podemos dizer que o ikigai é baseado no autoconhecimento. Sendo assim, procure se conhecer dia após dia, sempre respeitando os seus desejos mais genuínos.

E agora que você já sabe o que é ikigai, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e também deixar seus amigos por dentro do assunto? Certamente eles vão adorar!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest