Vai viajar? Conheça 6 destinos de ecoturismo no Brasil

Vai viajar? Conheça 6 destinos de ecoturismo no Brasil

5 minutos de leitura

De uma coisa temos certeza: vivemos em um país riquíssimo em beleza natural, com inúmeras opções para quem deseja ter mais contato com a natureza. Esse é o caso dos destinos de ecoturismo no Brasil, que podem ser encontrados em vários estados brasileiros — desde cidades serranas até as litorâneas. Ou seja, há alternativas para todos os gostos!

E por conta da grande variedade e alta procura, a nossa terrinha já se tornou internacionalmente conhecida como uma das principais focadas em turismo ecológico. Porém, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, esse tipo de aventura não é realizado da maneira tradicional, mas sim com muita consciência e sempre respeitando o meio ambiente. Bacana, né?

Pensando nisso, e para incentivar você a abraçar essa ideia, selecionamos neste artigo alguns dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. Confira quais são e faça as malas o quanto antes!

1. Abismo Anhumas (MS)

Se você é uma pessoa que acompanha as notícias relacionadas ao turismo brasileiro, com certeza já ouviu falar em Bonito — um município localizado no Mato Grosso do Sul e famoso por abrigar atrações voltadas para o ecoturismo, bem como cenários exuberantes.

Um dos atrativos que mais faz sucesso entre os visitantes é o Abismo Anhumas, que fica a 23 km da cidade. Trata-se de uma caverna que tem 72 m de altura e uma fenda que permite aos visitantes explorarem um lago repleto de águas cristalinas e perfeito para quem gosta de praticar mergulhos.

Mas o destino também apresenta alternativas para quem não é tão corajoso assim, como cachoeiras, passeios de bote e trilhas pra lá de exóticas e encantadoras. Seja qual for a modalidade escolhida, pode confiar: você vai ficar mais perto da natureza e se apaixonará imensamente pelo local!

2. Poço Azul (MA)

É difícil falar sobre os destinos de ecoturismo no Brasil sem citar Poço Azul, uma das mais incríveis cachoeiras do Maranhão. Localizada no Parque Nacional da Chapada das Mesas, e bem perto do município de Riachão, a área é composta de um total de cinco cachoeiras de tirar o fôlego.

A mais conhecida delas é justamente a do Poço Azul. Como o nome já mostra, ela é basicamente uma piscina natural, muito cristalina e de uma tonalidade de azul fortíssima.

Caso você também esteja com vontade de realizar uma atividade mais emocionante, a gente recomenda uma visita à Cachoeira de Santa Bárbara. Ela é a mais alta da região, com uma queda de 70 m de altura.

3. Petar (SP)

Seguindo com a nossa lista, temos o conhecidíssimo Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o Petar. Situado no estado de São Paulo, o local é categorizado como uma das mais relevantes Unidades de Conservação do globo, além de concentrar a maior área de Mata Atlântica em preservação do país.

Pensava que terminava por aí? Não mesmo! Fora todas essas qualidades, o parque conta com 300 cavernas e oferece, constantemente, passeios para os visitantes apaixonados por aventura e, claro, pela natureza.

Se você está em busca de renovar as energias — e não mora próximo ao local — considere contatar uma boa agência de turismo, com profissionais especializados em guiar os visitantes com segurança e muito conhecimento!

4. Amazônia

Talvez a Amazônia seja um dos destinos de ecoturismo mais procurados do país. Não é para menos: a região é conhecida mundialmente por ser o “pulmão do planeta”, já que é a maior floresta tropical presente no globo.

Ao todo, são mais de 1 milhão de espécies de fauna e flora que habitam apenas esse território. É ou não é um prato cheio para conhecer um pouco mais sobre a nossa riqueza nacional?

Agora, se a sua intenção é realizar passeios repletos de adrenalina e emoção, existe a possibilidade de fazer trilhas na mata fechada, explorar cachoeiras, acampar e, inclusive, entrar em contato com comunidades indígenas que vivem há muito tempo no local. Em todo caso, será uma experiência extremamente enriquecedora!

5. Parque Estadual de Vila Velha (PR)

Está de passagem pelo sul do Brasil? Se sim, saiba que existe uma parada obrigatória para quem gosta de ecoturismo: o Parque Estadual de Vila Velha, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A região fica a 92 km da capital Curitiba.

Considerada uma verdadeira reserva ecológica, ela reúne várias espécies de fauna e flora, além de estruturas rochosas dignas de cinema. Uma vez no local, você poderá visitar três zonas liberadas para os turistas:

  • Arenitos — rochas em formatos de taça, de camelo e em outros formatos interessantes;
  • Furnas — crateras enormes e com água no fundo;
  • Lagoa Dourada — um espaço que apresenta águas douradas ao entardecer.

Ficou com vontade de conhecer a região? Pois antes de fazer as malas, saiba que é necessário comprar um ingresso para explorar a reserva, o qual dá o direito de entrar nas três zonas de visitação. Todas as trilhas disponíveis têm nível fácil e, para realizá-las, também é obrigatória a presença de um guia autorizado.

6. Chapada dos Veadeiros (GO)

Por último, que tal explorar os atrativos de ecoturismo presentes no estado de Goiás? Um deles é a Chapada dos Veadeiros, um destino que apresenta um monte de cachoeiras, cânions, piscinas de águas cristalinas e estruturas rochosas com bilhões de anos. É bem fácil chegar lá: uma das principais entradas está situada a 200 km de Brasília.

A grande vantagem é que a região tem um enorme poder esotérico. Abriga cristais, pinturas rupestres e é capaz de promover grandes curas espirituais. Juntas, essas características fazem a Chapada dos Veadeiros entrar na programação dos espiritualistas que desejam alcançar bem-estar e seguir o caminho da evolução. Não perca!

Como deu para notar ao longo do post, o que não faltam são destinos de ecoturismo no Brasil para renovar as energias e viver momentos mágicos perto da natureza. Escolha aquele que melhor combina com o seu perfil e aproveite ao máximo essa experiência!

E aí, gostou das nossas sugestões? Para ter acesso a outros conteúdos como este em primeira mão, não pense duas vezes: assine já a nossa newsletter e, em breve, enviaremos notícias e dicas especiais no seu e-mail!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest