Todo mundo que busca uma vida equilibrada precisa saber o que é Feng Shui e aplicá-lo em sua vida doméstica.
Essa é uma técnica milenar que equilibra a energia vital, o Chi, com o nosso cotidiano. Muitos entendem o que é Feng Shui através das técnicas de decoração e organização.
Mas essa filosofia é muito maior, e abrange todos os aspectos da construção de uma casa, estabelecendo a nossa conexão com a natureza, e dando movimento às energias paradas.
E para te ajudar a entender o que é Feng Shui e como ele pode ser uma ferramenta incrível para a sua vida, separamos informações e dicas de como se beneficiar com ele. Acompanhe.
O que é Feng Shui?
A verdade é que essa é uma filosofia criada há mais de 3 mil anos pela Escola da Seita Negra do budismo trantrico, que é mais conhecida como Escola do Chapéu Negro.
Os chineses desenvolveram o que é Feng Shui hoje como conhecemos. Essa é uma técnica que permite a leitura da energia de uma casa através de um Baguá.
O Feng Shui não é um estilo de decoração, nem de mobiliário, muito menos sinônimo de organização. Mas ele utiliza de todos esses recursos para equilibrar a casa para a melhor energia de quem a habita.
Para a filosofia chinesa a nossa casa é o nosso ponto de equilíbrio no mundo, e precisa sempre estar alinhada para o nosso benefício.
Quais são os benefícios?
Muitas pessoas querem entender o que é Feng Shui porque viram os seus benefícios na vida de alguém. E de fato essa é uma filosofia/técnica muito boa para quem busca uma vida melhor.
Ele busca igualar a energia da casa com os oito trigramas do Baguá, que é uma ferramenta que indica onde está na sua casa cada energia da sua vida.
Os benefícios de uma casa energizada e em equilíbrio com a nossa energia vital traz vitalidade, força, saúde, longevidade e muita prosperidade.
O Feng Shui visa equilibrar a nossa vida para que consigamos atingir a autorrealização, através da manutenção e adequação da energia da nossa casa.
Como aplicar Feng Shui em casa?
Existem dois caminhos para a aplicação do Feng Shui. Desta forma, entender o que é, ajuda a entender como fazer esses caminhos sem se perder.
Por isso, o primeiro passo é a autoconsciência do morador, entender o que se busca e como emanar as energias necessárias para atingir um objetivo. Nesse passo, também é preciso ter consciência da casa.
Isso é através da organização dos espaços, que devem ser renovados, jogando fora aquilo que não se utiliza mais, objetos quebrados, plantas mortas e tudo que estiver acumulado.
O segundo passo é verificar onde cada energia atua na casa. Para isso, utilizamos o Baguá na planta da casa. Com ele vamos ver em qual cômodo a saúde, que é central está, assim como a energia do relacionamento, e da prosperidade também.
O que é baguá
Quem procura saber o que é Feng Shui vai se deparar com a imagem do Baguá, que é um tipo de mapa, octogonal, colorido com Yin-Yang no meio.
Sendo assim, quando procuramos aplicar em casa, colocamos o Baguá na planta original para entender qual área indicada no Baguá se localiza na casa.
Essas áreas divididas por cores simbolizam a prosperidade, sucesso, família, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho e espiritualidade. ‘
Portanto, as cores do Baguá indicam as cores que podem ser aplicadas para expansão da área relacionada. Em todos os casos, a harmonia dessas pontas culmina no centro do Baguá, que é a saúde.
Os ambientes da casa
Para entender o que é esta técnica e aplicá-la, é preciso saber que os ambientes da casa ditam a energia que circula nela, e que, portanto, será necessário modificar algumas coisas.
O Feng Shui entende que a disposição do mobiliário, assim como a decoração e organização, indicam um fluxo energético. Ele pode estar positivo, em movimento, ou pode estar estagnado.
Depois que a análise for feita, a técnica vai mostrar quais são as melhores possibilidades para que a energia se movimente.
O nome Feng Shui significa água e vento, dois elementos que mostram o movimento como base. Por isso, manter uma casa harmoniosa é manter uma casa em constante movimento.
O minimalismo e o Feng Shui
O minimalismo pode ser incorporado nas decorações que priorizam a energia porque não se tem acúmulo, trabalhando e decorando com o essencial.
Desta maneira, proporciona espaços livres para que a energia circule. Um dos primeiros passos para a aplicação do Feng Shui é tirar tudo que não é necessário, que está estragado e que promove a energia parada.
Neutralizando os banheiros
Assim que entendemos o que é Feng Shui, percebemos que os cômodos se associam com a energia que mantemos neles.
Os banheiros carregam a energia de limpeza e descarregamento. É na água do banho que soltamos todas as energias acumuladas do dia.
Esse ambiente então fica muito carregado e precisa de uma energização constante. O Feng Shui é uma técnica que precisa ser mantida, precisa de cuidados.
Ou seja, manter um banheiro arejado e bem cuidado é essencial para uma casa em harmonia.
Feng Shui e as plantas
As plantas conseguem transmutar a energia do local onde estão. Na respiração das plantas temos a representação disso.
Por isso, ter plantas espalhadas pela casa é um dos passos do Feng Shui. No entanto, elas precisam ser cuidadas, e sempre que uma morrer, ela precisa ser retirada imediatamente.
Não existe planta certa, existe planta que se conecta com a essência do morador.
Quer saber mais sobre o Feng Shui? Acesse o Blog da Fênix Incensos.
Não é difícil entender o que é Feng Shui, os seus princípios e aplicabilidade. Essa é uma filosofia que se tornou uma técnica, visando a melhoria da nossa qualidade de vida.
Uma das coisas que precisam ser incorporadas na rotina de uma casa são os incensos. E nisso a Fênix Incensos pode te ajudar!
Adquira os incensos que mais fazem sentido com a sua energia para deixar a sua casa harmoniosa e cheirosa!
Quer saber mais sobre Feng Shui, decoração e harmonização de ambientes? Acompanhe o Blog da Fênix.