Tipos de cristais: conheça cores, formatos e função na energia

Tipos de cristais: conheça cores, formatos e função na energia

7 minutos de leitura

Cristais, cristais, cristais! Só de olhar para eles e contemplar a beleza singular de cada um, já é possível se apaixonar, não é mesmo? Os diferentes tipos de cristais podem ter ações terapêuticas, protetivas, energéticas ou, até mesmo, de atração de boas energias e prosperidade.

O mais interessante é que a natureza consegue nos presentear com várias opções encantadoras. Eles existem em diferentes cores e formatos e apresentam o potencial de realmente mudar nossa frequência energética.

Quer saber mais sobre esses materiais e como eles podem trazer benefícios incríveis para o nosso dia a dia? Então, leia este post e fique por dentro do assunto!

Como se formam os cristais na natureza?

Os tipos de cristais surgem de uma maneira bastante complexa, mas interessante de se entender. Por meio de fissuras nas rochas, que surgem após milhares de anos, o magma que se encontra no centro da Terra começa a se mover e escorre pelas fendas.

Enquanto o magma caminha pelas fissuras formadas durante milênios, há o resfriamento desse elemento e a formação de rochas por consequência. 

O que difere os cristais de outras rochas é que, para eles se formarem, a água da superfície deve entrar em contato e se misturar com o magma.

O resultado é visto no surgimento progressivo de belíssimos cristais, ricos em minerais. 

Afinal, o que são os cristais?

Os cristais são compostos minerais, e a maneira como suas moléculas estão organizadas é o que gera todo o poder eletromagnético de alta frequência que possibilita que eles transmitam e absorvam as energias. Em outras palavras: os cristais são canais energéticos.

pedras tipos de cristais formato cor energia incenso fenix

No interior de cada um deles existe um universo energético com suas próprias ondas formadas a partir da cristalização, o que favorece diferentes tipos de ação. Entre elas se encontram propriedades calmantes, absorventes, curativas e ainda analgésicas.

Tipos de cristais mais comuns

O surgimento dos diferentes tipos de cristais exige que a natureza “trabalhe” durante milhares de anos. Porém, existem algumas formações mais comuns nesse processo e que são apreciadas por pessoas em todo o mundo.

Muitos acreditam que eles têm efeito sobre o corpo e energia ao redor, beneficiando o bem-estar do organismo, de acordo com a cristaloterapia. Alguns dos cristais mais utilizados são:

Quartzo existe em diversas cores

O quartzo é um dos tipos de cristais indicado para pessoas que buscam harmonia em suas vidas. Ele é capaz de proporcionar clareza no caminho, além de tranquilidade no ambiente em que se vive.

Para quem está sempre estressado e precisa de ajuda para equilibrar a energia, é recomendado carregar um cristal de quartzo na bolsa ou em algum bolso de roupa. É ideal também ter um dentro de casa, já que ele dispersa toda a negatividade do ambiente.

Ágata, um dos tipos de cristais mais comuns em semijoias

Outro tipo de cristal bastante comum é a pedra de Ágata, muito utilizada em semijoias, como cordões e brincos.

Esse cristal lembra as montanhas coloridas do Parque Geológico Zhangye Danxia, localizado na China. Com ação comunicativa, é uma ótima pedra para quem busca melhorar o relacionamento interpessoal e desenrolar mais facilmente a comunicação em público.

A Ágata também é um dos tipos de cristais indicados para quem quer melhorar o sistema imunológico e criar vínculos com a natureza, gerando uma relação harmônica entre homem e meio ambiente.

Ametista traz autoconhecimento e tranquilidade

A ametista é certamente um dos tipos de cristais mais famosos do grupo. Se você busca tranquilidade, amadurecimento e mudança, deve ter sempre essa pedra ao seu lado.

pedras tipos de cristais ametista roxa natural lapidada incenso fenix

A sua função natural é gerar autoconhecimento, trazer mais tranquilidade para o ambiente em que se vive, além de gerar um encontro mais profundo com a espiritualidade. 

Para pessoas que procuram se entender melhor, ela é um dos tipos de cristal mais recomendados.

Mantenha uma ametista próxima à cabeceira da cama ou em um altar para ajudar em atividades como yoga, meditação e afins. A energia desse cristal pode trazer muita tranquilidade e sabedoria para a vida.

Tipos de cristais para proteção: turmalina negra

Você provavelmente já escutou falar sobre a turmalina negra, não é mesmo? Esse é um dos tipos de cristais mais fortes da Terra, com uma aparência bastante diferente das pedras que costumamos ver em joias.

Na cristaloterapia, ele age contra as energias negativas, servindo como um repelente natural. Sentimentos como inveja e raiva são dissipados com essa pedra, permitindo que o ambiente esteja sempre equilibrado.

Para quem trabalha em um lugar onde a energia é pesada ou está passando por momentos familiares difíceis, recomenda-se usar esse cristal em semijoias ou guardada no bolso, gaveta ou bolsa.

Tipos de cristais de acordo com o formato

Além da grande variedade de cores, essas pedras também possuem diferentes formações, pois a natureza é capaz de gerar muitos tipos de cristais.

O que muitos não sabem é que o formato do cristal também interfere no efeito que pedra tem sobre a energia. Confira os quatro formatos mais comuns, que você provavelmente já viu por aí:

Cristal amorfo não tem formato definido

O amorfo é um cristal sem um formato definido, que não foi lapidado por mãos humanas e nem pela natureza. Seus efeitos se manifestam mais rápido que os demais, fazendo com que as pessoas sintam a sua energia com mais facilidade.

Tipos de cristais: Agregado

O agregado é um tipo de cristal que parece perigoso, cheio de espetos e formações semelhantes a facas afiadas. A sua construção ajuda a espantar energias negativas e são ótimos para purificar um ambiente.

Varinha é um formato comum

O formato de varinha é ideal para quem busca cura para algum problema. O seu formato concentra todas as energias na ponta e permite canalizar todos os sentimentos bons para o nosso organismo. Também é indicado para equilibrar os chakras.

Como utilizar os cristais?

Estamos acostumados a ver cristais em joias e semijoias. Essa é, sim, uma possibilidade de usá-las, mas para quem busca essas pedras para além de um acessório, existem outras formas de encontrá-las no mercado.

É possível adquiri-la polida, que são os tipos de cristais com formatos criados pelo ser humano, passando por um processo de lixamento e alinhamento. 

Além disso aumentar a beleza das cores naturais dessas pedras, pois é feita uma limpeza da superfície, essa é uma maneira de não se machucar com o cristal bruto, que muitas vezes é pontiagudo e pode ferir.

Contudo, se você quer algo mais natural, é possível encontrar também pedras naturais, que somente foram retiradas da natureza e não passaram por nenhum processo de tratamento.

Como funciona a energia dos diferentes tipos de cristais?

Poderíamos dividir os cristais em inúmeros tipos de acordo com seus benefícios e propriedades energéticas, mas, como é possível encontrar uma variedade incontável na natureza, decidimos categorizá-los de acordo com suas cores. Acompanhe!

Cristais pretos e seus poderes de proteção

Sabe aquele aspecto de força que cristais e pedras pretos apresentam? Pois bem, o preto simboliza a ausência de cores e seu poder está intimamente ligado à absorção ou ao afastamento de energias negativas.

pedras tipos de cristais quartzo negro preto funcao incenso fenix

Os cristais pretos são, portanto, excelentes para proteger os ambientes. São normalmente utilizados mais próximos ao chão e na entrada de determinados espaços nos quais o fluxo de pessoas é maior.

Cristais brancos e transparentes

De maneira geral, os cristais brancos e transparentes são representados pelo quartzo branco e são considerados como um dos materiais de maior representatividade espiritual. Em vista disso, sua principal função é trazer equilíbrio.

Como possuem um prisma, conseguem representar a função de quaisquer outros tipos de cristais, desestimulando e estimulando energias do nosso organismo a partir do nosso estado emocional e mental.

Cristais na cor azul

Se você tem o hábito de praticar meditação rotineiramente, os cristais azuis podem ser excelentes companheiros, uma vez que auxiliam na harmonização dos pensamentos, trazendo paz e tranquilidade das emoções.

Além disso, eles provocam as sensações de concentração, introspecção e bem-estar, com o potencial de aprofundar nossa conexão espiritual. O exemplo mais conhecido é o quartzo azul.

Cristais na cor violeta para equilíbrio e vitalização

Já os cristais violetas e lilases representam a capacidade de transmitir e receber energias vitalizantes. Os cristais ametistas representam essa classe muito bem e são considerados as pedras da sabedoria e do equilíbrio.

É preciso limpar os cristais frequentemente?

Sim! Essa é uma ação imprescindível e faz toda a diferença na experiência de energização dos diferentes tipos de cristais. Como eles são capazes de transmitir e transmutar energias, sendo verdadeiros canais de transição energética, é necessário fazer uma limpeza adequada para obter resultados.

O ideal é fazer a limpeza quando o cristal for adquirido e quando já tiver sido utilizado várias vezes. Existem diferentes maneiras de limpar, entre elas a lavagem em cachoeiras e rios, limpeza com incensos e utilizando alguns chás, sendo que a água corrente da torneira também é uma excelente opção.

Gostou de saber mais sobre os mais variados tipos de cristais e como eles funcionam e quer se aprofundar sobre assuntos relacionados à energização do corpo e da mente? Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Aproveite também e leia mais conteúdos no nosso blog.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest