Saúde mental na pandemia: quais os impactos e o que pode ajudar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Imagem de uma mulher meditando em uma área verde

Pessoas em todo o mundo estavam, desde o início da proliferação do coronavírus, sendo orientados a ficar em casa e limitar seu contato físico com outras pessoas, o sentimento de isolamento aumentou, e, também, a preocupação com a saúde mental na pandemia. 

Durante os períodos de pandemia global, compreensivelmente, a ansiedade e a angústia cresceram devido a fatores primários, como o medo do próprio vírus, ou devido a fatores secundários, como aqueles associados ao isolamento de outras pessoas.

No entanto, existem várias maneiras de proteger e melhorar a saúde mental durante esses momentos. As rotinas diárias, por exemplo, podem desempenhar um papel importante na proteção da saúde mental.

Continue lendo esse artigo e veja quais os impactos da pandemia na saúde mental e o que pode ajudar a manter a sanidade. 

Use a tecnologia a seu favor e tente se comunicar com seus familiares e amigos

Impactos da pandemia na saúde mental

De acordo com uma matéria, 4 a cada 10 brasileiros tiveram a saúde mental afetada durante a pandemia do coronavírus. 

A pesquisa, realizada pelo Datafolha em agosto deste ano, mostrou ainda que as mulheres são mais afetadas do que os homens. 

Com a aplicação da vacinação contra a Covid-19 acontecendo desde o início do ano e, recentemente, com a 2ª dose, é possível observar esses impactos já que as pessoas estão voltando, aos poucos, para a vida social.

Veja quais os impactos causados pela pandemia na saúde mental: 

Medo de ficar doente

Quer você se preocupe consigo mesmo, com sua família, amigos ou colegas de trabalho, não há como escapar do medo de se infectar com o coronavírus.

O medo constante é um sintoma de ansiedade, que por sua vez afeta seu apetite, causa problemas de sono e afeta significativamente sua capacidade de lidar com a vida diária.

Consequências emocionais do distanciamento social

Ficar em casa deve aliviar alguns dos seus medos de ficar doente, mas o isolamento vem com suas próprias consequências. 

O distanciamento social nos separou do apoio e da companhia de amigos e familiares, o que foi incrivelmente difícil e deprimente. 

Mesmo se você estiver em casa com a família, a realidade do isolamento social ainda pode desencadear solidão, tristeza e ansiedade. 

Você também pode descobrir que passar o dia todo, todos os dias com sua família é estressante e cria desafios, não importa o quanto você os ame.

Preocupação com suas finanças

Se você é um dos milhões que não puderam trabalhar durante um longo período da pandemia, com certeza está preocupado com suas finanças. 

Mesmo que você tenha um pé-de-meia em que confiar, as incertezas devido a uma perda de emprego ou de quando você voltará ao trabalho é extremamente estressante e  opressor, o que contribui para problemas de saúde mental.

Luto devido à perda

Muitas pessoas experimentaram, sofreram ou ainda sofrerão a profunda dor causada pela morte repentina de amigos e familiares. 

No entanto, o luto é uma reação a qualquer perda, o que significa que a pandemia também pode causar luto pela perda do seu emprego ou saúde.

Práticas para ajudar a manter a saúde mental na pandemia 

Como a pandemia da Covid-19 afeta sua saúde mental: o estresse é uma resposta natural e esperada a qualquer crise de saúde, mas aumenta dramaticamente quando a crise não tem paralelo em sua vida e todos estão vulneráveis.

Mesmo que a fonte de seu estresse seja óbvia por ser a pandemia, definir o que está por trás de seus sentimentos pode ajudar a obter uma compreensão mais profunda dos problemas.

Veja algumas dicas: 

Mantenha a conexão com outras pessoas mesmo virtualmente

Para evitar que esse isolamento afete adversamente sua saúde mental, é crucial estender a mão para outras pessoas.

Use a tecnologia a seu favor e tente se comunicar com seus familiares e amigos que você ainda não consegue ver cara a cara, por meio de chamadas de vídeo ou bate-papo em grupo.

Faça algo por você

Uma maneira de melhorar sua saúde mental é se manter ocupado. Se você se isola, aprender uma nova habilidade pode ser uma ótima maneira de melhorar seu bem-estar mental, aumentando seu senso de propósito e aumentando sua autoestima.

Quer seja cozinhar, cozinhar, inscrever-se em um curso online ou aprender um novo idioma, usar seu tempo para aprender algo de seu interesse pode manter a mente ativa e focada, enquanto preenche o dia.

Peça por ajuda

Se você tem um problema de saúde mental que foi agravado pelo coronavírus ou, talvez, esteja desenvolvendo novos sintomas de ansiedade ou depressão, é importante pedir ajuda profissional.

Muitos provedores de serviços médicos, como cirurgias médicas, estão operando durante a pandemia, como por meio de consultas por vídeo ou telefone.

Fique ativo

Descobriu-se que a prática regular de exercícios melhora não apenas a saúde física, mas também a mental. A atividade física regular reduz a ansiedade e a depressão em todas as faixas etárias e pode ser benéfica na redução do declínio cognitivo relacionado à idade.

Esteja limitado apenas a atividades internas ou tenha um jardim ou área ao ar livre para usar, treinos e exercícios como ioga, alongamento podem ser encontrados online. Isso pode ser feito tanto em ambientes internos quanto externos.

Alimentação saudável

Os alimentos que você ingere afetam sua saúde mental e física, portanto, certifique-se de que suas refeições sejam saudáveis. 

Consumir chás com efeito calmante e relaxante, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa. Lembrando que, ter uma boa noite de sono também é vital para sua saúde mental.

Pratique meditação

Meditação é a prática de observar o que está ocorrendo dentro e fora de nós, momento a momento. 

Uma variedade de técnicas pode ser empregada, como a utilização de incensos. Além disso, vários aplicativos de celular podem ser baixados que conduzem o participante através de meditação guiada.

A técnica também foi creditada por sua capacidade de ajudar a identificar os primeiros sinais de ansiedade e estresse, permitindo que os indivíduos lidem melhor com eles.

Encontre um hobby que você goste como, por exemplo, cuidar das plantas

Mantenha a saúde mental com produtos Fênix 

Aqui na Fênix você encontra os melhores produtos que podem fazer parte das suas práticas para manter a saúde mental na pandemia. 

Temos incensos naturais e artesanais que irão aromatizar os lares dos nossos clientes, proporcionando harmonia e bem-estar no ambiente onde será aceso.

Além disso, contamos com uma variedade de chás de infusão, que reúnem ingredientes especiais, com matérias primas selecionadas. 

Adquira nossos produtos e cuide da sua saúde mental durante e após a pandemia. 

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!