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Saúde das mulheres: entenda ao que se deve prestar atenção

3 minutos de leitura

A saúde das mulheres está intimamente ligada às características próprias de cada ciclo de vida. Da infância à vida adulta, o corpo feminino passa por profundas transformações, que devem ser acompanhadas de perto para garantir bem-estar e um desenvolvimento saudável.

A fase dos 10 aos 18 anos é marcada pela descoberta do próprio corpo e por significativas mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. Dos 19 aos 29, as mulheres atingem a maturidade sexual e têm a saúde afetada, principalmente, por fatores ambientais e comportamentais, como hábitos de sono e alimentares.

Quando chega aos 30 anos, o acompanhamento médico torna-se frequente, pois há uma importante diminuição do ritmo metabólico e uma preocupação maior com a maternidade. A partir dos 40, as mulheres passam novamente por grandes mudanças relacionadas à menopausa.

Apesar das particularidades de cada etapa, alguns aspectos relacionados à saúde devem receber atenção especial em qualquer idade, como os citados a seguir.

Saúde íntima

Com a chegada da puberdade, a saúde íntima passa a ser uma das grandes preocupações das mulheres devido às grandes mudanças que ocorrem no corpo feminino. Por isso, a ida ao ginecologista é recomendada a partir da primeira menstruação ou início da vida sexual.

Os exames de rotina são fundamentais tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico e tratamento precoces de doenças comuns entre as mulheres, como câncer de mama e câncer do colo do útero. Além de problemas ginecológicos, o check-up geral ajuda a detectar outras enfermidades, como diabetes e colesterol alto.

Recomenda-se que as mulheres relatem qualquer anormalidade e fiquem atentas a alguns sinais no dia a dia, como odores fortes, corrimentos, dores na relação sexual e aparecimento de manchas, feridas, nódulos ou bolhas em qualquer parte do corpo. Alguns problemas de saúde são assintomáticos, por isso o acompanhamento médico deve ser periódico. 

Saúde mental

Muito se fala em cuidar de problemas físicos, o que realmente é muito importante, mas uma das questões que mais impactam o bem-estar das mulheres é a saúde mental. A sobrecarga psicológica e emocional pode afetar muito o dia a dia e trazer diversos prejuízos à saúde como um todo.

É importante que as mulheres fiquem atentas a esses problemas e busquem formas de aliviar o estresse e a ansiedade, geralmente ligados às multitarefas e às cobranças sociais e culturais. A meditação é um exemplo de prática que pode auxiliar na manutenção da saúde mental, pois aumenta a qualidade de vida, eleva a autoestima e facilita a busca por autoconhecimento.

Alimentação e exercícios

Manter uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios físicos nem sempre é uma tarefa fácil, mas esses hábitos são essenciais para melhorar o funcionamento do sistema imunológico e diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças físicas e mentais.

Uma dieta saudável deve ser composta por grupos alimentares variados, para suprir as necessidades diárias de vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras. Além disso, deve-se prestar atenção à qualidade dos alimentos e à quantidade ingerida em cada refeição.

Já as atividades físicas devem ser feitas de forma regular para a manutenção do condicionamento físico e o equilíbrio de todas as funções do corpo. A prática de exercícios físicos contribui também para aliviar os sintomas da TPM e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras, que se acumula com mais facilidade no corpo das mulheres do que dos homens.

Devemos sempre nos lembrar de que somos seres integrais, em que corpo, mente e alma estão interligados e precisam se manter em equilíbrio para uma vida mais saudável e feliz. Por isso, a atenção com a saúde deve levar em conta todos os aspectos da vida e as necessidades pessoais.

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