domingo, fevereiro 25, 2024
Anúncio
InícioBem EstarSálvia: para que serve e quais são seus benefícios? Descubra agora! 

Sálvia: para que serve e quais são seus benefícios? Descubra agora! 

Cesta com planta sálvia para vários tratamentos

Quer saber para que serve a sálvia e quais os benefícios de usar essa planta? Então, este é o artigo certo.

A Fênix produziu este conteúdo, falando tudo sobre essa plantinha, que tem propriedades medicinais e pode ser usada de diferentes formas. Por exemplo, ela está presente em incensos, óleos essenciais e até na alimentação. 

Para saber tudo sobre ela, leia este artigo até o final. Boa leitura!

O que é sálvia?

Quem se interessa pelo mundo das plantas provavelmente já ouviu falar na sálvia, uma plantinha que se parece com um arbusto.

Talvez você já tenha visto essa planta, que tem folhas aveludadas e de tonalidade levemente acinzentada, com flores azuis ou brancas e com um aroma marcante.

Inclusive, é por causa de suas características que a sálvia é uma das queridinhas da indústria de cosméticos para a preparação de óleos essenciais.

Além de saber suas características, é interessante conhecer a origem da sálvia, que se originou na região do Mediterrâneo, na Europa.

Agora, falta entender para que serve a sálvia. Por isso, leia o próximo tópico, no qual vamos falar mais sobre o uso dessa planta.

Para que serve a sálvia e como usar

Para que serve a Sálvia e como usar
Para que serve a Sálvia: Óleos essenciais

Vale comentar que a sálvia é uma planta medicinal, que possui uma flexibilidade em relação ao seu uso.

Para que possamos aproveitar suas funções medicinais, é possível fazer um chá de sálvia. No entanto, ela funciona, ainda, como tempero.

Neste caso, podemos colocar sálvia em molhos, massas, saladas, carnes e risotos, por exemplo.

Conforme comentamos anteriormente, ela também é muito utilizada para a produção de óleos essenciais, devido a suas propriedades terapêuticas.

Com tantas possibilidades de uso, além de saber para que serve a sálvia, é interessante conhecer os benefícios que ela oferece. No próximo tópico, a gente te conta.

Para que serve a sálvia e quais são os benefícios

É provável que você já desconfie que a sálvia tem uma variedade de benefícios a oferecer. Por essa razão, selecionamos alguns. Confira!

Diminui o estresse

Ao usarmos a planta na aromaterapia, é possível reduzir os níveis de estresse, pois ela induz a sensação de bem-estar.

Isso acontece porque o aroma tem o poder de tranquilizar a mente e diminuir a ansiedade. Afinal, o sistema olfativo age no funcionamento cerebral, regulando as emoções.

Ajuda no tratamento da depressão

Planta que ajuda no tratamento da depressão

Ao analisarem o óleo essencial de sálvia, um grupo de pesquisadores constatou que ele pode ajudar no tratamento da depressão.

Além disso, também já se sabe que a sálvia ajuda a reduzir o cortisol, hormônio que causa o estresse, fazendo efeito parecido com o de antidepressivos.

Alivia cólicas menstruais

A sálvia pode ser uma grande aliada das mulheres durante o período da menstruação. Para isso, é recomendável o uso do óleo essencial.

Portanto, passe o óleo na parte inferior do abdômen todos os dias ao longo do ciclo menstrual. A tendência é sentir menos incômodo com as cólicas.

Ameniza sintomas da menopausa

Um dos componentes do óleo essencial de sálvia é semelhante ao estrogêneo. Com isso, é possível utilizá-lo para amenizar os sintomas da menopausa.

Por exemplo, um dos efeitos é a redução da sensação de calor que sentem as mulheres que passam por essa fase.

Funciona como bactericida

Outro benefício da sálvia é a ajuda para curar infecções dermatológicas causadas por bactérias.

Dessa forma, ela pode auxiliar no tratamento de feridas em pessoas que, por alguma razão, o organismo não responde aos antibióticos.

Agora que você já sabe quais as principais vantagens de usar a sálvia, que tal conferir algumas sugestões de uso. Portanto, continue sua leitura

Sálvia, para que serve e como utilizar a sálvia

Já comentamos com você os usos mais comuns da sálvia e para que ela serve. Agora, veja algumas sugestões de como utilizá-la.

Como tempero 

Na preparação de alimentos, é possível usar a sálvia como tempero e como uma forma de usar menos sal.

Ela dá um sabor especial ao prato e ainda contribui para que sua alimentação receba doses de vitaminas A, C e E, ferro, cálcio e magnésio.

Porém, não exagere na pitada, porque o sabor da planta é potente, podendo dominar todo o prato.

No chá

Para fazer o chá de sálvia, você vai precisar de algumas folhas da planta, de onde você terá como extrair substâncias que ativam seu poder medicinal.

A receita é simples: basta uma colher de sopa de folhas de sálvia e uma xícara de água fervente. Deixe de molho de 5 a 10 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia.

Como óleo essencial 

Sálvia pode ser utilizada como óleo essencial

Além dos usos do óleo essencial de sálvia que comentamos anteriormente, ele também serve para problemas como hemorroidas e para o tratamento de cabelo e pele oleosos.

Para isso, você pode diluir uma gota do óleo essencial em uma colher de sopa de óleo de amêndoa doce e fazer a aplicação no local que deseja tratar.

Para o tratamento da pele, uma sugestão é misturar uma gota do óleo essencial com argila verde ao preparar sua máscara facial.

Quem não pode tomar chá de sálvia? Confira contraindicações

Sálvia, para que serve? É importante saber que a sálvia pode ser prejudicial para pessoas com alergia a essa planta. 

Além disso, é recomendável que mulheres grávidas evitem usá-la, pois ainda não se sabe se ela é realmente segura durante a gestação.

Após o parto, também é recomendável não usá-la, pois a sálvia reduz a produção do leite materno.

Por fim, pessoas com epilepsia devem procurar orientação médica para saber se podem usar a sálvia, pois acredita-se que ela possa estimular crises epiléticas.

Agora você sabe como usar a sálvia

Saber para que serve a sálvia é importante para que, a partir de agora, você possa utilizá-la corretamente no seu dia a dia.

Com certeza, essa plantinha pode ajudar a resolver algumas situações que estejam incomodando. Por isso, vale a pena incorporá-la na sua rotina.

Recomendamos, então, o uso dos Incensos In Natura de sálvia. Você pode encontrá-los no site da Fênix. Escolha produtos de qualidade para atrair apenas energias boas para o seu entorno. Se este artigo te ajudou, continue no Blog da Fênix e leia mais sobre plantas com propriedades medicinais e muito mais.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES