Você conhece a sálvia? Saiba mais sobre essa planta medicinal

Você conhece a sálvia? Saiba mais sobre essa planta medicinal

5 minutos de leitura

A sálvia é uma erva apreciada por seu forte aroma e sabor, podendo ser encontrada fresca e seca e está disponível o ano todo. 

Além de uso culinário, é usada medicinalmente em chás, na aromaterapia e, ainda, como planta ornamental.  

A sálvia oferece uma variedade de benefícios. Continue por aqui e saiba mais sobre a sálvia, para que ela serve e como utilizar essa planta medicinal. 

O que é sálvia? 

 A sálvia é um arbusto perene que faz parte da família das mentas e cresce cerca de 60 cm de altura. Possui folhas ovais verde-acinzentadas empoeiradas com hastes lenhosas.

Suas flores nascem em espinhos e apresentam corolas tubulares de dois lábios que são atraentes para uma variedade de polinizadores, incluindo abelhas, borboletas e beija-flores. As flores podem ser roxas, rosa, brancas ou vermelhas e produzem frutos de noz.

Por causa das projeções finas e aveludadas em forma de cabelo nas folhas, elas têm uma aparência levemente felpuda ou fofa e textura felpuda, o que pode tornar desagradável comê-la crua.

Existem muitas variedades de sálvias, mas as espécies usadas para fins culinários são conhecidas como salva comum, salva de jardim ou salva de cozinha.

Tem um sabor único que traz calor e complexidade aos pratos. Funciona bem quando combinado com outras ervas e complementa uma variedade de alimentos, desde carne e frutos do mar a limão e manteiga. 

Tem propriedades ligeiramente estimulantes. O chá fabricado com suas folhas é usado como tônico há séculos. Na Europa medieval, pensava-se que o sábio fortalecia a memória e promovia a sabedoria.  

Para que serve a sálvia?  

A sálvia tem sido usada desde os tempos antigos para diversos fins, desde repelir o mal até aumentar a fertilidade feminina. Atualmente é mais comum ver essa erva sendo utilizada em chás, para temperar pratos e ainda como aromaterapia. 

É originária do Mediterrâneo e foi considerada uma das ervas mais importantes da época. Era utilizado pelos romanos para ajudar na digestão e também para tratar úlceras, feridas e dores de garganta.

Os franceses transformaram a sálvia em chá e, depois que os chineses experimentaram, procuraram a erva e trocaram grandes quantidades de chá chinês por apenas uma fração da planta. 

No início dos anos 800 DC, a sálvia era considerada uma cultura importante devido às suas propriedades medicinais e também ao lucrativo negócio comercial.

Benefícios da sálvia 

A sálvia tem vários benefícios para a saúde. A erva pode ser encontrada fresca, seca ou em forma de óleo. Faz parte da família das hortelãs, assim como outras ervas, como manjericão, orégano, tomilho e alecrim.

Normalmente, ela é utilizada em pouca quantidade, já que tem um aroma e sabor fortes. Ainda assim, pode ser misturada com uma variedade de nutrientes e compostos importantes.

Esta erva também é usada como um agente de limpeza natural, pesticida e objeto ritual na queima ou mancha de sálvia espiritual. Conheça seus principais benefícios.

Possui muitos nutrientes

A sálvia tem uma dose saudável de vitaminas e minerais. Uma pequena quantidade de sálvia contém 10% de suas necessidades diárias de vitamina K. Contém, ainda, pequenas quantidades de magnésio, zinco, cobre e vitaminas A, C e E.

Uma vez que é consumido em pequenas quantidades, a sálvia fornece apenas quantidades minúsculas de carboidratos, calorias, proteínas e fibras.

Reduz o estresse

Usado como óleo essencial, o aroma pode reduzir o estresse e provocar uma sensação de bem-estar. 

Rica em antioxidantes

Um estudo descobriu que beber 1 xícara (240 ml) de chá de sálvia, duas vezes ao dia, aumentava significativamente as defesas antioxidantes. Também reduziu o colesterol total e o colesterol LDL “ruim”, bem como aumentou o colesterol HDL “bom”.

Os antioxidantes são moléculas que ajudam a fortalecer as defesas do seu corpo, neutralizando os radicais livres potencialmente prejudiciais que estão ligados a doenças crônicas.

Auxilia na saúde bucal

A sálvia tem efeitos antimicrobianos, que têm o potencial de neutralizar os micróbios que promovem a placa dentária. 

Em um estudo, um enxaguatório bucal à base de sálvia demonstrou matar com eficácia a bactéria Streptococcus mutans, que é conhecida por causar cáries dentárias.

Um óleo essencial à base dessa erva, em um estudo de tubo de ensaio, mostrou matar e interromper a propagação de um fungo que também pode causar cárie, a Candida albicans.

Os sintomas da menopausa podem diminuir 

O corpo da mulher passa por um declínio natural no hormônio estrogênio durante a menopausa, podendo causar diversos sintomas desagradáveis. Suor, ondas de calor, suor excessivo, irritabilidade e secura vaginal são alguns deles. 

Acredita-se que os compostos dessa planta tenham propriedades semelhantes ao estrogênio, permitindo que eles se liguem a certos receptores em seu cérebro para ajudar a melhorar a memória e tratar ondas de calor e suor excessivo.

Tem potencial para diminuir o açúcar no sangue

As folhas da sálvia são tradicionalmente usadas como remédio contra a diabetes. Pesquisas em humanos e animais indicam que ela pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Foi demonstrado que o extrato de folha reduz o açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina com um efeito semelhante ao da rosiglitazona, medicamento para diabetes, em humanos.

No entanto, ainda não há evidências suficientes para recomendar a sálvia como um tratamento para diabetes, sendo necessárias mais pesquisas em humanos. 

Sálvia branca

Como utilizar sálvia?

Você pode acender e queimar a planta para melhorar o odor, a fragrância e o humor. Basta soprar a fumaça da sálvia para dentro e ao redor de sua casa. Você pode colocar o pacote em uma tigela ou um incenso e deixá-lo queimar por um tempo.

Antes de queimar a sálvia, alguns recomendam definir as intenções para fins espirituais, energéticos e de limpeza da negatividade. Ela pode ser utilizada também em infusões de chá.

Ficou curioso e quer experienciar os benefícios da sálvia? Aqui na Fênix Incensos Naturais você encontra incenso natural de sálvia branca, sálvia branca em bastão e sálvia branca in natura. 

E se você quer presentear alguém para que essa pessoa também conheça os benefícios da sálvia, você pode optar pelos nossos kits para presente. Acesse nosso site e veja as opções. 

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest