Quem foi São Francisco de Assis? Conheça a história do santo

Quem foi São Francisco de Assis? Conheça a história do santo

3 minutos de leitura

Na concepção popular, os santos são pessoas vistas como modelo de fé e virtude, por dedicarem suas vidas à caridade. Um dos santos mais conhecidos em todo o mundo é o italiano Francisco, nascido na cidade de Assis. Você sabe quem foi São Francisco de Assis?

Conhecido pelo seu voto de pobreza e humildade, ele acreditava que todos os seres da natureza deveriam ser tratados com respeito e amor, inclusive plantas, rios e bichos. Não à toa, tornou-se o santo padroeiro dos animais. Sua vida de entrega e renúncia serve como fonte de inspiração e amor pelo próximo.

Continue a leitura para descobrir quem foi São Francisco de Assis!

Nascimento e juventude

Francisco nasceu na cidade italiana de Assis, no ano de 1182. Filho de um comerciante rico, cresceu cercado por privilégios de uma família de posses. Durante a juventude, envolveu-se na área militar e, em meio a conflitos, acabou preso. Após ser solto, voltou à cidade e se deixou levar por uma vida de festas e regalias. Virou figura conhecida na vida boêmia.

Passado algum tempo, decidiu abdicar desse comportamento para se dedicar novamente às batalhas. Contudo, foi acometido por uma enfermidade que o impediu de concretizar seu objetivo. Esse obstáculo fez com que ele se dedicasse à meditação e à oração.

Tais práticas renderam muitas reflexões. Certo dia, durante um encontro com um homem com lepra, Francisco sentiu uma incrível vontade de ajudar. Então, apesar da repulsa, desceu de seu cavalo, entregou algumas moedas ao homem e beijou o rosto dele.

Em determinado momento, durante uma de suas orações, foi surpreendido por uma voz celestial, que pedia a ele para “servir ao amor e ao Servo. Esse foi o início da vida religiosa de Francisco, pois foi a partir dessa experiência que ele passou a orar e a frequentar mais a igreja.

Conversão

Um dia, enquanto orava na Igreja de São Damião, Francisco ouviu um pedido que vinha de dentro do crucifixo: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. O jovem, então, sentiu-se impelido a vender todos os seus bens. Após fazer isso, ele doou o dinheiro para aquela igreja, que se tornou sua nova moradia. Na ocasião, ele tinha 25 anos.

Para seguir sua vocação, precisou enfrentar a oposição de seu pai. Este, inconformado, exigiu que ele renunciasse à sua herança ou desistisse de permanecer na igreja. Foi aí que Francisco renunciou à herança. Despiu-se totalmente, entregou suas roupas ao seu pai e, assim, concretizou o desapego de toda a sua vida anterior.

Padroeiro dos animais

Um ponto de destaque na trajetória de Francisco foi sua proximidade com a natureza. Ele defendia a preservação do meio ambiente e dos animais porque os considerava como obras do criador. Por isso, é considerado o padroeiro dos animais e patrono dos ecologistas.

Uma curiosidade é que, durante suas pregações no campo, era rodeado por diversos bichos que voluntariamente ficavam perto dele. Esse fato deu significado ao título que ele receberia no futuro.

Referência do catolicismo

São Francisco dedicou sua vida à pregação do evangelho. Após a fundação da primeira Ordem dos Franciscanos, pelo Papa Inocêncio III, em 1208, iniciou peregrinações em diversos países. Ele levava a palavra de Deus e semeava a ideologia de desapego aos bens materiais, em um caminho guiado pelo autoconhecimento, pela fé e pela doação.

Dois anos após sua morte, foi considerado santo pela Igreja Católica e canonizado pelo Papa Gregório IX. Ainda hoje, ele continua tendo milhares de devotos graças ao seu respeito à natureza e aos necessitados.

As informações apresentadas aqui já são suficientes para termos uma ideia de quem foi São Francisco de Assis e da grandeza desse santo. A história dele é pura inspiração, independentemente do que você acredita.

Gostou de saber quem foi São Francisco de Assis? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest