Quais são os benefícios do contato com a natureza para nossa vida?

Quais são os benefícios do contato com a natureza para nossa vida?

3 minutos de leitura

A rotina nas cidades grandes e o uso intenso de aparelhos eletrônicos têm nos afastado cada vez mais do contato com a natureza. Esse fenômeno crescente no mundo todo é prejudicial tanto para nossa saúde física quanto psicológica.

Percebendo a relação entre natureza e bem-estar, os japoneses desenvolveram o shinrin-yoku, ou “banho de floresta”, uma terapia alternativa que auxilia na prevenção e no tratamento de doenças. Essa prática foi impulsionada pelo estudo dos fitocidas, também conhecidos como óleos essenciais das plantas, que têm efeitos terapêuticos calmantes e relaxantes.

Por meio de pesquisas e trabalhos de campo, os cientistas comprovaram que a exposição à biodiversidade traz diversos benefícios para a nossa vida. Confira alguns deles neste post!

Fortalecimento do sistema imunológico

A proximidade com os bichos, as plantas e a terra ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Isso acontece porque somos expostos a microrganismos que ativam a produção de anticorpos, fazendo com que nosso corpo fique mais resistente a doenças.

Bastam alguns minutos de caminhada em meio às árvores e plantas para que haja uma redução considerável do hormônio do estresse, da pressão arterial e da frequência cardíaca. Além disso, a natureza aguça nossos sentidos, melhorando a atenção, a concentração, a memória e a criatividade.

Aumento dos níveis de vitamina D

Quando tomamos sol, nosso corpo produz vitamina D, que é responsável por facilitar a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Esse processo é de extrema importância para evitar problemas como o enfraquecimento dos ossos e prevenir doenças como obesidade, hipertensão e esclerose múltipla.

A exposição ao sol deve ser de 15 a 20 minutos por dia sem protetor solar. Após esse tempo, deve-se aplicar um filtro com FPS alto, para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, e fazer uso de chapéu e óculos escuros.

Estímulo à prática de atividade física

Estar perto da natureza nos estimula a praticar atividades físicas, o que faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Corrida, escalada, yoga, caminhada e arvorismo são algumas das modalidades mais indicadas para sair do sedentarismo e, ao mesmo tempo, respirar o ar puro.

Essa combinação entre meio ambiente e exercícios físicos também auxilia no combate ao estresse, na melhora do humor, na diminuição dos sintomas da depressão e no aumento da sensação de bem-estar.

Menor exposição a poluentes

Uma das grandes vantagens de estar junto à natureza é a menor exposição aos poluentes atmosféricos, que são nocivos à saúde e causam prejuízos para a fauna e a flora. Respirar o ar da floresta ajuda a amenizar sintomas de resfriados, asma, bronquite, alergias e outros problemas relacionados ao sistema respiratório.

A natureza também nos livra das poluições sonora e visual, muito comuns nas grandes cidades, onde há lixo nas ruas, pichações, letreiros luminosos, placas, faróis, painéis publicitários, fios de eletricidade e prédios, além de barulhos emitidos por veículos, obras, vendedores ambulantes, telefones, máquinas, sirenes e caixas de som.

Agora que você já conhece quais são os benefícios que o contato com a natureza traz para as nossas vidas, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest