Quais são os benefícios do contato com a natureza para nossa vida?

Quais são os benefícios do contato com a natureza para nossa vida?

3 minutos de leitura

A rotina nas cidades grandes e o uso intenso de aparelhos eletrônicos têm nos afastado cada vez mais do contato com a natureza. Esse fenômeno crescente no mundo todo é prejudicial tanto para nossa saúde física quanto psicológica.

Percebendo a relação entre natureza e bem-estar, os japoneses desenvolveram o shinrin-yoku, ou “banho de floresta”, uma terapia alternativa que auxilia na prevenção e no tratamento de doenças. Essa prática foi impulsionada pelo estudo dos fitocidas, também conhecidos como óleos essenciais das plantas, que têm efeitos terapêuticos calmantes e relaxantes.

Por meio de pesquisas e trabalhos de campo, os cientistas comprovaram que a exposição à biodiversidade traz diversos benefícios para a nossa vida. Confira alguns deles neste post!

Fortalecimento do sistema imunológico

A proximidade com os bichos, as plantas e a terra ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Isso acontece porque somos expostos a microrganismos que ativam a produção de anticorpos, fazendo com que nosso corpo fique mais resistente a doenças.

Bastam alguns minutos de caminhada em meio às árvores e plantas para que haja uma redução considerável do hormônio do estresse, da pressão arterial e da frequência cardíaca. Além disso, a natureza aguça nossos sentidos, melhorando a atenção, a concentração, a memória e a criatividade.

Aumento dos níveis de vitamina D

Quando tomamos sol, nosso corpo produz vitamina D, que é responsável por facilitar a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Esse processo é de extrema importância para evitar problemas como o enfraquecimento dos ossos e prevenir doenças como obesidade, hipertensão e esclerose múltipla.

A exposição ao sol deve ser de 15 a 20 minutos por dia sem protetor solar. Após esse tempo, deve-se aplicar um filtro com FPS alto, para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, e fazer uso de chapéu e óculos escuros.

Estímulo à prática de atividade física

Estar perto da natureza nos estimula a praticar atividades físicas, o que faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Corrida, escalada, yoga, caminhada e arvorismo são algumas das modalidades mais indicadas para sair do sedentarismo e, ao mesmo tempo, respirar o ar puro.

Essa combinação entre meio ambiente e exercícios físicos também auxilia no combate ao estresse, na melhora do humor, na diminuição dos sintomas da depressão e no aumento da sensação de bem-estar.

Menor exposição a poluentes

Uma das grandes vantagens de estar junto à natureza é a menor exposição aos poluentes atmosféricos, que são nocivos à saúde e causam prejuízos para a fauna e a flora. Respirar o ar da floresta ajuda a amenizar sintomas de resfriados, asma, bronquite, alergias e outros problemas relacionados ao sistema respiratório.

A natureza também nos livra das poluições sonora e visual, muito comuns nas grandes cidades, onde há lixo nas ruas, pichações, letreiros luminosos, placas, faróis, painéis publicitários, fios de eletricidade e prédios, além de barulhos emitidos por veículos, obras, vendedores ambulantes, telefones, máquinas, sirenes e caixas de som.

Agora que você já conhece quais são os benefícios que o contato com a natureza traz para as nossas vidas, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Responses

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest