Primavera, é hora de desabrochar

Primavera, é hora de desabrochar

2 minutos de leitura

As mudanças das estações estão relacionadas às finalizações de ciclos e início de outros. É um ritmo que a própria natureza nos impõe para seguirmos num fluxo diferente.

Na Primavera, o clima começa a ficar mais quente e passamos a ter dias em que o Sol brilha forte. As flores aparecem, trazendo um colorido especial às cidades. Passamos a perceber melhor a alegria, nos sentindo mais livres para nos movimentarmos. É uma época propícia para limparmos as estagnações que nos atrapalham de ir adiante e a ter mais ânimo e energia pessoal. 

Os povos ancestrais tinham uma relação muito bonita com os ciclos da natureza e costumavam comemorar a chegada ou mudanças das estações. Como, por exemplo, o Festival Ostara ou Eostre, muito difundido na cultura anglo-saxã.

A celebração da fertilidade

Conta a lenda de que, na chegada da Primavera, os povos antigos tinham o costume de oferecer à Deusa da Fertilidade, Eostre ou Ostara, ovos pintados. As oferendas eram feitas como forma de garantir mais fertilidade aos grãos, que estavam em germinação. Mas, simbolizavam, também os sonhos de quem os pintou, como se fosse um tempo de maturação para uma vida mais próspera.

Repare que Eostre é uma palavra muito próxima a Easter, que em inglês significa Páscoa. É que no Hemisfério Norte, o equinócio da Primavera ocorre justamente na Páscoa e aqui, no Hemisfério Sul, em Setembro. 

Dizem que após pintados, os ovos eram enterrados e depois de um tempo as pessoas saíam à caça deles. Um tanto parecido com o “ritual” dos ovos de chocolates da atualidade.

Uma época de renovação

Para os povos pagãos, a Deusa Eostre, também tinha uma representação de algo que ainda está por vir, como novos projetos, um filho, mudanças significativas para a vida.

Por isso é que é recomendado, no período da Primavera, que a gente permaneça abertos para o novo, plante novidades, germine projetos e abrace a fertilidade da vida. Primavera é época de desabrochar.

Você tem algum ritual específico que faz na chegada da Primavera? Contra para a gente e deixe nos comentários abaixo.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest