quinta-feira, julho 18, 2024
Anúncio
InícioBem EstarPranayamas: conheça essas técnicas de respiração e os benefícios

Pranayamas: conheça essas técnicas de respiração e os benefícios

Você já ouviu falar em pranayamas? Caso acredite no poder da respiração, então já deve ter se deparado com essas técnicas. Respirar, apesar de ser instintivo, é uma prática que, quando feita conscientemente, pode transformar a sua vida. Por isso, a Fênix decidiu escrever este artigo, para explicar como funcionam essas técnicas e quais os […]

Você já ouviu falar em pranayamas? Caso acredite no poder da respiração, então já deve ter se deparado com essas técnicas.

Respirar, apesar de ser instintivo, é uma prática que, quando feita conscientemente, pode transformar a sua vida.

Por isso, a Fênix decidiu escrever este artigo, para explicar como funcionam essas técnicas e quais os benefícios que elas oferecem.

Além disso, vamos comentar sobre como praticá-las, para que você possa começar a colocá-las em ação agora mesmo. Por isso, desejamos boa leitura.

O que são Pranayamas?

No yoga, os pranayamas são exercícios de respiração consciente, que são feitos de forma guiada e com objetivos determinados.

As técnicas de respiração são muito importantes, pois o modo como o ar é inspirado e expirado por nós pode trazer mudanças significativas ao nosso corpo e mente.

Dessa forma, faz sentido quando alguém nos orienta a respirar fundo quando estamos nervosos. Você já passou por isso?

Isso não é apenas uma mera forma de falar. Afinal, quando controlamos nossa respiração, o consumo de oxigênio diminui, além de nossos batimentos cardíacos e pressão sanguínea também ficarem mais baixos.

Com isso, em vez de focarmos no que está nos atormentando, ao respirar corretamente, conseguimos focar apenas no momento presente.

Portanto, praticar pranayamas nos ajuda a sair do processo automático de respiração, buscando alcançar mais controle sobre ela para, assim, atingirmos algum objetivo.

Muito interessante esta prática, não é mesmo? Agora, vamos explicar para você o significado da palavra pranayama.

mulher realizando exercícios de respiração seguindo o Pranayamas.

Entenda o significado da palavra

O termo pranayama é resultado da combinação de duas palavras: prana e yama.

A palavra prana quer dizer força fundamental da vida, enquanto que yama significa controle, canal, restrição.

Com isso, pranayama significa canalizar a força da vida. Ou seja, é possível dizer que, à medida que você prolonga a sua respiração, também aumenta seu tempo de vida.

Além disso, é interessante comentar que Yama é o nome do Deus da Morte e também o iniciador de um jovem aspirante espiritual.

Portanto, podemos entender que o enfrentamento da morte é o início da jornada espiritual. Note que a vida começa com a primeira inspiração e termina com a última expiração.

Agora que você já sabe o que quer dizer pranayama, vamos focar nossa atenção ao “prana”. Para isso, leia o próximo tópico.

O que é “prana”?

Com base no que foi dito anteriormente, é possível entender que prana significa força vital, ou seja, é o que fortalece e traz vida aos nossos órgãos e células.

Além disso, prana é a energia que está em todo o universo, pois está no ser humano e na natureza.

Dessa forma, precisamos compreender que, quanto mais prana tivermos em nosso corpo, mais longevidade conseguiremos alcançar.

Os canais de energia pelos quais o prana flui são os “nadis” e os “chakras”, e a quantia de prana e a forma como ele flui por esses canais definem o estado de nossa mente.

Com isso, quanto maior, mais contínuo e suave for o fluxo, mais a mente permanece tranquila, entusiasmada e positiva.

Por outro lado, se nossa respiração ocorre de forma descontrolada, os canais podem ficar completamente ou parcialmente fechados, ocasionando um fluxo desarmônico.

Esse fluxo irregular pode gerar sensações negativas, como tensão, medo, incerteza, entre outras.

Isso é perigoso, visto que nosso adoecimento começa de forma sutil no campo energético, para somente depois emergir para o nível físico.

Assim, repare como é importante ter controle sobre a respiração, na busca por uma vida mais tranquila e suave.

Por isso, veja a seguir como praticar os pranayamas.

Como praticar Pranayamas

Para praticar os pranayamas, não é necessário muito, apenas um espaço silencioso e um tapete de yoga ou bola suíça. Além disso, sugerimos o uso de incensos para energizar o ambiente.

Existem vários tipos de pranayamas, que podem servir para trazer energia ou acalmar a mente. A escolha da técnica a realizar deve ser feita a partir de uma autoanálise sobre seu estado no momento.

Um tipo de pranayama simples chama-se Expiração Alongada. Essa técnica tem o intuito de tranquilizar corpo e mente, e é ideal para quando você se sentir ansioso ou agitado.

Para isso, sente-se em postura confortável e com sua coluna reta. Depois disso, inspire por 3 segundos e expire por 6 segundos.

Você pode praticar durante até 10 minutos, de modo que seja suficiente para que você alcance a sensação de relaxamento.

Mas lembre-se de que o momento da expiração deve ser sempre o dobro do tempo de inspiração. 

A partir de agora, você sabe que é fácil praticar pranayamas em casa. Por isso, escolha um momento adequado e tire esse tempo para você.

A seguir, veja quais os benefícios de incorporar essas técnicas de respiração na sua vida.

mulher fazendo meditação na sala seguindo o Pranayamas.

Benefícios dos pranayamas para estresse e outros problemas

Um dos principais benefícios dos pranayamas é a ajuda para lidar com o estresse e a ansiedade, muito comuns no nosso dia a dia.

Com isso, controlar a respiração pode auxiliar a acalmar o fluxo de nossos pensamentos, e focar no tempo presente, aliviando a sensação de estresse.

Além disso, vários outros benefícios resultam dos pranayamas, como os que você pode conferir a seguir:

  • tranquilizar o sistema nervoso;
  • limpar os pulmões;
  • melhorar o sono;
  • “clarear” a mente.

Portanto, note que praticar pranayamas é colocar em prática técnicas de meditação, o que ajuda a manter a concentração no seu ritmo de respiração, afastando pensamentos externos, de modo que você se conecte com o seu interior.

Pratique Pranayamas com os produtos Fênix

Conseguiu perceber o quanto os pranayamas podem ser positivos para a sua saúde física e mental?

Por isso, recomendamos que você tente colocar em prática essas técnicas de respiração, de modo a entrar em contato consigo mesmo, e acalmar seus pensamentos.

Para isso, um clima externo propício para o relaxamento é fundamental. Assim, que tal conferir o site da Fênix Incensos e conhecer produtos que podem ajudá-lo a praticar pranayamas?

Além disso, como conhecimento nunca é demais, aconselhamos que você continue no Blog da Fênix e leia outros artigos.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES