Plantas que purificam o ambiente: saiba quais benefícios elas trazem

Plantas que purificam o ambiente: saiba quais benefícios elas trazem

5 minutos de leitura

Desde a redução dos níveis de estresse até o aprimoramento do seu foco, as plantas que purificam o ambiente têm muitos benefícios.

Quer uma maneira esteticamente agradável, natural e comprovada pela Nasa de devolver o ar a um estado melhor? Abasteça sua casa com plantas purificadoras de ar. 

Além disso, elas podem ajudar na harmonização do lar, ou até mesmo de outros ambientes como escritório, por exemplo. 

Continue lendo este artigo para aprender mais sobre as melhores plantas purificadoras de ambientes.

Qual a importância das plantas que purificam o ambiente? 

Além de ser um ótimo complemento para qualquer canto de uma sala, plantas que purificam o ambiente são mais sustentáveis, desde que você cuide bem dele, é claro, e não baixe a cabeça de vergonha toda vez que passar por elas balançando suas folhas marrons para você .

Claro que podemos comprar plantas para deixar mais bonito um ambiente, mas não podemos esquecer dos muitos benefícios que vêm com elas.

A Organização Mundial da Saúde estimou que 7 milhões de pessoas morrem de poluição todos os anos.

E embora pensemos que as quatro paredes de nossa casa nos protegem da poluição que estamos cercados por fora, na verdade, o ar interno também contém poluentes agressivos.

Felizmente para nós, no entanto, pesquisas indicaram que certas plantas domésticas atuam como um filtro natural para a poluição interna.

Além disso, de todas as tendências da década de 1970 que voltaram nos últimos anos,  poucas mostraram o crescimento explosivo de plantas domésticas e jardinagem interna. 

Quais são as plantas que purificam o ambiente?

Pesquisas sobre a energia das plantas em ambientes fechados descobriram que existem mais de 50 tipos de plantas domésticas que ajudam a purificar o ambiente. Veja algumas:

Palmeiras

As Palmeiras filtram produtos químicos agressivos, incluindo acetona, xileno e tolueno, que se acumulam em produtos como esmalte de unhas, detergentes, móveis de madeira, ventilação insuficiente, gasolina, cosméticos etc.

Imbé

A planta filodendro purifica o ar removendo o formaldeído, que tende a ocorrer em materiais de construção e móveis domésticos. O formaldeído ocorre naturalmente e torna-se ameaçador apenas por meio de exposição prolongada por inalação.

Seringueiras

As seringueiras melhoram o ar interno, pois suas grandes folhas superficiais agem como uma esponja e absorvem produtos químicos agressivos e, em seguida, os decompõem. A planta demonstrou absorver dióxido de carbono e convertê-lo em oxigênio respirável.

Lírio da paz

Os Lírios da Paz absorvem esporos de fungos que comumente ocorrem na poeira interna. A planta pode ser útil em áreas de alta umidade – como banheiros, por exemplo, pois mantém o mofo à distância.

Dracena

As Dracenas têm se mostrado um dos filtros de ar mais eficazes. A planta remove formaldeído, benzeno, tricloroetileno e dióxido de carbono – todos ligados a problemas de saúde. 

As plantas Dracena também tendem a aumentar a umidade de uma sala, o que por sua vez ajuda a controlar as dificuldades respiratórias.

Espada de São Jorge

A planta Snake é extremamente eficaz em sua capacidade de absorver produtos químicos agressivos, como monóxido de carbono, benzeno, formaldeído e outros produtos químicos agressivos encontrados no ar interno. 

A planta também produz oxigênio, absorve CO2 durante a noite e provou ser benéfica para as alergias transmitidas pelo ar.

Samambaia

Além de ser um filtro de ar natural, a Samambaia também restaura a umidade natural do ar. Na verdade, a planta tem se mostrado eficaz para pessoas com pele seca ou com nariz ou garganta irritados devido às suas propriedades hidratantes.

Babosa

A confiável planta Babosa é usada há gerações por pessoas com queimaduras de sol ou doenças de pele. 

O gel dentro de suas folhas é um antibacteriano natural e contém muitas vitaminas. Além disso, a planta atua como um purificador de ar natural e reduz produtos químicos tóxicos, incluindo formaldeído e benzeno, produtos químicos presentes em produtos de limpeza.

Trepadeiras

A trepadeira pode estimular as glândulas de muco e contém propriedades expectorantes, que podem ajudar as pessoas com dificuldades respiratórias. 

Na verdade, as folhas são usadas como remédio para reduzir o bloqueio e o inchaço das vias aéreas. A planta também é usada medicinalmente para melhorar a saúde pulmonar, doenças do fígado, doenças do baço e outros.

Gravatinha

A Gravatinha é um antioxidante, pois remove com eficácia amônia, benzeno, formaldeído e xileno, produtos químicos agressivos que ocorrem em produtos de limpeza e móveis. 

A planta é extremamente fácil de cultivar e melhora rapidamente a qualidade do ar. Um estudo descobriu que, em apenas dois dias, a planta removeu até 90% das toxinas encontradas no ar interno.

A babosa atua como um purificador de ar natural

Harmonizando a casa com plantas que purificam o ambiente 

Quando colocadas em áreas específicas do seu espaço e nutridas conforme recomendado, as plantas podem ajudar a harmonizar o fluxo de energia do ambiente, sua energia e todos que vivem nele.

A folhagem perene representa a pureza, a natureza e a energia positiva que ela irradia. Bom para colocar no escritório, sala de estar ou sala de jogos.

As Trepadeiras ajudam a suavizar quaisquer “flechas envenenadas” que apontem para onde você dorme ou trabalha. 

As Palmas são ideais para criar uma divisória de ambiente, especialmente quando colocadas em um vaso colorido para ativar qualquer elemento ausente em um ambiente. 

O Lírio da Paz cresce bem sob luz artificial e produz flores brancas, tornando-a ideal para ambientes de escritório, salas de estar e corredores.

Um grande Imbé de folhas em forma de coração crescem bem sob luz natural e artificial. As folhas representam o elemento Fogo que pode adicionar energia às áreas escuras ou frias do seu espaço.

A Espada de São Jorge suspensa filtra monóxido de carbono, formaldeído e xileno, especialmente quando colocada perto de uma lareira.

Produtos que ajudam a purificar o ambiente 

Se você está em busca de mais alternativas para purificar o ambiente além das plantas e outras formas de bem-estar, você pode encontrar na Fênix Incensos Naturais, produtos que podem ajudar.

Aqui na Fênix você encontra sprays, incensos, palo santo e até chás que irão proporcionar harmonia e bem-estar no ambiente. 

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest