fbpx

Para Que Serve o Reiki: como funciona, benefícios e princípios

10 minutos de leitura

Reiki é uma técnica secular indicada para terapia do corpo. Se você se pergunta para que serve o Reiki, a resposta é simples: a energia de uma pessoa é transferida para outra, para o alinhamento dos chakras e o maior bem-estar do indivíduo. Para isso, o mestre reikiano estende suas mãos sobre o paciente, canaliza e alinha os centros de energia do corpo.

Você, com certeza, já ouviu falar dos chakras e da energia vital universal que perpassa por todas as pessoas. Mas você sabia que a terapia por meio dessa energia é chamada de Reiki? E sabe para que serve o Reiki?

O Reiki foi criado no Japão, pelo monge budista japonês Mikao Usui. Sendo uma técnica secular, ela tem como objetivo restaurar o equilíbrio do corpo, cuidando da sua energia vital.

Ao mesmo tempo, o Reiki ajuda a equilibrar o campo emocional e mental dos indivíduos, além de trazer a sensação de calmaria e paz.

Ficou interessado na técnica e nos seus benefícios ao corpo? Acompanhe o artigo e descubra tudo o que você quer saber sobre o Reiki!

Saiba o que significa Reiki e qual sua origem?

Como citado, o Reiki foi criado no Japão, em 1922. Durante seu treino budista,  Mikao Usui teve uma revelação mística e entendeu que o poder espiritual de uma pessoa poderia fazer bem a outras.

Então, Usui desenvolveu sua técnica e nomeou-a de Reiki. Na verdade, ele criou a “Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui”, “Usui Reiki Ryōhō Gakkai” em japonês. Por isso, o nome do método.

Quem pratica a técnica entende que todos os indivíduos são parte de uma mesma realidade original cósmica. Ou seja, todos fazemos parte de uma unidade, compartilhamos energia.

Mas, por vezes, alguns indivíduos perdem o equilíbrio de suas energias, seus chakras. Então, o mestre reikiano pode canalizar o centro de energia do corpo e ajudar na sua cura. Seja na cura de doenças ou de energias ruins, que atrapalham a calma, a produtividade e o bem-estar do paciente.

Apesar do que muita gente acredita, o Reiki não é uma religião. A prática pode ser utilizada por qualquer indivíduo, independentemente de sua crença religiosa. A técnica aproxima cada um do Sagrado em que acredita, para que assim aconteça o equilíbrio dos seus chakras.

Entenda Para Que Serve o Reiki

reiki como funciona

Até aqui, você pode ter considerado o Reiki um pouco abstrato, talvez uma ideia de chakras e energias com a qual você ainda não está acostumado. Então, é importante destacarmos para que serve o Reiki. Assim, você terá mais segurança em adotar a técnica.

O objetivo do Reiki é um só: reequilibrar os chakras, a energia do corpo. Mas os benefícios desse reequilíbrio são diversos. 

Entre os benefícios do método, podemos apresentar, por exemplo, o auxílio no tratamento de várias doenças como, por exemplo, ansiedade e depressão. 

Para realizar o Reiki, o mestre reikiano utiliza apenas suas mãos. Com a imposição das mãos, ele consegue canalizar e manipular as energias do paciente e as suas próprias, promovendo um balanceamento dos chakras.

Para auxiliar na técnica, o terapeuta também pode usar alguns objetos e produtos que vão trabalhar as energias do ambiente. Os incensos são muito comuns na energização do espaço, contribuindo para os vários resultados do Reiki.

Saiba como a energia Reiki atua nas curas

Para compreender como o Reiki atua e contribui para amenizar desconfortos nos pacientes, precisamos falar sobre os chakras. Os chakras, como apresentamos, são os centros de energia do corpo. Eles são os responsáveis pela troca e assimilação dessa energia, que fazem parte do físico, emocional, mental e espiritual de cada indivíduo.

Quando há um desequilíbrio dessas energias pelo corpo, a pessoa pode apresentar dores e mal-estar. 

Dessa forma, o Reiki trabalha com os chakras e com a energia de cada um desses centros, buscando reequilibrar  todo o organismo. 

Os chakras estão presentes em determinados locais do corpo, que são onde o terapeuta trabalha aplicando suas mãos. São locais como as costas, pés, mãos, cabeça e tórax do indivíduo.

O toque no corpo do paciente pode ser necessário, além da manipulação de energias à distância. Mas em todos os casos, há enorme respeito ao paciente, com o terapeuta realizando apenas movimentos calculados e que não provoquem desconforto.

Uma sessão costuma durar uma hora, aproximadamente. O paciente permanece deitado na maca, precisando tirar apenas itens dos bolsos e seus óculos, caso use. Normalmente, os tratamentos demandam pelo menos quatro sessões.

Conheça os principais benefícios do Reiki

Quando falamos para que serve o Reiki, quais suas vantagens e sobre o bem-estar que ele traz, torna-se mais fácil entender porque a técnica tem se tornado cada vez mais popular. Para se ter uma ideia, até o Rei Roberto Carlos é adepto do método, como ele contou em um programa de TV certa vez

Mas afinal, quais são os benefícios da técnica? São muitos, e falamos sobre cada um deles a seguir.

Auxilia na redução do estresse

Sem dúvida, esse é um dos principais resultados do Reiki: reduzir o estresse e todos os malefícios que ele traz ao corpo.

Para começar, o Reiki proporciona uma sensação de relaxamento, calma, bem-estar. Isso acontece especialmente porque, com o equilíbrio dos chakras, as energias que se concentram no corpo passam a ser predominantemente boas.

Ou seja, as más energias, que causam ansiedade e mal-estar, são colocadas de lado. O equilíbrio dos chakras cria uma paz de espírito, o que torna o indivíduo mais confortável em seu corpo, com o ambiente e com as outras pessoas.

Auxilia no tratamento da depressão

Esse é outro resultado para você entender para que serve o Reiki. De novo, esse efeito acontece por causa das boas energias que são levadas ao paciente. Com a eliminação das energias negativas e equilíbrio dos chakras, sintomas da depressão, como o cansaço físico e tristeza excessiva perdem considerável força.

Por isso, o Reiki pode ser um ótimo aliado no tratamento contra a depressão. No entanto, é importante destacar que ele não substitui a necessidade de acompanhamento de outros profissionais e tratamentos médicos. 

Ajuda a reduzir dores crônicas

Sempre que você desejar, o Reiki pode ser usado como um aliado ao tratamento de doenças ou outro incômodo físico ou emocional. O método contribui para amenizar também as dores crônicas. 

No caso das dores crônicas, os efeitos da técnica acontecem especialmente por causa do relaxamento proporcionado ao corpo.

Com as energias alinhadas, costas, dores de cabeça e outras diminuem consideravelmente.

Proporciona uma boa noite de sono

reiki e para que serve

Com a sensação de bem-estar provocada pelo Reiki e o corpo relaxado, dormir se torna mais simples e prazeroso. Os pacientes que experimentam a técnica costumam ter noites de sono mais tranquilas e sem interrupções, garantindo mais disposição para o próximo dia.

Além de pelo relaxamento, esse efeito acontece porque o Reiki ajuda a aumentar a liberação de hormônios que afastam a insônia. Como é o caso da endorfina e da serotonina.

Melhora gradativamente a qualidade de vida

Como você viu até aqui, o Reiki garante bem-estar, relaxamento, elimina dores e torna a vida mais tranquila. O resultado de todos esses efeitos é exatamente uma melhor qualidade de vida e mais equilíbrio para enfrentar os obstáculos  do dia a dia.

A técnica também traz mais disposição, ânimo e ajuda no cuidado com a saúde física e mental daqueles que aderem à prática. 

Se associado a outros hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e ter uma rotina que inclua atividade física, o Reiki é ainda mais eficaz.

Acima, você conferiu alguns dos resultados, benefícios e também entendeu mais um pouco para que serve o Reiki. A modalidade ainda tem mais curiosidades e informações para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre a técnica. A seguir, falaremos sobre os princípios, quanto custam as sessões e também sobre as contraindicações. Continue lendo!

Conheça e pratique os princípios do Reiki

Dos ensinamentos do budismo, do qual o Reiki acabou se originando, um dos mais conhecidos é o “viver o agora”. A ideia é se concentrar no presente, viver o momento, para que as energias do corpo se mantenham equilibradas.

Em vez de se preocupar com o que vem depois, você se preocupa com o hoje. E isso ajuda a manter boas energias e os chakras “no lugar”.

Com esse preceito básico, o Reiki possui cinco princípios. São dicas, inclusive, para quem não pratica a técnica. Afinal, os bons resultados podem se estender a todos que se desejarem seguir os princípios. Veja a seguir.

Por hoje, não fique com raiva

A raiva é uma energia altamente negativa e acaba levando a um enorme desequilíbrio de energias. Assim, é importante evitá-la, trabalhando a sua calma em momentos de estresse e administrando esse sentimento da melhor forma possível. 

No lugar da raiva, a calma deve permanecer. Dessa forma, a gente cultiva bons sentimentos e exercita a capacidade de tomar decisões e ter reações de uma forma mais racional. 

Por hoje, não fique preocupado

Só podemos lidar com o momento presente. O passado não pode ser modificado e o futuro não pode ser previsto. A ansiedade por coisas que não podemos mudar ou controlar pode desbalancear as energias do chakras, trazendo malefícios ao corpo.

Pensando nisso, este princípio do Reiki propõe que você não se preocupe e que confie. Confie em si mesmo, no universo e que suas ações serão as melhores para o que você deseja.

Seja grato 

Outra razão para facilitar a compreensão em relação a para que serve o Reiki é que você aprenda a ser grato pelo que acontece. O verdadeiro sentimento de gratidão por suas experiências ajuda a manter as energias equilibradas e, consequentemente, proporciona bem-estar.

A proposta aqui é não olhar para o que nos falta, mas agradecer por aquilo que já temos. O universo envia de volta o que proporcionamos a ele. Se nossas energias forem boas e de gratidão, isso é o que receberemos de volta.

Trabalhe com afinco e honestidade

Um trabalho a que você se propor, seja ele qual for, deve ser sempre bem feito. Isso vai mostrar sua dedicação às pessoas e o amor pela atividade pela que você foi incubido. 

Esse é um exercício de troca, no mesmo sentido da gratidão. Se isso é o que você entrega ao universo, as energias do universo farão o mesmo por você.

Seja uma pessoa amável e gentil

A gentileza faz bem para quem a pratica e para as pessoas que são agraciadas por ela. Tratar o outro com carinho e respeito mantém a energia positiva do ambiente e daqueles que o cercam. 

Quanto custa uma sessão de Reiki?

O preço de uma sessão de Reiki varia muito. O valor pode alterar conforme a sua região no país, o profissional escolhido e também pelo número de sessões realizadas. 

Apesar das variações, ainda é possível apontar uma média de valores. Ela fica entre R$ 100,00 e R$ 250,00 para cada sessão.

De toda forma, é importante lembrar que, em geral, são indicadas ao menos quatros sessões de Reiki para um cuidado completo das energias do corpo.

Então, vale a pena conversar com o terapeuta reikiano antes do procedimento para você saber o quanto precisará investir para cuidar do equilíbrio do seu corpo e mente. 

Lembre-se também de pesquisar sobre o terapeuta responsável pelas sessões. É importante que ele seja reconhecido no meio, especialmente por outros pacientes. 

Pesquise sobre o profissional para você ter mais segurança de que as sessões serão realizadas por alguém realmente capacitado e que vai trazer os resultados esperados.

O terapeuta deve ainda estar disposto a explicar detalhadamente para que serve o Reiki, para que assim você tenha mais confiança no método e saiba se é exatamente aquilo que procura. 

Quantas sessões de Reiki é possível fazer?

Para equilibrar as energias do corpo, costumam ser indicadas, em média, quatro sessões seguidas de Reiki. Em geral, as sessões têm um intervalo de dez a 15 dias entre elas.

Porém, isso pode variar conforme as necessidades de cada paciente. 

Além disso, alguns casos requerem assistência contínua, com atendimento regular pelo terapeuta. Tudo vai depender da avaliação pelo mestre reikiano e da resposta do indivíduo à técnica aplicada.

Saiba quando não é indicado fazer o Reiki

O uso do Reiki é indicado para toda e qualquer situação em que o paciente se sentir confortável com a técnica. Não há contraindicações estabelecidas.

Aliás, a técnica pode ser vantajosa a indivíduos de todas as idades: bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Afinal, você já viu por aqui para que serve o Reike e conheceu os seus benefícios. 

Dessa forma, é importante destacar que o Reiki não deve substituir tratamentos médicos. Em casos de dores, doenças, ansiedade, depressão ou outros, é essencial buscar auxílio de um especialista. 

O Reiki é um complemento à cura, mas não deve ser o tratamento principal. Existem vários casos em que será preciso usar medicamentos que apenas um médico pode prescrever. 

Conclusão

Agora você já sabe para que serve o Reiki e os ensinamentos que a técnica pode trazer. Com a prática desse método, a vida tende a se tornar mais leve e prazerosa.

Conforme destacamos, a técnica pode proporcionar a melhora do bem-estar do corpo e da mente, trazer paz de espírito e até eliminar dores. 

Mas é importante lembrar que, para trazer bons resultados, o Reiki deve ser aplicado por um profissional especializado.

Para complementar o tratamento e trazer mais resultados, você também pode seguir os princípios do método que citamos no texto no seu dia a dia. Assim, as boas energias e equilíbrio trabalhados nas sessões de terapia vão se tornar rotina.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

Compartilhe este post com mais pessoas!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on pinterest
Pinterest