sábado, fevereiro 24, 2024
Anúncio
InícioBem EstarPara que serve chá de hortelã? Confira todos os benefícios da bebida

Para que serve chá de hortelã? Confira todos os benefícios da bebida

Você sabe para que serve chá de hortelã? Considerada uma planta com propriedades medicinais – anestésica, antigripal e digestiva – a hortelã preserva e potencializa grande parte dos seus benefícios ao ser convertida em chá.

Para quem deseja encontrar um bom equilíbrio entre corpo e mente, o chá de hortelã é um bom aliado. Assim, além do uso de incensos e óleos essenciais, ingerir a planta através da infusão é uma excelente alternativa.

Consumido em, basicamente, todo o mundo, o chá de hortelã possui registros históricos ao longo dos anos. Isto é, a folha já é consumida desta maneira desde as civilizações mais antigas.

Mas para que serve chá de hortelã? Quais seus benefícios? E quem não deve ingerir a bebida? A resposta para estas e outras perguntas você confere ao longo do texto. Continue a leitura e saiba mais!

Antes de tudo, conheça mais sobre o chá de hortelã

Antes de falarmos para que serve chá de hortelã e quais os benefícios dessa bebida, vale destacar suas propriedades e uso.

De modo geral, o chá de hortelã possui propriedades medicinais – anestésica, antigripal e digestiva -, que auxiliam na melhora da saúde e proporcionam bem-estar.

Consumido em, basicamente, todo o mundo, o chá pode ser preparado de diversas formas para potencializar seus benefícios, sobre os quais falaremos mais a frente.

Menta e hortelã são a mesma coisa?

Mas antes de falarmos desses benefícios, vale a pergunta: menta e hortelã são a mesma coisa? Ou existem diferenças?

Embora ambas pertençam à família Lamiaceae e possuam propriedades semelhantes, as duas plantas são diferentes.

Mais aromática e com folhas verdes brilhantes, a hortelã possui um sabor mais forte e ardido. Pontiaguda, a filha da hortelã também é mais estreita.

Por sua vez, a menta tem um sabor mais suave, enquanto apresenta folhas mais alargadas e lisadas. Assim, a menta pode ser usada para preparar bebidas ou pratos mais delicados e suaves.

Contudo, ambas as folhas podem apresentar benefícios semelhantes, especialmente no auxílio a problemas respiratórios ou de congestionamento nasal.

Quais os benefícios do chá de hortelã?

Mulher tomando chá em uma sala. Imagem ilustrativa para texto  Para que serve chá de hortelã.

Agora que você já sabe quais as diferenças, podemos entender quais os benefícios do chá de hortelã. Como já destacamos antes, a planta é uma grande aliada para sua saúde, especialmente em razão das suas propriedades medicinais.

Consumida ao longo de séculos, a hortelã apresenta diversos efeitos benéficos não apenas para a saúde, mas também para o bem-estar de quem a ingere.

Mas quais são esses benefícios? De que forma a infusão de hortelã em chá pode ser benéfica? Confira mais a seguir!

Alívio de dor de cabeça

Em primeiro lugar, um dos maiores benefícios em consumir o chá de hortelã é seu efeito de alívio da dor de cabeça. Isto é, consumir o chá é indicado para quem sente dores de cabeça constantemente.

Isso porque a capacidade da hortelã em aliviar as dores está relacionada com as suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Dessa maneira, o consumo pode ajudar você a não sentir tantas dores de cabeça ao longo do dia.

Da mesma forma, ainda vale destacar que o chá de hortelã possui uma grande ação relaxante. Ou seja, a bebida também auxilia na redução da tensão muscular e nervosa, fatores que podem causar dores de cabeça constantes.

Ajuda em problemas digestivos

As propriedades da hortelã também são benéficas para lidar com problemas digestivos. Isto é, a planta atua como um poderoso relaxante muscular, que alivia as tensões do músculo do estômago e do intestino.

Com isso, o chá de hortelã ainda é um excelente aliado para lidar com as contrações que causam dores e mal estar. As propriedades da hortelã também reduzem náuseas, inchaço abdominal e vômitos.

Outro benefício do consumo da bebida é que ela estimula a secreção de bile, composto produzido na vesícula biliar. Desse modo, ele mantém o funcionamento correto do fígado, o que também melhora a digestão dos alimentos.

Para quem sofre com a síndrome do intestino irritado, a hortelã também pode ser de grande ajuda. Estudos já mostram que a planta auxilia na redução de sintomas, especialmente gases e dores abdominais.

Para gripes e resfriados

Como já destacamos no início do texto, a hortelã possui diversas propriedades medicinais, dentre elas a anestésica e a antigripal.

Assim, o chá de hortelã também serve para ajudar com sintomas de gripes e resfriados. Os efeitos anti-inflamatórias e descongestionantes são uma boa forma de reduzir os efeitos causados pelas doenças.

Excelente expectorante, a hortelã traz um alívio maior, o que ajuda a reduzir tosse e congestão nasal.

Dessa forma, a planta e a sua infusão podem ser consumidas em períodos de gripes e resfriados, servindo também para reduzir dores de garganta.

Calmante e anti-inflamatório

Em geral, todos os benefícios do chá de hortelã também proporcionam uma ação calmante, o que ajuda em momentos de relaxamento.

Isto é, o chá é usado para melhorar o cansaço mental e reduzir efeitos de estresse e ansiedade. A planta possui mentol e mentona, óleos que atuam como estimulantes do sistema nervoso central.

Com isso, a bebida ajuda na redução do cansaço mental, o que ainda auxilia no foco e na concentração em tarefas em geral.

Para mulheres, o chá de hortelã também alivia os sintomas e dores da menstruação. Há casos onde é possível reduzir a duração e gravidade das cólicas sentidas no período.

Por fim, ainda vale destacar que o chá de hortelã é rico em antioxidantes e vitaminas, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Tudo isso para proteger o corpo contra infecções.

Para que serve chá de hortelã: aprenda a preparar

ervas separadas para produção de chá. Imagem ilustrativa para texto  Para que serve chá de hortelã.

Mas não basta apenas saber para que serve chá de hortelã. Para aproveitar todos os benefícios das propriedades da planta, é importante entender também como preparar.

No entanto, devido às suas propriedades, a bebida pode ser preparada de formas distintas. Isto é, cada modo de preparo busca auxiliar em um aspecto ou melhora da sua saúde e bem-estar.

De modo geral, além da própria planta e água, é possível adicionar mel ao invés de açúcar para preservar seus benefícios. O modo de preparo, como o tempo de descanso do chá, também pode variar. Confira mais a seguir!

Chá para febre

Se você está pesquisando para que serve chá de hortelã, é bem provável que já tenha visto que a bebida pode ser usada contra a febre.

Isto é, o chá de hortelã é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que podem ajudar a aliviar a febre e a sensação de mal estar.

Além disso, a hortelã também possui propriedades antibacterianas e antivirais que podem ajudar a combater as infecções que podem causar febre.

Receita de chá de hortelã para febre:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de hortelã;
  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Instruções:

  1. Coloque as folhas secas de hortelã em uma xícara;
  2. Adicione água fervente à xícara com as folhas de hortelã e deixe descansar por cerca de 5 minutos;
  3. Coe o chá e adicione mel, se desejar;
  4. Beba o chá de hortelã enquanto ainda está morno.

Lembre-se, contudo, de que o chá de hortelã não deve ser usado como substituto para o tratamento médico. Isto é, em situações mais graves ou persistentes, é importante procurar ajuda médica.

O ideal é que você busque por assistência médica nos casos onde a febre persista por mais de três dias.

Para dor de estômago

A hortelã possui propriedades antiespasmódicas e carminativas, que ajudam a aliviar a dor de estômago, cólicas e outros desconfortos gástricos.

Neste sentido, ela é uma forte aliada para aliviar as dores na região. Da mesma forma, a hortelã também pode ajudar a reduzir  inflamação, além de contar com outros benefícios para o corpo, saúde e bem-estar.

Assim, para quem busca entender para que serve chá de hortelã, é possível dizer que o uso contra dores abdominais é um dos casos mais comuns.

Receita de chá de hortelã para dor de estômago:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Instruções:

  1. Lave as folhas frescas de hortelã e coloque-as em uma panela;
  2. Adicione uma xícara de água na panela e leve a mistura ao fogo;
  3. Deixe a mistura ferver por cerca de 3 a 5 minutos;
  4. Desligue o fogo e deixe o chá esfriar por alguns minutos;
  5. Coe o chá e adicione mel, se desejar;
  6. Beba o chá enquanto ainda está morno.

Para dores no estômago, o ideal é realizar o consumo de 3 a 4 vezes por dia. No entanto, em casos de dor de estômago persistente ou grave, é importante procurar um médico.

Assim, você pode avaliar a causa e suas possíveis consequências e receber o tratamento para situações mais graves.

Melhorar a digestão

As propriedades da hortelã também podem ajudar a aliviar a dor de estômago, cólicas e outros desconfortos gástricos.

O chá também pode ajudar a estimular a produção de sucos gástricos, o que melhora a digestão. Além disso, como já destacamos, a hortelã possui propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na redução da inflamação do trato digestivo.

Receita de chá de hortelã para melhorar a digestão:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Instruções:

  1. Lave as folhas frescas de hortelã e coloque-as em uma panela;
  2. Adicione uma xícara de água na panela e leve a mistura ao fogo;
  3. Deixe a mistura ferver por cerca de 3 a 5 minutos;
  4. Desligue o fogo e deixe o chá esfriar por alguns minutos;
  5. Coe o chá e adicione mel, se desejar;
  6. Beba o chá enquanto ainda está morno.

A infusão pode ser ingerida ainda quente, especialmente entre as refeições. Faça o consumo de 2 a 3 vezes por dia para ajudar nos efeitos do chá.

imagem de uma xícara com chá.

Quem não pode tomar chá de hortelã?

Agora que você já sabe para que serve a bebida, outro fator importante para se entender é quem não pode tomar o chá de hortelã. Apesar de todos os benefícios, a bebida pode ser contraindicada para algumas pessoas.

Na prática, são grupos que podem sofrem com efeitos colaterais em razão das propriedades da planta.

Exemplo disso são as gestantes e mulheres que estão amamentando. O ideal é que elas evitem o consumo da hortelã, já que o composto responsável pelo seu sabor, o mentol, pode afetar o desenvolvimento do feto ou do leite materno.

Outro grupo para o qual o chá de hortelã é desaconselhado são pessoas com problemas hepáticos ou renais graves. Nestes casos, o mentol pode afetar ou interferir em órgãos sensíveis, prejudicando o funcionamento do sistema.

Da mesma forma, quem é alérgico a plantas da família Lamiacase, como a hortelã, também não deve consumir o chá de hortelã. Os riscos de reações alérgicas é o mesmo que o consumo ou contato direto com a planta.

Por fim, quem já teve algum tipo de reação adversa com o consumo de hortelã também deve evitar o consumo. Mesmo não fazendo parte de um dos grupos citados acima, é desaconselhado ingerir chá de hortelã quando há riscos de reações.

Agora você sabe tudo chá de hortelã

Agora que você já sabe para que serve chá de hortelã e quais as receitas para cada situação, o próximo passo é adotar a bebida como parte da sua rotina. Mas fique atento para os casos onde o uso não é recomendado.

Além disso, para potencializar os efeitos do chá de hortelã, você também pode adotar outros produtos naturais em sua rotina.

Na Fênix, você encontra diversos produtos como incensos, óleos, chás naturais para melhorar sua saúde e bem-estar, além da relação de corpo e mente da sua vida. 

Os resultados são ainda melhores quando você desenvolve o hábito do autoconhecimento e das práticas de bem-estar.

Caso deseje conhecer mais sobre esse universo, continue acompanhando o Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES