O que é infusão de chá: saiba como preparar corretamente

Saber o que é infusão de chá ajuda no preparo da bebida.

Você sabe o que é infusão de chá?

Apreciar um bom chá junto com a família e amigos é uma prática comum nos lares de muitas pessoas. Existem várias formas de beber um bom chá e você encontra vários sabores para adicionar na sua bebida, como limão, leite e outras misturas.

Entretanto, uma técnica antiga para fazer essa bebida é a de infusão de chá. Com essa maneira, a erva que você escolher para o seu chá fica imersa dentro da água borbulhante.

Dessa forma, o chá fica da cor da erva e você terá ainda mais sabor na sua bebida. Além disso, apreciar um chá em um ambiente tranquilo, com acessórios que proporcionam paz, como Incensos, é uma ótima escolha para relaxar.

Portanto, para você entender o que é infusão de chá e como preparar essa bebida relaxante, preparamos esse artigo completo com todas as informações necessárias. Confira na leitura a seguir! 

Afinal, o que é infusão de chá?

Primeiramente, você precisa compreender que a infusão de chá é um método de colocar alguma substância em contato com um líquido quente. Ou seja, é um procedimento de imersão de algum ingrediente em uma água fervente.

Portanto, é importante você saber que o líquido que você aquecer junto com as ervas, ou aqueles saquinhos de chá que se colocam dentro da xícara, vai se tornar um chá.

No entanto, é essencial entender que não são todas as bebidas deste processo que você pode considerar como chá. Todo chá consiste do processo de infusão, mas nem toda infusão consiste em chá.

Diante disso, saiba que todo o processo de infusão de alguma planta pode ser feito e, tecnicamente, pode ser visto apenas como infusão.

Ou seja, não é o processo de infusão de ervas naturais em água quente que fazem o chá receber essa terminologia.

Ao saber o que é infusão de chá  você pode preparar o chá da melhor forma.

Qual a diferença entre chá e infusão?

A primeira coisa que você deve saber é que somente as bebidas que resultam da infusão das folhas da Camellia sinensis podem se considerar chás.

Portanto, é preciso entender também que infusão é o preparo de bebidas com ervas, flores, especiarias e frutas de outras espécies de plantas.

Dessa forma, você pode notar que muitas pessoas escolhem bebidas, como infusão de boldo, para realizar digestão após ingerir algum alimento.

Além disso, é importante saber que os chás têm substâncias bastante parecidas com a cafeína. Essas substâncias funcionam como estimulantes. Por isso, muitas pessoas consomem bebidas como o chá preto.

Essas bebidas ajudam a dar energia para o organismo. E isso auxilia diretamente na rotina diária das pessoas.

Como preparar chá ou infusão?

Muitas pessoas preparam a infusão ou chá da mesma maneira. Colocam a erva ou saquinho de chá junto com a água quente dentro de uma caneca, e deixam lá por uns minutos.

Entretanto, se você fizer isso, também vai correr o risco de ficar sem alguns óleos essenciais e nutrientes da planta.

Diante disso, separamos um pequeno passo a passo das etapas, para você preparar sua bebida de uma maneira mais eficaz. Afinal, não adianta somente saber o que é infusão, é fundamental saber o preparar. Veja!

  • 1º etapa: Abra a embalagem do chá, sinta o aroma dos ingredientes e expire o ar calmamente.
  • 2º etapa: Veja todas as instruções e formas de preparo, faça uma análise da temperatura da água e coloque o saquinho do seu chá dentro da xícara. Além disso, lembre-se de tampar e deixar por alguns minutos.
  • 3º passo: Depois que realizar todo processo de infusão, tire o saquinho de dentro da xícara e pode servir. 

O chá é uma ótima bebida para tomar em ambientes tranquilos ou depois de alguma atividade, como a meditação. Dessa forma, você consegue relaxar da melhor maneira possível.

Por qual motivo tampar o chá durante a infusão?

O vapor da infusão gera melhorias e otimiza os efeitos das infusões e dos chás. Portanto, lembre-se que sempre que quiser preparar um chá ou uma infusão de chá, é muito importante manter o local da bebida fechado por um tempo.

Dessa forma, você terá na bebida todos os nutrientes da planta. Além disso, você também precisa ter atenção com o tempo nas instruções que o rótulo determina. Pois cada bebida possui uma especificidade de tempo

Por que a água não pode ferver?

É importante você compreender que altas temperaturas podem queimar as folhas de chá. Dessa forma, você terá uma bebida amarga.

A temperatura da água deve ficar aproximadamente 65º. Ou seja, quando surgirem as bolhas no fundo da chaleira. Diante dessa temperatura é possível deixar o chá em infusão sem correr o risco de prejudicar a saúde, com água extremamente quente.

Entretanto, é importante você saber que existem algumas bebidas, em que é possível deixar ferver os ingredientes junto com a água. Isso sem correr o risco de alterar o sabor.

Por meio do o que é infusão de chá  é possível provar várias bebidas.

Diferenças entre infusão e decocção

Como falamos, em um processo de infusão, você precisa colocar a água quente em uma xícara com ervas de chás. Depois disso, você deve tampar por alguns minutos.

No entanto, como citamos também, esse processo pode ser feito com folhas de ervas de chá ou chás de saquinho.

No processo de decocção, você pode ferver todos os ingredientes com a água sem correr o risco de perder a qualidade da bebida.

Entretanto, você deve saber que nesse processo, você só pode usar partes das plantas mais resistentes ao calor. Por exemplo, as raízes, caules e outros. Dessa forma, elas vão liberar seus nutrientes em uma água com temperaturas altas.

Quer saber mais sobre o que é infusão de chá? Acesse o Blog da Fênix Incensos. 

Agora que você já sabe o que é infusão de chá, fica mais fácil preparar sua bebida para relaxar com sua família.

Portanto, se você vai fazer um chá e pretende receber mais amigos e familiares, é importante ter os melhores acessórios para ambientar ainda mais o seu lar.

Além disso, para deixar o ambiente ainda mais aconchegante e harmônico, não deixe de utilizar outros itens, como os incensos.

Com isso, a Fênix Incensos pode ajudar você. Além de aumentar a harmonia, o incenso também vai deixar sua casa com um ar agradável.

E tem mais, para saber outros detalhes sobre o que é infusão de chá, harmonização de ambiente e decoração, confira o Blog da Fênix. Você terá acesso a conteúdos exclusivos!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Deixe um comentário

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!