Meditação guiada: veja formas simples de adotar esse hábito

Meditação guiada: veja formas simples de adotar esse hábito

5 minutos de leitura

O hábito de meditar é uma prática antiga na sociedade, que remete às religiões como judaísmo, hinduísmo e cristianismo. Contudo, nos dias de hoje, as pessoas fazem a meditação guiada não somente para fins espirituais, mas para o bem-estar do corpo.

Existem pessoas que mostram esse estilo de vida nas redes sociais e incentivam a iniciação nessa prática. Uma forma de dar o pontapé inicial é adotando o hábito em casa, o que pode ser facilitado por meio de aplicativos, videochamadas e outros recursos.

Se você pensa em conhecer um pouco mais sobre esse estilo de vida, saiba como funciona a meditação guiada, além dos lugares adequados para essa prática e como fazê-la sem sair de casa.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Como funciona a meditação guiada?

Para quem ainda não tem costume de meditar, uma dica importante é começar essa atividade acompanhada de uma pessoa mais experiente ou até mesmo de profissionais na área com a meditação guiada. 

Mesmo que não seja um conhecimento estruturado ou uma ciência, existem especialistas que trabalham com isso e em quem você pode confiar. 

Segundo estudos da Universidade Yale, a meditação tem efeitos no cérebro e geram benefícios que vão além da calma e tranquilidade, incluindo melhora de problemas psiquiátricos e cardíacos.

mulher homem incenso meditacao guiada como fazer fenix

Por isso, para iniciar nesse estilo de vida é importante procurar pessoas que já tenham experiência e façam uma meditação guiada com você. 

Ela pode ser feita presencialmente, virtualmente ou de forma híbrida. O importante é que quem estiver te ajudando ensine as técnicas corretamente.

É possível fazer meditação em qualquer lugar?

Em teoria, a meditação guiada pode ser feita em qualquer lugar, mas há ambientes mais propícios para manter a concentração. Se a sua casa é um lugar calmo, sem muito barulho e agitação, é possível chamar uma pessoa ou fazer uma chamada de vídeo no local.

Porém, se você quiser praticar essa atividade em lugares movimentados, que não deixam de lado a agitação, torna-se quase impossível se concentrar da maneira desejada e conseguir chegar ao êxtase dessa prática.

Por isso, é possível, sim, fazer meditação guiada em qualquer lugar. Contudo, considerando que ela é indicada para iniciantes, locais mais tranquilos podem facilitar. 

Se você quiser fazer em uma rua silenciosa e tranquila, é possível, mas locais que não colaborem com essa paz de espírito não servem para meditar.

Como fazer uma meditação guiada sem sair de casa?

Para fazer uma meditação guiada sem sair de casa, primeiramente, prepare o ambiente para ficar mais confortável, criando uma atmosfera que favoreça o relaxamento,

Uma sugestão é acender incensos no local. O aroma certo irá ajudar a trazer paz e promover efeitos tranquilizantes de acordo com a aromaterapia, como o de alecrim da  Fênix Incensos Naturais.

Também é importante se certificar de que não há muito barulho ou confusão nos entornos, como animais soltos, crianças, pessoas conversando ou televisão ligada,  além de outras questões que podem atrapalhar.

Feito tudo isso, confira três maneiras de fazer a meditação guiada:

1. Veja lives sobre meditação

Existem muitos perfis nas redes sociais que estão apostando nesse estilo de vida e que transmitem meditação guiada ao vivo. 

Se você não tem o costume de fazer sozinho, procure perfis com os quais se identifique e siga as instruções de pessoas mais experientes.

Com o tempo, você pega a prática e pode começar a ajudar outras pessoas. Mas se ainda não está acostumado, vá na onda de quem já medita há um tempo e é experiente com essa atividade.

2. Baixe apps de meditação guiada

Se você não curte acompanhar esse tipo de perfil nas redes sociais, é possível fazer uma meditação guiada por meio de aplicativos. 

Basta fazer o download do app que você mais gostou e seguir as dicas que ele dá para essa atividade.

O aplicativo Sattva é ótimo para quem está começando agora, porque possui timer para acompanhar o tempo de concentração e medidor de batimentos cardíacos. Além disso, o app Medite.se é também excelente para meditação guiada, com diversos exercícios e frases motivacionais.

Ambos estão disponíveis para baixar em aparelhos Android e iOS.

3. Faça uma call com amigos que meditam

Se você é uma pessoa mais chegada nos amigos e curte compartilhar suas atividades com eles, pode ser uma boa ideia fazer uma chamada de vídeo para meditarem juntos. 

Essa é uma forma diferente, mas que pode ser incentivante, especialmente para quem já conhece pessoas próximas que podem fazer uma meditação guiada. Os dois ou mais envolvidos se ajudam e saem beneficiados pela rotina.

Conclusão

Mesmo que ainda existam pessoas que não acreditam nas vantagens da meditação, esse hábito é conhecido cientificamente por seus benéficos para a saúde e bem-estar. 

Além de qualquer crença ou espiritualidade que possa estar envolvida com essa rotina, cuidar do nosso corpo é fundamental para ter uma vida longa e saudável.

Se você não tem o costume de praticar essa atividade, busque uma meditação guiada com os recursos que a internet oferece, ou peça ajuda de amigos que já conhecem as melhores técnicas. 

É importante sempre dar o pontapé inicial com alguém ao seu lado para fazer tudo corretamente.Se você curtiu esse assunto e quer saber mais sobre bem-estar, aromaterapia, terapias alternativas, meditação e mais, continue no blog da Fênix Incensos Naturais!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest