sábado, fevereiro 24, 2024
Anúncio
InícioAromaterapiaConheça mais sobre a hortelã pimenta e seus benefícios

Conheça mais sobre a hortelã pimenta e seus benefícios

Você já ouviu falar na hortelã pimenta? É possível que sim, mas talvez tenha sido com outros nomes.

Isso porque, essa plantinha, que tem propriedades curativas, recebe vários nomes pelo Brasil.

Saiba que ela é bastante benéfica para o ser humano, por isso, a Fênix Incensos decidiu fazer este texto sobre ela.

Além disso, vamos te falar sobre as utilidades do óleo essencial de hortelã pimenta e onde comprá-lo. Para saber tudo sobre essa planta, leia este artigo até o final. Boa leitura!

O que é hortelã pimenta e quais as características da planta?

A hortelã pimenta é uma planta de origem europeia e que está no Brasil desde o período colonial.

De nome científico “Mentha x piperita L.”, ela é uma das variedades da hortelã, e tem propriedades curativas.

Além de ser medicinal, essa planta é também aromática, sendo o resultado da cruza entre duas espécies de hortelã: hortelã verde e menta aquática.

Em relação aos nomes que a hortelã pimenta recebe pelo Brasil, vale destacar alguns, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Veja só:

  • hortelã-comum;
  • hortelã-de-cheiro;
  • hortelã de panela;
  • hortelã da horta;
  • hortelã da folha miúda;
  • hortelãzinho;
  • menta.

Essa plantinha é matéria-prima de óleos essenciais, e é comum indicar o uso dela para tratar problemas gastrointestinais.

Além disso, a hortelã pimenta também pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios.

Com ela, também é possível fazer chás, inclusive, é uma prática comum com essa família de plantas.

É válido destacar, ainda, que a hortelã pimenta tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antissépticas, analgésicas e tônicas.

Além disso, ela também atua como antigripal. Com isso, a função dela pode ser comparada com as propriedades presentes no gengibre e no chá feito da raiz.

É muito comum que as pessoas perguntem se a hortelã pimenta e a hortelã são a mesma planta. Para responder a essa pergunta, leia o tópico a seguir.

pé de hortelã pimenta em um vaso.

Existem diferenças entre hortelã e hortelã pimenta?

Se sua resposta para essa pergunta for “sim”, parabéns! Você acertou. Isso porque, essas são duas plantas diferentes.

Basicamente, as principais diferenças entre elas se referem ao sabor e aos benefícios. Afinal, a hortelã tem o sabor mais adocicado por causa de sua origem.

Além disso, ao contrário da hortelã pimenta, a hortelã pode ser usada como repelente natural.

Por sua vez, a hortelã pimenta, por ser mais refrescante, pode ser utilizada como descongestionante.

Dessa forma, agora você sabe que há diferenças entre esses 2 tipos de hortelã. Então, o que acha de focar nos benefícios da hortelã pimenta? Para isso, continue a leitura.

Quais os benefícios da hortelã pimenta?

Antes de listarmos os benefícios da hortelã pimenta, é conveniente destacar que o uso dessa plantinha deve ser moderado.

Isso porque, quando usada em excesso, ela pode causar reações alérgicas e até irritação nas mucosas do estômago.

No entanto, quando usada corretamente, ela pode trazer vários benefícios para o ser humano. A seguir, confira as vantagens de usá-la.

Alívio das dores de cabeça

A hortelã pimenta pode ser muito útil para o alívio de dores de cabeça e enxaquecas. Para isso, você pode aplicar óleo da planta na sua testa ou próximo ao canto do olho.

Combate aos sintomas de gripes e resfriados

Ela ajuda a limpar os pulmões, bem como aliviar a irritação na garganta e amenizar tosses. Além disso, a planta ajuda a desentupir o nariz. Para isso, você pode preparar um chá com as folhas dela ou ingerir algumas gotas do óleo essencial.

Acaba com o excesso de gases 

Ela ajuda a acalmar seu intestino, de modo que pode minimizar a produção de gases e ajudar no tratamento de intestino irritável. Com esta finalidade, você pode ingerir cápsulas de hortelã pimenta ou usar o óleo essencial.

Alívio de problemas estomacais 

Essa plantinha auxilia no alívio de problemas de estômago, como gastrite, vômitos, náuseas e má digestão. Para ajudar nesses casos, você pode tomar chá de hortelã pimenta ou usar gotas de óleo essencial.

Auxilia no tratamento da pele 

Você pode usá-la no tratamento de coceira e urticária, devido às suas propriedades anti-inflamatória e calmante. Neste caso, é possível aplicar o óleo essencial na pele ou fazer inalações em água fervente.

Melhorias no hálito 

Por seu sabor e seu cheiro refrescantes, a hortelã pimenta serve para combater o mau hálito. Para isso, você pode consumir o chá dessa planta ou mastigar folhas frescas dela.

Curar problemas na boca

É possível usar a hortelã pimenta no tratamento de dores e inflamações de feridas na boca. Neste caso, faça inalações da planta em água fervente, bem como gargarejos ou bochechos.

Como se pode perceber, são vários os benefícios da hortelã pimenta. Por isso, vale a pena ter a planta por perto. Quem sabe até plantar um pezinho aí na sua casa?

Mas você deve ter notado que, em mais de um dos casos listados acima, o óleo essencial da hortelã pimenta apareceu como uma forma de usufruir dos benefícios da planta.

Sobre ele, vamos falar no tópico a seguir. Por isso, siga com a leitura.

Óleo essencial de hortelã pimenta: para que serve?

O óleo essencial de hortelã pimenta é feito da mistura entre a menta spicata e a menta aquática.

Como você pôde ver no tópico anterior, é possível usá-lo para diferentes finalidades, seja ingerindo algumas gotas, ou colocando sobre a pele para aliviar dores e coceiras.

Além desses benefícios, o óleo essencial de hortelã pimenta tem muitas outras finalidades, sobre as quais vamos comentar a partir de agora. 

Alívio de dores

Os óleos essenciais são úteis para o alívio de diversos tipos de dor, o que faz dele um grande aliado de muitas pessoas.

Por exemplo, ele é um ótimo relaxante muscular. Com isso, podemos usá-lo para aliviar dores nas costas, na cabeça e nos músculos.

Outro tipo de dor que o óleo de hortelã pimenta pode acalmar é nas articulações. Para isso, ele deve ser misturado com um pouco de óleo essencial de lavanda

Além disso, como ele ajuda a melhorar a circulação, bem como funciona como calmante para o intestino e relaxante muscular, consequentemente, ajuda a diminuir dores de cabeça.

Ademais, os bebês também se beneficiam desse óleo, uma vez que ele ajuda no tratamento de dores causadas pelo nascimento dos dentes dos pequenos.

Para isso, basta você misturar o óleo essencial de hortelã pimenta com o óleo de coco e passar na gengiva do bebê.

Desobstrução de vias nasais 

Quando você inala o óleo essencial de hortelã pimenta, isso desobstrui suas vias nasais. Além disso, reduz a inflamação na garganta.

Também é possível aliviar sensações de resfriados, asma, sinusite e bronquite, devido à sua propriedade expectorante.

Repelente natural 

Uma variedade de insetos não gostam do óleo essencial de hortelã pimenta. Por isso, você se verá livre de formigas, carrapatos, baratas, mosquitos, aranhas e inclusive piolhos.

Acredita-se que aplicar apenas 0,1 mL desse óleo essencial nos braços ajuda a repelir mosquitos por até 150 minutos.

folhas de hortelã pimenta picadas em um vaso.

Ajuda na concentração

Se você sente que precisa de mais concentração, considere o uso de óleo essencial de hortelã pimenta.

Isso porque, ao borrifar apenas um pouco dele na sua roupa ou pingar uma gota de óleo na língua ou sob o nariz é suficiente para aumentar o estado de alerta e, com isso, a concentração.

Auxilia no crescimento de cabelo

Esse produto é ótimo para o crescimento do cabelo. Não é à toa que ele é um dos componentes de muitos produtos para cuidados capilares.

Afinal, ele ajuda na nutrição dos fios danificados. Então, vale a pena colocar um pouco do óleo essencial no xampu para evitar a queda de cabelo.

Além disso, ele ajuda a melhorar o aspecto do cabelo, pois estimula o couro cabeludo e, ainda, contribui para a remoção da caspa e de piolhos.

Ameniza queimaduras de sol

Por ter propriedades hidratantes, o óleo essencial pode hidratar a pele queimada pelo sol. Com isso, ele ajuda a diminuir a dor causada pela queimadura.

Para isso, basta você misturá-lo com óleo de coco e aplicar a substância direto na parte queimada. É possível, ainda, colocá-la em um spray e borrifar na pele.

Contribui para o tratamento de câncer

Por ter na sua composição o mentol, o óleo essencial pode ajudar a inibir o surgimento ou crescimento do câncer de próstata.

Inclusive, já se constatou que a hortelã pimenta protege contra danos ao DNA causados pela radiação.

Por isso, vale a pena utilizar o óleo essencial de hortelã pimenta, pois você acabou de ver uma série de benefícios que ele traz à nossa saúde.

Compre seu óleo essencial de hortelã pimenta com a Fênix

Agora você já sabe tudo o que a hortelã pimenta tem a oferecer à saúde dos seres humanos. 

Cuidar de nós mesmos, utilizando produtos naturais, é uma forma de preservar tanto nosso corpo, quanto nossa alma.

Por isso, é muito importante o uso de óleos essenciais. Além disso, estar em um ambiente com energia positiva é fundamental para nosso bem-estar.

Então, considere a ideia de comprar incensos para limpar a energia do seu lar. Para isso, você pode acessar o site da Fênix Incensos e conferir todos os produtos feitos com apenas uma finalidade: cuidar do seu bem-estar.

E se você quiser ler mais sobre saúde, energia e muito mais, continue conferindo os artigos publicados no Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES