Guia completo sobre cristaloterapia para ter uma vida melhor

Guia completo sobre cristaloterapia para ter uma vida melhor

12 minutos de leitura

Você sabia que o uso de cristais pode trazer inúmeros benefícios para a saúde humana, harmonizando nossas energias em diversos níveis? Essa é a cristaloterapia.

Os cristais vêm sendo utilizados há milhares de anos, por conterem em si uma forte sabedoria do plano terreno. Eles são capazes de armazenar impressões, energias e até mesmo informações, que podem ser “lidas” e acessadas por pessoas com sentidos psíquicos mais desenvolvidos.

Seu papel na cura de diversos males funciona a partir da amplificação e do direcionamento dos nossos poderes e forças pessoais que, em sintonia com a energia dos cristais, são transmutados a uma frequência vibracional mais sadia.

Continue a leitura e descubra quais são os diversos benefícios de utilizá-los para aumentar o seu bem-estar e qualidade de vida! Acompanhe!

O que é cristaloterapia?

A cristaloterapia, também conhecida como geoterapia, gemoterapia ou cristalterapia nada mais é do que uma terapia de cura que utiliza a energia dos cristais para promover o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções de um indivíduo.

Os cristais são aplicados em certas áreas do corpo, onde agem sutilmente equilibrando os centros de energia do indivíduo e promovendo o alinhamento dos chakras, trazendo harmonia em diversos aspectos da vida. Também pode-se meditar, focando no significado de cada pedra e absorvendo essas informações para a própria vida.

Estima-se que os poderes dos cristais vêm sendo utilizados desde os antigos sacerdotes judeus, passando pelos faraós egípcios, ornando as coroas da realeza, e sendo usados por tribos indígenas como talismãs e amuletos de poder até os dias de hoje, em que continuam emprestando suas funções para a cura humana.

Os cristais são seres vivos do reino mineral e suas moléculas se movem vagarosamente, tornando sua forma condensada e detentora de um forte potencial de energia. Você já segurou um cristal e sentiu como se ele estivesse pulsando em suas mãos? Pois é!

Isso se deve à capacidade dessas pedras de conseguirem trocar energia com o ambiente, recebendo informações energéticas e emitindo outras de volta. É por isso que os cristais têm um grande poder: o de transmutar energias.

Quais são as funções da cristaloterapia?

Com a recuperação desses conhecimentos ancestrais, os poderes curativos das pedras e cristais estão sendo redescobertos e estão integrando até mesmo os sistemas de saúde no formato de terapias integrativas e complementares, a geoterapia.

A terapia com cristais pode ser utilizada para diversos fins. Quando a pessoa vem sentindo muito cansaço, desânimo e falta de motivação, por exemplo, é interessante contar com o auxílio dos cristais para ajudarem na recuperação da energia

Além disso, as pedras atuam fortemente no campo emocional, dissolvendo mágoas, trazendo vitalidade, saúde, esperança, aterramento, dissipando a energia negativa presente no campo áurico, protegendo contra inveja, promovendo o amor-próprio e a autoconfiança, concentração nas atividades e desbloqueios energéticos.

Veja, a seguir, mais algumas das diversas funções da cristaloterapia.

Relaxamento

Quando sofremos com o estresse da rotina, tentando administrar o trabalho, os estudos e os momentos de descanso, é um bálsamo para a alma tirar um momento para relaxar e meditar com os cristais. Que tal acender um incenso de mirra, que oferece um efeito calmante, e se conectar com a energia de um cristal de água-marinha, que ajuda na redução do estresse e promove a paz interior?

Desintoxicação

Sabe quando sentimos nossa energia carregada, como se tivesse um peso sobre os nossos ombros? Nesses casos, é muito benéfico fazer uma limpeza energética com o auxílio dos cristais. O quartzo branco leitoso é uma excelente opção para equilibrar o campo sutil e depurar os pensamentos negativos e energias nocivas.

Eliminação de bloqueios

Você tem medo ou vergonha de falar em público? Saiba que os cristais podem ajudar nisso! Meditar com um topázio azul ou usar um pingente de lápis lazuli numa gargantilha quando for fazer uma apresentação ou palestra favorecem o equilíbrio do chakra laríngeo, relacionado à autoexpressão e à comunicação. 

Alívio de dores

Hematita e jade são duas pedras poderosas que podem ser utilizadas no tratamento de dores lombares. Ambas auxiliam na circulação sanguínea e ajudam no combate à negatividade.

Bem-estar

Alguns cristais podem ajudar como complemento no tratamento de depressão, proporcionando bem-estar e esperança, como a malaquita. Essa pedra é conhecida por trazer o sentimento de vitalidade e beleza, além de aumentar a determinação e inspirar o sucesso e o contentamento. Que tal combinar esse tratamento com a aromaterapia e acender um incenso de citronela enquanto medita com esse cristal?

Proteção

O cristal de ametista alivia tensões da mente e inspira o contato com a intuição, proporcionando equilíbrio mental e emocional. Além disso, ela é capaz de proteger nossa mente e nosso coração de influências negativas. A cianita azul também promove a proteção divina e, com seu forte poder, estimula a melhoria imediata com o seu uso.

É importante ressaltar que, no caso de enfermidades físicas mais severas, a cura sutil somente com os cristais talvez não seja suficiente. Por isso, é sempre importante buscar uma avaliação médica especializada e utilizar esse tipo de tratamento como um complemento e uma alternativa que proporciona maior bem-estar.

Quais são os tipos de cristaloterapia?

A terapia com cristais pode ser trabalhada de duas formas para extrair seus benefícios: a partir da imposição deles nos pontos dos chakras para que sejam alinhados, e por meio da meditação e da ativação de suas propriedades. Veja!

Ativação dos chakras com cristais

Para fazer uma sessão de cristaloterapia, primeiramente você deve buscar um terapeuta certificado na técnica. Inicialmente, o cristaloterapeuta mede seus chakras com instrumentos específicos, escaneando sua situação de saúde no momento.

A partir do que foi observado, os cristais energizados são aplicados sobre a pele, em consonância com os pontos dos chakras, com o intuito de promover o equilíbrio e a energização desses centros a partir do poder das pedras.

É comum que alguns pacientes relatem sentir sensações no momento da aplicação das pedras, como calor ou visualização de cenas ou cores específicas. Este tratamento também pode ser realizado em conjunto com outras técnicas energéticas, como o Reiki.

Meditação com cristais

Atualmente, há muita informação acessível sobre cristais. É possível descobrir o significado e as propriedades daquelas pedras que chamam a nossa atenção e parecem nos escolher e pedir para serem levadas conosco para casa quando visitamos uma loja especializada nesses artigos.

Assim, estabelecemos uma conexão com essas pedras e, ao entrarmos em um estado meditativo, concentrado, podemos focar em trazer para as nossas próprias vidas os atributos energéticos desses seres minerais.

O estudo, a conexão e a utilização das pedras e cristais na autocura trazem inúmeros benefícios para as nossas vidas.

O que cada tipo de cristal traz de benefícios para uma vida melhor?

Na natureza, existe uma abundância de cristais, com as mais variadas energias e significados. Seus benefícios são inúmeros e eles atuam ativando energias específicas em nossas vidas, aumentando nossos potenciais, diminuindo medos, trazendo criatividade, favorecendo a prosperidade e outros, a depender de cada pedra. 

Confira a seguir alguns tipos de cristais e seus benefícios.

Quartzo Rosa

Um dos cristais mais procurados, o quartzo rosa traz em si o poder do amor e da paz, estabelecendo uma conexão direta com o nosso chakra cardíaco e ajudando a promover a cura emocional. Além disso, ele é muito benéfico quando precisamos fortalecer nossa autoestima ou estabelecer relacionamentos mais harmoniosos com outras pessoas.

Quartzo Verde

O quartzo verde traz a energia de vigor e saúde, fortalecendo a cura de todo o metabolismo e promovendo mais ânimo e disposição na vida. Também fortalece o chakra do coração e é interessante ser usado em conjunto com o quartzo rosa para esse propósito. Além dessas propriedades, o quartzo verde atrai fartura e prosperidade, afastando a negatividade.

Citrino

O citrino é uma pedra cuja energia remete à vitalidade e realeza do Sol. Conhecida por abrir caminhos e atrair a prosperidade, era muito utilizada por reis e rainhas. Esse cristal oferece elevado poder curativo e age sobre o sistema digestivo, favorecendo a regeneração celular e a limpeza do fígado, além de auxiliar em casos de problema de visão e de infecção nos rins.

Ágata

A ágata contém fortes propriedades de cura, dentre elas, a capacidade de promover a autoaceitação, de estimular a autoconfiança, de equilibrar nossas emoções e de favorecer o crescimento espiritual. Dividida em vários tipos e cores, essa pedra também auxilia na meditação e fortalece a mente.

Turmalina Negra

A turmalina negra é uma pedra poderosíssima contra energias densas e negativas, agindo como um escudo de proteção para quem a carrega. Seus benefícios para o corpo físico incluem o fortalecimento dos ossos, melhora na circulação e na imunidade. Utilize-a sempre que sentir a necessidade de proteção contra energias de inveja, vampirismo energético e também para neutralizar ondas nocivas de radiação de aparelhos eletrônicos.

Selenita

A selenita é também um cristal de grande poder de limpeza e proteção. Ela é tão poderosa que uma de suas funções é agir inclusive na limpeza de outros cristais. Além disso, ela nos ajuda profundamente na conexão com nossos mestres espirituais, estabelecendo ligação entre nós e os planos superiores da existência. Utilize-a quando desejar aumentar sua vibração energética, purificar sua aura e quando necessitar de proteção espiritual por meio desse escudo de luz.

Como usar cristais no dia a dia?

Por serem pequenos e poderosos, os cristais podem ser utilizados de diversas formas no seu cotidiano. Algumas pedras são excelentes para serem carregadas com você ao longo do dia, trazendo seus benefícios para as áreas ligadas às propriedades de cada cristal. 

Algumas sugestões para trazer essas energias da terra para a sua rotina são carregar um cristal na bolsa ou colocá-lo na sua mesa de trabalho. Dessa forma, você contará com a proteção energética das pedras e poderá acessar suas demais propriedades sempre que necessitar, seja para promover a paz interior, para aumentar a coragem, para facilitar relacionamentos, entre outros.

Outra dica para utilizar os cristais no dia a dia é colocá-los em adereços, como brincos ou colares com pingentes das pedras. Nesse último caso, atente-se para as propriedades de cada pedra, pois as escuras, como obsidiana, ônix e turmalina negra, por exemplo, têm fortes poderes de dissipar a negatividade e realizar limpezas espirituais, tratando com energias mais densas.

Elas estão ligadas ao primeiro chakra e devido à densidade da energia, deve-se evitar utilizá-las da cintura para cima, para não sobrecarregar o sistema. Nesse caso, prefira usar um pingente dessas pedras em uma tornozeleira.

A cristaloterapia é ligada com alguma religião?

A terapia com cristais não está ligada a uma religião. Ela é baseada na conexão do ser humano com a terra, lembrando que as pedras e cristais também são seres vivos que recebem e emitem energia e que podem auxiliar muito em nosso desenvolvimento espiritual.

Todos que buscam se conectar com a própria espiritualidade são beneficiados com o contato e compreensão dos cristais, uma vez que eles nos ajudam a nos sentir aterrados e, ao mesmo tempo, conectados com forças mais sutis.

Assim como no universo há leis que devem ser respeitadas, devemos tratar essas energias minerais com respeito e utilizá-las sempre para o bem maior e mais elevado, jamais fazendo uso desses poderes para prejudicar ou interferir no livre-arbítrio de alguém.

Onde armazenar as pedras e cristais?

Como os cristais recebem e emitem energias frequentemente, há quem diga que o ideal é que eles sejam armazenados em locais protegidos, caso não estejam sendo utilizados. No entanto, se você desejar, pode espalhá-los por sua casa, quarto ou até mesmo na mesa de trabalho, para que emitam boas energias e favoreçam a proteção. Nesse caso, porém, as pedras estarão expostas e, por isso, mais abertas às interações energéticas do ambiente.

Por isso, é necessário que você perceba com sensibilidade se está na hora de fazer uma nova limpeza e energização das suas pedras. Você sentirá que é o momento quando perceber que a energia emitida pelos cristais já está mais fraca e não está protegendo mais como antes. A seguir, veja como limpar, energizar e programar seus cristais para fins específicos.

Como é feita a limpeza e a energização de pedras e cristais?

Quando adquirimos cristais, devemos realizar a limpeza dessas pedras, pois, muitas vezes, elas podem receber impressões ou influências de outras pessoas quando são manuseadas nas lojas. É muito simples e fácil realizar a limpeza dos seus cristais e há algumas formas de fazer isso, com água corrente, água e sal grosso e com a defumação, para os que não devem ser molhados.

Água corrente

Pretende passear numa cachoeira durante o fim de semana? Então, não se esqueça de levar seus cristais! Realizar a limpeza com a água doce e corrente da cachoeira é ótimo para equilibrar as energias originais das pedras e harmonizá-las também com as forças naturais do elemento água.

Água e sal grosso

Caso não seja possível encontrar uma fonte natural de água corrente, como um riacho ou cachoeira, você pode lavar seus cristais na água da torneira e deixá-los de molho por algumas horas num recipiente com água e sal grosso. Esse procedimento deixará neutra a energia das pedras, que, após esse processo, devem passar por uma energização, como você verá a seguir.

Defumação

Alguns cristais não devem entrar em contato com a água para não sofrerem modificações em sua cor, textura ou outras danificações. Nesse caso, a melhor forma de realizar a limpeza é pela defumação com incensos, com a intenção de limpeza energética.

O incenso de arruda, por exemplo, é uma excelente opção para limpar cristais com esse método, uma vez que, entre suas propriedades, estão a limpeza e purificação energética.

Alguns cristais que não devem ser molhados são calcita, lápis lazuli, obsidiana, pirita, selenita, turmalinas e turquesa.

Energização

Após realizar a limpeza, que geralmente neutraliza as energias presentes nos cristais, é necessário que se faça uma energização para carregá-los conforme o propósito desejado, a fim de que suas propriedades naturais sejam ainda mais potencializadas.

Caso sua intenção com o uso dos cristais seja aumentar sua vitalidade, trazer mais coragem para o cotidiano, criatividade e força, faça a energização das suas pedras deixando-as sob a luz do Sol por algumas horas durante o dia.

Certas pedras não devem ser expostas ao Sol para não danificarem sua cor — quartzo rosa, quartzo verde, quartzo esfumaçado, ametista, água-marinha e turquesa, são alguns exemplos.

Caso seu objetivo seja intensificar sua conexão espiritual, desenvolver mais a intuição, aumentar sua receptividade, a sensibilidade e o amor por si e pelos outros, deixe suas pedras, após a limpeza, por uma noite sob a luz da Lua, para que elas captem e se carreguem com a energia yin.

Lembre-se de checar as propriedades naturais de cada pedra para ver qual é o tipo de energização ideal para o seu objetivo. Confira também se as pedras escolhidas podem ser expostas ao Sol ou ao sereno da noite. Se tiver alguma dúvida na hora de realizar a limpeza, opte sempre pela defumação, que também pode ser realizada com o incenso de benjoim, que garante uma purificação energética e bem-estar.

Programação

Após o processo de limpeza e energização, o cristal está pronto para ser programado para o objetivo que você deseja. Para realizar a programação, basta entrar em um estado meditativo e se conectar com o cristal e com suas propriedades, “enviando” a ele uma imagem ou informação que você deseja acessar sempre que precisar.

Se a intenção for aumentar a autoestima, por exemplo, você pode programar um quartzo rosa, visualizando a cena e sentindo a satisfação e a confiança em relação a você mesmo e à sua aparência.

Já se o objetivo for atrair prosperidade com um citrino, você pode se visualizar em situações de abundância, recebendo uma quantia em dinheiro ou fazendo aquela viagem dos sonhos.

Assim, sempre que precisar trazer essas imagens para a sua vida, é só se conectar com o cristal que você programou.

Onde comprar pedras e cristais para a cristaloterapia?

Atualmente, com o surgimento da nova era, tem havido uma grande movimentação na venda de artigos esotéricos em geral. Entretanto, é preciso lembrar que os cristais são acessados por meio de processos de extração.

Sem uma fiscalização, essa extração de pedras pode se tornar indiscriminada e, em vez de cumprir o propósito de trazer consigo energias de cura e de proteção, pode acabar se atrelando fortemente a energias de exploração dos trabalhadores que sofrem para garimpar essas pedras tão preciosas.

Além disso, algumas pessoas mal-intencionadas, visando somente os lucros, falsificam certas pedras e as vendem como verdadeiras, alterando suas cores artificialmente e prejudicando os consumidores.

Por isso é tão importante saber de onde vêm essas pedras e comprar de lojas confiáveis e especializadas nesses artigos. É importante estudar e conhecer sobre as pedras e suas propriedades, sua estrutura, cor, tamanho e especificidades para saber reconhecê-las.

Para fazer uso dos cristais e das pedras na autocura, não se esqueça de realizar os procedimentos que aprendeu com este conteúdo: limpar, energizar e purificar os cristais e aí então utilizá-los para os objetivos pretendidos.

Como vimos, as pedras e os cristais, da mesma maneira que as plantas, são seres vivos de outros reinos e devem ser respeitados e reverenciados, principalmente por fornecerem seus poderes de cura para serem acessados por nós. Esse é um conhecimento milenar que vem sendo utilizado e até mesmo reconhecido pelos sistemas de saúde pública atualmente, por meio do tratamento com a geoterapia.

A cristaloterapia e o contato com os cristais nos permite aprofundar cada vez mais em nossos sentidos psíquicos, chegando ao ponto de sermos capazes de “ler” intuitivamente os conhecimentos armazenados nessas preciosas pedras.

Agora que você aprendeu tudo sobre os cristais, que tal começar a se conectar com eles e receber seus efeitos curativos?

Gostou de aprender sobre a cristaloterapia ou terapia com cristais? Então, aproveite e acesse mais dos diversos conteúdos focados em autoconhecimento, autocura e bem-estar em nosso site, e descubra diversos produtos artesanais e especiais para auxiliar você na sua conexão com a espiritualidade.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest