Ginecologia natural: entenda o que é e como funciona

Ginecologia natural: entenda o que é e como funciona

3 minutos de leitura

O corpo da mulher é um universo por si só. E não há verdades absolutas, o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Tudo no universo feminino é um grande aprendizado, coletivo e individual. O corpo da mulher pode apresentar diversas alterações e por diversos motivos, como nos mostra a ginecologia natural. 

Ela não é novidade no mundo feminino, mas tem sido cada vez mais resgatada, já que muito se fala sobre o sagrado feminino. Nesse sentido, o uso de ervas é ainda feito por muitas mulheres pelo mundo, que redescobrem nessas receitas antigas e caseiras um grande poder de cura e autoconhecimento.

Não apenas para tratar quando algum problema se apresenta, mas especialmente para prevenir, a ginecologia natural vem como uma alternativa aos métodos tradicionais de tratamento do aparelho reprodutivo feminino (que fica afetado e apresenta sintomas até mesmo por qualquer estresse cotidiano). Veja algumas das principais práticas da ginecologia natural e quais ervas são mais usadas.

Banhos de assento

Os banhos de assento são uma técnica muito antiga de ginecologia natural, repassada por gerações de mulheres para o alívio de irritações diversas na vagina – como coceiras, corrimentos – ou ainda no aparelho urinário (como no caso de cistite). Ele serve para equilibrar o pH vaginal e eliminar a ação de fungos na região.

É importante deixar claro que o banho de assento deve ser usado de forma preventiva, especialmente. Pode ser feito uma vez a cada 15 dias e não é preciso ficar mais de 25 minutos nele. O banho de assento se faz com o uso de ervas em uma banheira ou bacia grande, onde a mulher possa se sentar dentro.

As ervas mais usadas e poderosas para o banho de assento são:

  • Camomila;
  • Barbatimão;
  • Malva;
  • Calêndula;
  • Lavanda;
  • Melaleuca (folhas ou óleo essencial).

Vaporização

Assim como o banho de assento, a vaporização também é uma técnica milenar repassada por gerações. Porém, nas últimas décadas, com tanta modernização em diversos setores, foi perdendo força. Agora, a tendência é que volte a ser usado com mais frequência.

A vaporização é o ato de sentar-se em um lugar ou ficar de cócoras, e ter uma bacia, vasilha ou balde entre as pernas, com água quente e ervas, permitindo que o vapor suba para a vagina. Deve-se fazer uma espécie de sauna, cobrindo com algum tecido as pernas e arredores do recipiente, para que o vapor seja direcionado à vagina.

Essa técnica auxilia no relaxamento da musculatura que envolve o aparelho reprodutivo feminino. Assim, são diminuídas as dores e desconfortos da TPM e as cólicas menstruais. Ela também pode regular o ciclo menstrual, uma vez que os óleos essenciais das ervas são absorvidos com o vapor pelos poros e podem relaxar e soltar a menstruação em um tempo certo.

Ervas muito usadas para a vaporização são:

  • Orégano;
  • Manjericão;
  • Alecrim;
  • Lavanda;
  • Artemísia;
  • Damiana.

Lavagem com água

O sabonete comum carrega uma alta quantidade de agentes químicos que podem alterar o pH vaginal. Isso causa assaduras, coceiras, vermelhidão e uma hipersensibilidade na região.

E, apesar de existirem no mercado opções de sabonetes íntimos, eles também podem provocar reações, odores, corrimentos ou secura vaginal, dependendo de cada mulher.

A lavagem vaginal pode acontecer com o uso de sabonete artesanal feito com ervas e produtos mais naturais, sem sulfato de sódio, substância comum aos sabões. Apesar disso, o ideal é que a lavagem seja somente com água.

A ginecologia natural prega que a mulher precisa ouvir seu próprio corpo. Por isso, é importante prestar atenção a esses sinais e escolher a técnica e ervas que mais adequados para obter o resultado desejado. Esse é um momento de conexão com seu eu interior, de aprendizado e respeito ao seu corpo e fases.

Gostou de saber mais sobre a ginecologia natura aqui no blog? Nos siga também nas redes sociais continue acompanhando nossos conteúdos. Estamos no Facebook e o Instagram

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest