domingo, fevereiro 25, 2024
Anúncio
InícioBem EstarEspada de São Jorge: Conheça a planta, seus significados, cuidados necessários para...

Espada de São Jorge: Conheça a planta, seus significados, cuidados necessários para plantio

A espada de São Jorge é uma das plantas mais vistas nos lares brasileiros. Porém, mesmo com esse fato, muitas pessoas possuem dúvidas em relação a essa espécie.

Com uma beleza inestimável, muita gente utiliza essa planta para decorar o ambiente de uma residência. 

No entanto, a espada de São Jorge tem uma importância muito maior do que ser apenas um item de decoração. Para muitas famílias ela é considerada um símbolo de proteção.

Sendo assim, com tanto benefício que essa planta gera para os lares, você não pode deixar de tê-la no ambiente do seu lar. 

Já pensou combinar as boas energias de Incensos com a espada de São Jorge no cantinho da sua casa? Você terá um combo de decoração e harmonização no ambiente.

Por isso, preparamos esse artigo completo para você conhecer todos os benefícios que a espada de São Jorge pode garantir em um ambiente. Confira na leitura a seguir!

O significado da espada de São Jorge

Primeiramente, entenda que essa planta possui mais de um significado. Eles variam de acordo com a cultura ou região. 

A espada de São Jorge é uma espécie originária da África, que é vista como um amuleto de proteção. Inclusive, muitas pessoas também conhecem essa espécie pelo nome de espada de Ogum.

Além disso, ela é símbolo de prosperidade e também é vista como uma planta que afasta a presença de energias negativas dos lares. Ou seja, é um atrativo a mais para estar no ambiente. 

Afinal, quem não quer boas energias dentro do lar, não é mesmo? Por isso, comece a procurar um espaço dentro da sua casa para a espada de São Jorge.

No entanto, saiba que existem vários tipos dessa espécie. Escolha a que combina com o ambiente do seu lar. 

Foco nas folhas de uma planta espada de são jorge.

Conheça os tipos de espada de São Jorge

Conhece os tipos de espada de São Jorge? Então, só existe uma espada de São Jorge, com o nome científico de Dracaena trifasciata.

Entretanto, essa espécie possui parentes do mesmo gênero. Ou seja, outras espécies de Dracaenas. Portanto, confira abaixo a informação sobre cada uma delas!

Espada de São Jorge tradicional

Você sabe diferenciar a espada de São Jorge tradicional dos outros tipos? A espada de São Jorge tradicional possui folhas verdes com a tonalidade mais escura. Além disso, essa espécie pode atingir a média de 80 cm de altura.

Lança de São Jorge

A lança de São Jorge tem o nome científico de Dracaena angolensis. É uma variação das espadas de São Jorge, possuem folhas cilíndricas com tonalidades de verde escuro. 

Um detalhe, esse tipo de espada de São Jorge pode ser trançado ou não, existem variações.

Espada de Santa Bárbara 

Por fim, temos a espada de Santa Bárbara que também é uma Dracaena trifasciata. Entretanto, o que diferencia essa espécie é a coloração das folhas.

Essa espécie possui uma tonalidade amarela, por causa da composição química da terra.

Como plantar espada de São Jorge? 

Essa é uma das dúvidas que surgem na cabeça de muita gente quando levam uma espécie nova de planta para o lar. E com a espada de São Jorge não é diferente.

Entretanto, se você também tiver essa dúvida de como plantar essa planta no jardim da sua casa, siga o passo a passo adiante!

Primeiro, é necessário saber que existem duas maneiras de plantar a espada de São Jorge. Seja cortar uma folha em partes com até 10 cm ou separar uma parte enterrada da planta com pequeno pedaço do caule subterrâneo.

Assim, depois que estiver com a muda da espada de São Jorge, será necessário um vaso. Nele deve ter argila, areia peneirada, cascas de pinus, argila expandida e composto orgânico.

Está com tudo em mãos? Agora faça esse passo a passo:

  • Adicione a argila no fundo do vaso;
  • Cubra toda essa camada de argila com um pedaço de bidim, para ajudar na irrigação;
  • Coloque um terço de areia peneirada no vaso para evitar que o componente orgânico encharque o vaso e deixe a raiz podre;
  • Coloque o composto orgânico, como húmus;
  • Insira a terra com a muda no centro do vaso, dando mais atenção às laterais;
  • Por fim, coloque as cascas de pinus nas laterais, para impedir a saída de umidade.

As melhores dicas de cuidados com a espada de São Jorge 

Independente da espécie, as plantas necessitam de um cuidado para estarem bonitas e principalmente saudáveis. Por exemplo: rega, iluminação e adubação.

Planta espada de são jorge em ambiente externo.

Rega 

A espada de São Jorge é uma espécie que não gosta de água em excesso. Sendo assim, todo cuidado é pouco para não afogar a sua planta. Uma dica é sempre deixar a terra úmida e sem poças d’água.

Além disso, quando notar que sua planta está tendo um crescimento considerável, troque para não sufocar as raízes.

Iluminação 

Em relação à iluminação, a espada de São Jorge é uma espécie que se adapta melhor em locais com meia sombra. Sendo assim, procure um ambiente que tenha iluminação, mas que a espada de São Jorge não receba resultado direto da luz solar.

Por exemplo, um local com iluminação de lâmpadas. Dessa maneira a sua planta vai se desenvolver de forma saudável.

Adubação

Normalmente, a adubação para repor nutrientes é feita uma vez por ano. O melhor período do ano para iniciar o plantio é entre os meses de maio, junho e julho. Entretanto, vale lembrar que os cuidados devem ser rotineiros.

Quer saber mais sobre plantas e suas utilidades? Acompanhe o blog da Fênix

Com a leitura desse conteúdo, certeza que você já sabe todos os benefícios que a espada de São Jorge tem para os lares. Além disso, como você viu, ter essa espécie requer alguns cuidados.

Por isso, guarde todas as informações que acompanhou durante esse artigo e comece a decorar e harmonizar o seu lar. Porém, antes de começar esse momento de decoração da sua casa, você precisa encontrar os melhores acessórios.

Fora isso, lembre-se que: a combinação entre a espada de São Jorge com os aromas dos incensos geram boas vibrações para o ambiente.

Sendo assim, conheça a Fênix Incensos, que vai garantir a paz e a harmonia do seu ambiente familiar.

E tem mais! Caso queira ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não pode deixar de visitar o Blog da Fênix. Você terá acesso a artigos únicos que vão energizar o seu dia!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES