Entenda o que é medicina ayurvédica e como pode ajudar sua saúde

Entenda o que é medicina ayurvédica e como pode ajudar sua saúde

3 minutos de leitura

Você já ouviu falar ou sabe o que é medicina ayurvédica? Em linhas gerais, a Ayurveda surgiu na Índia, que é conhecida como o berço de muitas terapias e crenças espirituais que visam ao bem-estar do corpo, da mente e do espírito.

Fato é que, ao longo da nossa rotina atribulada e repleta de aspectos tóxicos, nós acabamos absorvendo energias que podem causar um desequilíbrio. Contudo, existem tratamentos e ações que podem ser feitos por meio de massagens, da alimentação e de meditação para equilibrar nosso plano espiritual e energético.

É justamente sobre isso que se trata a medicina ayurvédica. Então, continue a leitura, entenda mais sobre o assunto e aprenda como colocar esse conceito em prática no seu dia a dia!

O que é medicina ayurvédica?

Originária da Índia, a medicina ayurvédica (em sânscrito, ciência da vida) é um tratamento milenar para prevenir e tratar diversos distúrbios físicos e espirituais por meio da harmonia com a natureza, com o objetivo de manter o equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Para isso, essa prática segue o princípio dos cinco elementos básicos do universo: ar, água, terra, fogo e espaço (éter). Durante o tratamento, trabalha-se o equilíbrio entre os nossos doshas, que são as nossas características psicológicas, biológicas e físicas. Os doshas são:

  • pitta;
  • kapha;
  • vata.

Como a medicina ayurvédica atua no nosso corpo e na nossa mente?

Agora que você já sabe o que é a medicina ayurvédica, entenda quais são os seus efeitos. Com a utilização das técnicas indicadas por essa terapia, o paciente pode sentir o corpo mais hidratado e nutrido. Além disso, é percebido o fortalecimento do sistema imunológico e da musculatura e melhora na circulação sanguínea.

Outro efeito muito buscado é a recuperação do sono. Para tratar os distúrbios do sono, a medicina ayurvédica busca o equilíbrio entre o corpo e a mente. Isso é feito a partir da recuperação da qualidade do descanso, principalmente por meio de hábitos saudáveis, como ter hora certa para acordar e dormir, prática de atividade física e evitar alimentação pesada à noite.

Como seguir a medicina ayurvédica na prática? 

Para saber qual o melhor tratamento ayurvédico para o seu estado atual, o mais indicado é procurar um especialista no assunto, para que possa ter a orientação correta. Na prática, o método consiste em cuidar da alimentação, além de adotar terapias alternativas e purificações espirituais.

No campo da alimentação, recomenda-se priorizar os alimentos da estação, os mais naturais possíveis e, principalmente, ingerir os produtos que estejam de acordo com o seu dosha, para evitar o desequilíbrio.

Em relação às terapias, as mais comuns são meditações, aromaterapia, fitoterapia e massagens que favoreçam a circulação dos seus fluidos vitais para a eliminação de toxinas.

Já as purificações espirituais podem ser feitas por meio de meditação e yoga, por exemplo. Além disso, é imprescindível seguir os princípios básicos da medicina ayurvédica, que são:

  • não matar qualquer tipo de vida;
  • não roubar;
  • não ter conduta sexual de maneira imprópria;
  • nunca mentir;
  • não fazer o consumo de bebida alcoólica.

Entender o que é medicina ayurvédica é relevante para tê-la como tratamento alternativo. Por outro lado, por mais que os efeitos sejam reais e perceptíveis, a técnica não deve substituir as indicações e prescrições de medicamentos feitas pelo seu médico.

Então, gostou deste post sobre Ayurveda? Um dos aromas trabalhados nessa medicina é a lavanda. Aproveite que está aqui e confira nosso artigo sobre os benefícios dessa planta para o seu corpo e para a sua mente.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest