Entenda como funciona a medicina indiana ayurveda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

A medicina indiana ayurveda se baseia no conceito de equilíbrio, já que não trata somente o corpo, mas busca também a harmonia do físico, da mente e da alma. Em outras palavras, essa terapia tem como principal objetivo manter o paciente bem consigo mesmo, com os outros indivíduos e com a natureza.

Para isso, esse método milenar utiliza técnicas que envolvem alimentação, massagens e estratégias para cura e prevenção de sintomas físicos e espirituais, levando em consideração a combinação dos cinco elementos pelos quais somos formados.

A seguir, você conhecerá a história dessa medicina, como funciona o tratamento e quais são os efeitos que poderá esperar. Continue a leitura e confira!

A história da medicina indiana ayurveda

Com cerca de 5.000 anos, a medicina indiana ayurveda é considerada a ciência de saúde mais antiga de que se tem registro. Também é muito comum encontrarmos fontes que tratam essa terapia como “mãe de toda a saúde”.

Isso acontece porque a partir da ayurveda foram desenvolvidas diversas outras formas de medicina, que são ensinadas há milhares de anos, como uma tradição que os mestres repassam para seus discípulos.

Em sânscrito, a palavra ayurveda significa conhecimento ou ciência da vida. A origem dessa medicina se deu nos Vedas, que é a literatura mais antiga do mundo, em que eram escritos todos aqueles conhecimentos considerados como úteis e funcionais para a humanidade. Nesse tipo de registro estavam questões relacionadas à astrologia, biologia, engenharia, filosofia, teologia e, inclusive, às técnicas de ayurveda.

Com o passar dos anos, a forte influência do budismo e também dos monges no território indiano, os Vedas e a medicina indiana ayurveda ganharam destaque na Índia Antiga. A partir disso, o método ganhou cada vez mais adeptos pelo mundo todo, sendo que, atualmente, é um dos sistemas médicos reconhecidos na Índia.

A técnica

O funcionamento da medicina indiana ayurveda se dá por meio dos cinco elementos pelos quais somos formados — o éter, o ar, o fogo, a água e a terra — e também por meio dos doshas — substâncias materiais presentes em cada célula do nosso corpo. Para mantê-los em equilíbrio, a prática ayurveda trabalha seis aspectos. A seguir, veja quais são os tratamentos.

Alimentação

Toda a nossa alimentação influencia nosso estado espiritual e físico. Em razão disso, a medicina indiana ayurveda recomenda que você coma alimentos que são produzidos na sua própria região e sempre respeitando a época e o ano de cultivo de cada produto.

Além disso, para escolher os alimentos adequados para o seu corpo, é preciso que leve em consideração o seu dosha. Por exemplo, as pessoas Pitta devem evitar pimentas e produtos picantes, já que eles acentuam a característica do fogo; já os alimentos doces, apesar de conduzirem ao contentamento e ao prazer dos doshas Vata e Pitta, agravam e desequilibram o Kapha.

Em contrapartida, produtos amargos clareiam as emoções de Kapha e Pitta, mas desequilibram e agravam Vata. Em outras palavras, é fundamental conhecer os doshas para que se possa ter uma alimentação adequada e equilibrada para o seu tipo de corpo.

Terapias

As terapias alternativas são práticas muito valorizadas pelos métodos da ayurveda, pois trabalham todo o corpo físico e espiritual, incluindo sua energia. Para isso, destacamos a meditação com repetição de mantras e uso de incensos artesanais, a cromoterapia e a aromaterapia.

Purificações

Para que você se sinta bem, é preciso que seus doshas estejam em pleno equilíbrio. No entanto, por motivos variados que podem acontecer na nossa rotina, nem sempre esses elementos estão como deveriam.

Então, é importante fazer limpezas, de maneira que o “ama” seja eliminado. Esse conceito é referente a tudo o que não foi digerido e fica no seu corpo, podendo desencadear diferentes doenças.

Fitoterapia

A fitoterapia é baseada nos princípios ativos das plantas medicinais. As diferentes espécies de ervas, raízes e sementes — como canela, cravo e capim-limão — são utilizadas como tratamento de doenças e alterações emocionais.

Massagens

As variadas técnicas de massagem são fortes características da medicina indiana ayurveda, pois elas melhoram toda a circulação sanguínea e de fluidos vitais. Dessa maneira, as toxinas são eliminadas e a nutrição dos tecidos é melhorada. Para isso, recomenda-se utilizar ervas, óleos, manobras corporais e uso de pedras vulcânicas e cristais.

Yoga

Por também ser uma das principais filosofias e técnicas de cura indiana, o yoga é muito trabalhado na medicina ayurvédica. Para tanto, foca-se em posturas estratégias e no trabalho da respiração. Além disso, ele significa uma prática saudável na sua rotina.

As indicações da ayurveda

Não há contraindicações para os tratamentos da medicina indiana ayurveda. No entanto, ela é muito indicada como tratamento complementar para diferentes condições do corpo e da mente, como:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • problemas de autoestima;
  • dores crônicas;
  • diabetes;
  • disfunções na pressão arterial;
  • alergias.

Os resultados que podem ser esperados

Como dito, a medicina indiana ayurveda trabalha tanto o corpo espiritual quanto o físico, com o objetivo de que você esteja em equilíbrio. Em razão das suas técnicas, da atenção na alimentação e das massagens, o método ayurvédico auxilia no tratamento de doenças inflamatórias, digestivas e hormonais. Promove ainda a limpeza do organismo e fortalece o sistema imunológico.

Além disso, o processo de retirar toxinas do corpo torna suas funções mais eficientes, o que contribui para evitar o desenvolvimento de doenças. Já os óleos e as terapias alternativas promovem o adequado funcionamento dos tecidos do organismo, diminuindo a incidência dos períodos de insônia, por exemplo.

Outro ponto de grande importância da medicina indiana ayurveda é que esse conjunto de tratamentos milenares auxilia na identificação de desvios, ou seja, no diagnóstico de tudo aquilo que atrapalha o seu estado natural de equilíbrio.

A medicina indiana ayurveda é um conhecimento passado de geração a geração há mais de 4.500 anos. Para buscar o equilíbrio entre corpo e mente, essa medicina busca restaurar o bem-estar e curar doenças por meio de elementos naturais. Em razão de seus benefícios, é reconhecida não só na Índia, mas também pela ONU.

Agora que você já sabe o que é e está por dentro dos benefícios da medicina ayurvédica, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos e seguidores a também entrarem em equilíbrio!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!