Consumo consciente e sustentabilidade: o que é e como praticar

Consumo consciente e sustentabilidade: o que é e como praticar

3 minutos de leitura

A relação entre consumo consciente e sustentabilidade está no impacto das ações do homem como produtor de bens materiais e na manutenção do equilíbrio entre meio ambiente, economia e sociedade.

A sustentabilidade parte do princípio de que as gerações presentes precisam satisfazer suas necessidades sem comprometer os recursos ambientais e culturais das gerações futuras. Assim, o desenvolvimento sustentável só é possível quando envolve preservação ambiental, progresso social e crescimento econômico.

Já o consumo consciente é uma maneira sustentável de adquirir, utilizar e fazer o descarte de produtos com as mais diversas funções e finalidades. Nesse processo, cabe ao indivíduo fazer as seguintes perguntas: o que comprar? Por que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar?

Algumas mudanças de hábito e práticas básicas no dia a dia nos permitem consumir de forma mais consciente e sustentável, como as listadas a seguir. Confira!

Lide com a impulsividade

Promoções, preços baixos e queimas de estoque são muito atrativos no momento das compras e têm impacto positivo na economia. Mas essas estratégias de vendas podem acabar levando ao consumo excessivo. Antes de sair às compras, faça um planejamento antecipado para garantir produtos realmente necessários.

A impulsividade nas compras pode estar ligada a diversos fatores, desde melhora do humor e desejo de recompensa imediata, até problemas de autoestima e preenchimento de vazios internos. Por isso, é importante conhecer as causas desse impulso para criar estratégias que ajudem a chegar a um consumo consciente e saudável.

Reaproveite e recicle produtos e embalagens

O aumento do consumo em todo o mundo tem gerado uma quantidade enorme de resíduos que são descartados de maneira inadequada na natureza. Isso resulta em prejuízos diretos no ecossistema e na diminuição da biodiversidade.

Pensar em consumo consciente e sustentabilidade envolve o reaproveitamento de produtos e embalagens para os mesmos fins ou outros. Uma prática complementar a essa é a compra de itens não embalados, como alimentos frescos e naturais.

Nos demais casos, as embalagens recicláveis são as melhores alternativas, como latinhas de alumínio, garrafas PET, frascos de vidro e longa vida. Desse modo, há a criação de um ciclo de transformação de produtos e embalagens, o que reduz o consumo de matéria-prima e evita o esgotamento dos recursos naturais.

Valorize as práticas de responsabilidade social das empresas

Uma das questões mais discutidas entre pessoas que seguem os princípios do consumo consciente é a responsabilidade social de produtores, fornecedores e distribuidores. A valorização dessas práticas pelos consumidores têm impulsionado as empresas a mudar suas práticas e políticas de gestão, estratégias de negócio, modos de produção e utilização de recursos naturais.

Para consumir de forma consciente, é necessário prezar não só pela qualidade e pelo preço dos produtos que as empresas oferecem, mas também por:

  • condições dignas de trabalho dos colaboradores envolvidos na produção;
  • combate à mão de obra infantil;
  • eficiência no uso de água e energia;
  • medidas para minimizar os impactos sociais e ambientais;
  • contribuição para a qualidade de vida e bem-estar da comunidade;
  • igualdade de oportunidades, entre outros fatores.

Além dessas práticas, pensar em consumo consciente e sustentabilidade é ter consciência da nossa própria responsabilidade social. Isso é possível quando avaliamos os impactos de consumo, desestimulamos o comércio ilegal, contribuímos para a melhoria de produtos e serviços, divulgamos informações sobre esses temas e cobramos ações e propostas concretas das autoridades.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então, curta nossa página no Facebook para encontrar outras dicas e acompanhar nossas publicações!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest