Com o estilo de vida moderno, é comum muitas pessoas sentirem falta de se conectar com sua essência e de conhecer mais sobre o lado espiritual de nossa existência. Se você faz parte desse grupo, desde já saiba que os ensinamentos do hinduísmo podem ser uma excelente alternativa para quem deseja alcançar tranquilidade e paz interior.
Considerada a religião mais antiga da história, o hinduísmo se originou na Índia e, hoje em dia, tem bilhões de adeptos, sendo a terceira maior prática religiosa da atualidade — perdendo apenas para o cristianismo e o islamismo.
Pensando nisso, neste post trazemos informações valiosas sobre essa religião, que é composta por diversas ideias, filosofias e culturas. Confira!
Um pouco sobre a história do hinduísmo
Por ser a prática religiosa mais antiga do mundo, não é possível definir qual foi a data da criação do hinduísmo. De acordo com os estudiosos, os registros mais antigos foram obtidos por meio das escrituras hindus, como o Rig Veda, desenvolvido por volta de 6.500 a.C.
Diferentemente das crenças tradicionais, o hinduísmo não é encarado pelos seus seguidores como uma religião, mas sim como um estilo de vida. Esse conceito foi desenvolvido a partir de uma série de crenças, tradições e rituais. Todos pautados pela ética, teologia e filosofia.
Como citado, o hinduísmo consiste em uma junção de diferentes crenças e tradições. Portanto, seu conceito é composto por inúmeros princípios. Dentre eles, podemos destacar:
- o karma, que se refere às ações certas a serem tomadas;
- o dharma, que são os deveres de todo ser humano;
- o samsara, o ciclo do renascimento — nascer, morrer e ressuscitar;
- o moksha, a tão esperada libertação, que acontece logo após o ciclo do samsara.
Além desses princípios, os adeptos do hinduísmo procuram praticar uma visão de mundo diferenciada e baseada na verdade absoluta, na limpeza energética e comportamental, na oração genuína, na fé e na piedade pelo próximo.
A diferença entre o Karma e o Dharma
Ao estudar os ensinamentos do hinduísmo, você começará a se deparar, frequentemente, com palavras como “Karma” e “Dharma”. Em um primeiro instante, algumas pessoas costumam confundir esses dois conceitos, mas eles têm significados e objetivos diferentes.
O Karma
O Karma é um dos princípios mais famosos do hinduísmo. Também conhecido como Carma, esse conceito está diretamente ligado à ideia de causas e efeitos. Em resumo, toda e qualquer ação realizada hoje por você será refletida no futuro, seja nesta ou em outra existência.
O Dharma
O Dharma, por sua vez, carrega o significado de tudo aquilo que é capaz de se sustentar. Na prática, esse pensamento pode ser considerado a verdade e o conhecimento universal. O objetivo é conseguir, por meio do Dharma, utilizar nossa energia vital para realizar diferentes ações da maneira mais plena possível — até alcançar a iluminação.
Para concluir, pode-se afirmar que o Dharma é a nossa força natural e incontrolável. Nenhum ser humano conseguirá lutar contra a verdade da existência, tendo apenas como alternativa aceitar a vida e absorver seus benefícios.
Já o Karma é baseado em ações individuais, que são consequências de todas as encarnações do nosso espírito. O grande ensinamento é que todo indivíduo aprenda a conviver com seu Karma e, com ele, seja capaz de corrigir todas as falhas do passado.
Os ensinamentos do hinduísmo na prática
Gostou de conhecer os ensinamentos do hinduísmo e quer saber como levar essa filosofia para o seu dia a dia? O primeiro passo é se aprofundar nas chamadas escrituras védicas, conhecidas como “Shastras”. Elas contam com um aglomerado de leis espirituais que foram, ao longo dos séculos, descobertas por sábios e estudiosos da religião.
Para se tornar um hindu, você ainda precisará seguir algumas atitudes básicas. Abaixo, mostraremos quais são elas:
- ser uma pessoa justa;
- acordar antes do nascer do sol;
- valorizar a família;
- orar ou meditar, no mínimo, 10 minutos por dia;
- praticar suas atividades com base na verdade, na devoção e na sinceridade.
De fato, os ensinamentos do hinduísmo são encantadores e podem ser adaptados à rotina, melhorando assim a sua qualidade. Acredite: com amor e dedicação, tudo ficará mais fácil.
Então, gostou do nosso conteúdo exclusivo? Para continuar acompanhando as novidades, curta nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram!
One Response
Gratidão pelas informações.
Gostaria da indicação de um livro para iniciar os estudos dos vedas.
Me chamo Daniela prático yôga há uns 12 anos.
Entre indas e vindas me enxergo no hinduísmo já…Compartilho da filosofia e da prática porém de modo informal.
Quero me aprofundar é realmente seguir essa LINDA FILOSOFIA!