Conheça os ensinamentos do hinduísmo e como aplicá-los em sua vida

Com o estilo de vida moderno, é comum muitas pessoas sentirem falta de se conectar com sua essência e de conhecer mais sobre o lado espiritual de nossa existência. Se você faz parte desse grupo, desde já saiba que os ensinamentos do hinduísmo podem ser uma excelente alternativa para quem deseja alcançar tranquilidade e paz interior.

Considerada a religião mais antiga da história, o hinduísmo se originou na Índia e, hoje em dia, tem bilhões de adeptos, sendo a terceira maior prática religiosa da atualidade — perdendo apenas para o cristianismo e o islamismo.

Pensando nisso, neste post trazemos informações valiosas sobre essa religião, que é composta por diversas ideias, filosofias e culturas. Confira!

Um pouco sobre a história do hinduísmo

Por ser a prática religiosa mais antiga do mundo, não é possível definir qual foi a data da criação do hinduísmo. De acordo com os estudiosos, os registros mais antigos foram obtidos por meio das escrituras hindus, como o Rig Veda, desenvolvido por volta de 6.500 a.C.

Diferentemente das crenças tradicionais, o hinduísmo não é encarado pelos seus seguidores como uma religião, mas sim como um estilo de vida. Esse conceito foi desenvolvido a partir de uma série de crenças, tradições e rituais. Todos pautados pela ética, teologia e filosofia.

Como citado, o hinduísmo consiste em uma junção de diferentes crenças e tradições. Portanto, seu conceito é composto por inúmeros princípios. Dentre eles, podemos destacar:

  • o karma, que se refere às ações certas a serem tomadas;
  • o dharma, que são os deveres de todo ser humano;
  • o samsara, o ciclo do renascimento — nascer, morrer e ressuscitar;
  • o moksha, a tão esperada libertação, que acontece logo após o ciclo do samsara.

Além desses princípios, os adeptos do hinduísmo procuram praticar uma visão de mundo diferenciada e baseada na verdade absoluta, na limpeza energética e comportamental, na oração genuína, na fé e na piedade pelo próximo.

A diferença entre o Karma e o Dharma

Ao estudar os ensinamentos do hinduísmo, você começará a se deparar, frequentemente, com palavras como “Karma” e “Dharma”. Em um primeiro instante, algumas pessoas costumam confundir esses dois conceitos, mas eles têm significados e objetivos diferentes.

O Karma

O Karma é um dos princípios mais famosos do hinduísmo. Também conhecido como Carma, esse conceito está diretamente ligado à ideia de causas e efeitos. Em resumo, toda e qualquer ação realizada hoje por você será refletida no futuro, seja nesta ou em outra existência.

O Dharma

O Dharma, por sua vez, carrega o significado de tudo aquilo que é capaz de se sustentar. Na prática, esse pensamento pode ser considerado a verdade e o conhecimento universal. O objetivo é conseguir, por meio do Dharma, utilizar nossa energia vital para realizar diferentes ações da maneira mais plena possível — até alcançar a iluminação.

Para concluir, pode-se afirmar que o Dharma é a nossa força natural e incontrolável. Nenhum ser humano conseguirá lutar contra a verdade da existência, tendo apenas como alternativa aceitar a vida e absorver seus benefícios.

Já o Karma é baseado em ações individuais, que são consequências de todas as encarnações do nosso espírito. O grande ensinamento é que todo indivíduo aprenda a conviver com seu Karma e, com ele, seja capaz de corrigir todas as falhas do passado.

Os ensinamentos do hinduísmo na prática

Gostou de conhecer os ensinamentos do hinduísmo e quer saber como levar essa filosofia para o seu dia a dia? O primeiro passo é se aprofundar nas chamadas escrituras védicas, conhecidas como “Shastras”. Elas contam com um aglomerado de leis espirituais que foram, ao longo dos séculos, descobertas por sábios e estudiosos da religião.

Para se tornar um hindu, você ainda precisará seguir algumas atitudes básicas. Abaixo, mostraremos quais são elas:

  • ser uma pessoa justa;
  • acordar antes do nascer do sol;
  • valorizar a família;
  • orar ou meditar, no mínimo, 10 minutos por dia;
  • praticar suas atividades com base na verdade, na devoção e na sinceridade.

De fato, os ensinamentos do hinduísmo são encantadores e podem ser adaptados à rotina, melhorando assim a sua qualidade. Acredite: com amor e dedicação, tudo ficará mais fácil.

Então, gostou do nosso conteúdo exclusivo? Para continuar acompanhando as novidades, curta nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Deixe um comentário

One Response

  1. Gratidão pelas informações.
    Gostaria da indicação de um livro para iniciar os estudos dos vedas.
    Me chamo Daniela prático yôga há uns 12 anos.
    Entre indas e vindas me enxergo no hinduísmo já…Compartilho da filosofia e da prática porém de modo informal.
    Quero me aprofundar é realmente seguir essa LINDA FILOSOFIA!

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!