Conheça o poder da resina de copal, o aroma sagrado do México

Conheça o poder da resina de copal, o aroma sagrado do México

5 minutos de leitura

A resina de copal é uma substância fossilizada, resultado de ações de processos químicos, físicos e biológicos. Ela é muito utilizada para limpeza energética e purificação de ambientes, do corpo e da mente.

O copal tem um aroma delicado e ajuda também no estímulo da criatividade e no aprimoramento da intuição. Para aproveitar os benefícios dessa resina, é muito comum o uso do incenso de copal, que é feito de maneira artesanal e natural, a fim de preservar as propriedades terapêuticas.

Já deu para notar que a resina de copal é uma poderosa ferramenta de limpeza e equilíbrio, certo? Continue a leitura para descobrir mais sobre ela!

Qual é a origem da resina de copal?

O copal é originário do sul do México. Trata-se de uma resina retirada da árvore Protium copal, que era dita como sagrada e medicinal para os povos maias que habitavam aquela região mexicana. Em outras palavras, a resina de copal é o fóssil dessas árvores. Exatamente por isso que é uma substância carregada de importância arqueológica.

As culturas indígenas do México acreditavam que essa resina e o incenso de copal eram capazes de invocar deuses com poderes de fertilização e criação. Por conta disso, os dois produtos eram utilizados como oferta para os deuses e deusas.

O copal é sagrado não só para os povos mexicanos, mas também para os territórios das Américas Central e do Sul. Os astecas e os maias o utilizam desde a antiguidade — para você ter uma ideia, foram encontrados resíduos de copal em cemitérios maias, já que essa resina era usada em rituais espirituais.

Além disso, de acordo com as crenças desses povos, o copal tem forte relação com a lua. Essa percepção é em razão da coloração da resina, que pode ser amarelada ou esbranquiçada dependendo do tempo de formação.

Quais são as propriedades do copal?

Como dissemos, o copal é utilizado desde a antiguidade em rituais religiosos por ser considerado sagrado. Atualmente, esse uso se expande para os meios físicos e energéticos espirituais. Por isso, o item é muito encontrado em terapias alternativas, como reiki, limpeza astral e alinhamento de chakras.

A seguir, conheça os seus efeitos e propriedades.

Contra a depressão

Pelo fato de ser completamente natural, o copal tem a capacidade de nos tranquilizar e de fazer a ligação com a natureza. As pessoas ficam mais sociáveis e tranquilas quando expostas a essa substância, pois ela contribui para reduzir a ansiedade e os sintomas da depressão. Esse efeito é causado pelos compostos limoneno, sabineno e alfapineno.

Alinhamento dos chakras

O copal em forma de incenso é muito utilizado até hoje em rituais de meditação, principalmente naqueles com o objetivo de desbloquear as suas energias e os seus chakras.

Tal efeito é percebido porque essa resina mexicana está diretamente ligada ao ponto energético da coroa, que é responsável pelos nossos pensamentos e sentimento de coragem. Não à toa que é usada para alinhamento dos chakras e em pessoas com sintomas de depressão, pois uma das ações é influenciar positivamente nossos pensamentos.

Aromaterapia

A aromaterapia é um ritual característico do povo hindu e realizado há mais de 5 mil anos, ou seja, desde os tempos dos Vedas. A técnica consiste na utilização de fragrâncias específicas, que atuam no nosso sistema nervoso, no nosso corpo e na nossa mente.

Para esse fim, o copal é de grande eficácia. Seu aroma amadeirado, limpo e bem leve proporciona a elevação astral.

Purificação de ambientes

Ao chegarmos em casa após um longo dia de trabalho, nosso corpo está carregado de cansaço e de energias negativas que acumulamos durante a nossa rotina — principalmente quando ficamos perto de pessoas com más intenções. O pior é que todo esse peso negativo se instala e se acumula na nossa casa.

Para acabar com o ciclo de notícias ruins e doenças, é indicado que você purifique a sua casa e, se possível, o seu ambiente de trabalho. Esse processo promove, além da limpeza, uma renovação energética. O procedimento de purificação do ambiente utiliza aromas e incensos poderosos (como o de copal) contra os maus espíritos.

Se quiser fazer a limpeza da sua residência, acenda o incenso ou use a essência de copal no ambiente onde deseja elevar as energias, como na sala e nos quartos. Após transitar por todos os cantos do cômodo, coloque a vareta em um incensário até que a queima seja finalizada.

Limpeza de cristais

Os cristais são pedras específicas utilizadas para absorverem e transformarem as energias que nos rondam. Eles têm serventia tanto em rituais de terapias alternativas quanto na nossa rotina — podem ser colocados na bolsa, nos bolsos, no carro e em outros lugares.

No entanto, uma vez que eles funcionam como uma peneira, é necessário purificá-los frequentemente. A resina de copal é conhecida como o melhor produto para elevar as energias e promover a limpeza e a ativação das propriedades desses cristais.

Para isso, segure a sua joia mentalizando somente coisas leves e positivas. Depois, acenda o incenso de copal mexicano e o deixe ser tomado pela fumaça, mas sempre movendo o cristal em forma de círculos.

Quais são os benefícios do incenso de copal?

O processo produtivo dos incensos artesanais de copal é feito por meio da resina, então preserva todas as propriedades da substância. Nem sempre é possível ter acesso à resina pura, já que grande parte desse produto é importado do México.

Portanto, o incenso é a forma mais acessível de ter os benefícios desse item fóssil tão valioso. Isso explica o fato de ele ser muito presente em técnicas budistas de meditação, pois é um modo de emanar os bons espíritos e afugentar os malignos, além de mensurar o tempo de cada sessão.

A resina de copal é uma tradicional e antiga substância fossilizada do México. Suas propriedades são capazes de promover não só a limpeza e a criatividade, mas também o amor e a tranquilidade de que precisamos para viver de maneira plena e com mais bem-estar.

E aí, quer obter os efeitos citados acima e vários outros? Visite agora a nossa loja virtual e conheça todos os nossos incensos produzidos artesanalmente!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest